Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: PalhavaO Isaltino teve sorte de gerir um município RICO e com massa crítica científica e cultural muito elevada.
    Aproveitou bem o desenvolvimento proporcionado pela conjuntura dos anos 90-2000.

Almada por exemplo e toda a Margem Sul perderam o comboio.

Cascais e Sintra são pobres.

Por este andar, em 2029 já não pode concorrer a Oeiras, candidata-se a Lisboa e ganha. 😏
  2.  # 42

O Isaltino (independente mas ligado ao PSD) desenvolveu Oeiras de uma forma brutal. Só quem viu e quem vê é que sabe. Oeiras transformou-se numa extensão de Lisboa, ele conseguiu aproveitar a saturação de Lisboa para atrair instituições e investimentos.

Falharam todos os outros concelhos: Loures, Almada, Amadora Odivelas e Sintra. Curiosamente tudo câmaras de esquerda.

Mas vamos lá ver, a posição no mapa daquele concelho também não era difícil fazer o que ele fez, o raio do concelho situa-se entre Lisboa e Cascais… os outros 2 concelhos mais pobres de Portugal…
  3.  # 43

Desses concelhos onde é que há bons restaurantes?
    Oeiras.
    O Isaltino até fez um guia.

Só fui a uns 3 em Carcavelos/Parede.
    O melhorzito foi na Torre à beira do mar num baptizado.
  4.  # 44

Colocado por: rod_2000concelhos mais pobres de Portugal…

Concelhos pobres não têm lojas de roupa de marca nos seus núcleos comerciais mais antigo. Se houve, fecharam.
  5.  # 45

Colocado por: PalhavaDesses concelhos onde é que há bons restaurantes?
    Oeiras.
    O Isaltino até fez um guia.

Só fui a uns 3 em Carcavelos/Parede.
    O melhorzito foi na Torre à beira do mar num baptizado.

Paço de Arcos, Casa Galega, come-se um bom bitoque de lagosta.
    O Isaltino costuma lá ir.
  6.  # 46

Colocado por: Palhavamassa crítica científica e cultural muito elevada.

Pois, isso é que acho bastante estranho, malta tão sábia votar num condenado.
    Agora fazer o que fez... seria assim tão dificil num municipio com tanto habitante de rendimentos altos? Acaba sempre por ajudar bastante também...
  7.  # 47

Colocado por: N Miguel OliveiraAgora fazer o que fez... seria assim tão dificil num municipio com tanto habitante de rendimentos altos? Acaba sempre por ajudar bastante também...

Talvez tenha sido uma sinergia.
    O sucesso atraiu mais sucesso.

Quanto aos bairros sociais de Oeiras, pelo que pessoas amigas me dizem, têm tudo: piscinas, gimnodesportivos, biblioteca, transportes...
    Não há barracas.(Será?)
  8.  # 48

Então já há resultados?
  9.  # 49

Em certas votações nem sequer as moscas mudaram.
    É porque o povo gosta de chafurdar.
    E há casos bem flagrantes de má gestão autárquica.

Há gente com muito valor, mas não colhem votação...
      images (5)~2.jpeg
  10.  # 50

Eu por acaso acho que houve uma grande mudança, de Sintra a Lourinhã, passando por Torres Vedras, mudou tudo, sendo 3 dos concelhos que mais impacto têm no meu quotidiano espero que nos próximos 4 anos se façam sentir.

Outra coisa que mudou, sem engasgos, voltou aos 10%.
    •  
      marco1
    • 13 outubro 2025 editado

# 51

um analista politico estrangeiro deve ficar bastante confuso com o mapa de resultados, tipo de coligações com uma logica de interesses bastante local.
    penso que o chega talvez tenha sido o unico partido que não participou em nenhuma coligação e concorreu sozinho em todo o lado.
  11.  # 52

Colocado por: marco1um analista politico estrangeiro deve ficar bastante confuso com o mapa de resultados,tipo de coligaçõescom uma logica de interesses bastante local.

Depende do estrangeiro, por exemplo em França por causa da 2ª volta maioritária são formadas coligações completamente ilógicas e formadas na véspera da 2ª volta. Por cá há muitos anos que a nível local a gestão é feita localmente sem olhar muito á filiação. Por isso os Presidentes raramente mudam porque é tudo negociado no dia a dia.
    • AMG1
    • 13 outubro 2025

# 53

Colocado por: marco1um analista politico estrangeiro deve ficar bastante confuso com o mapa de resultados,tipo de coligaçõescom uma logica de interesses bastante local.
    penso que o chega talvez tenha sido o unico partido que não participou em nenhuma coligação e concorreu sozinho em todo o lado.

O PCP, baptizado para efeitos eleitorais de CDU, creio que também não concorreu coligado com nenhum outro partido.
    As coligações pos-eleitorais, algumas bem estranhas, são o "pão nosso de cada dia" nas Camaras. Ainda ontem falaram de casos limite em que o partido mais votado, só elege o presidente, que depois tem de arranjar forma de governar a câmara com a oposição.
  12.  # 54

Txiiii...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
      FB_IMG_1760376110227.jpg
  13.  # 55

Qual a relação entre:
    A-Partido no poder e mais apoio às câmaras da mesma cor?

B-Votação nas autárquicas e descontentamento em relação ao partido que está no poder(como retaliação)?

C-Poder local e freguesias com cor partidária diferente da câmara municipal.
    🫣
  14.  # 56

Colocado por: PalhavaQual a relação entre:

O que eu não sei é o que leva a tanta boa gente que votou no Chega para o seu círculo eleitoral nas Legislativas (60 deputados)... não o fez agora na mesma magnitude nas autárquicas... Então são bons para governar o país e não o são para governar municipios e freguesias? Esquesito. E eu que pensava que o bipartidismo tinha acababo. Mas vá, têm agora 3 câmaras para mostrarem o que valem. Numa delas parece que já houve porrada.

Grande dia para o Chega, BE e CDU! Pumbas...
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  15.  # 57

Gostam de ver a TV AR. É melhor que o BB e a casa dos Segredos.
  16.  # 58

Colocado por: N Miguel OliveiraEntão são bons para governar o país e não o são para governar municipios e freguesias? Esquesito

Opção B!

A malta está a acordar.
    Estrelas da campanha... há até um com fotografias eróticas gay num site da internet!
      images (6)2.jpeg
  17.  # 59

Colocado por: N Miguel Oliveira

O que eu não sei é o que leva a tanta boa gente que votou no Chega para o seu círculo eleitoral nas Legislativas (60 deputados)... não o fez agora na mesma magnitude nas autárquicas... Então são bons para governar o país e não o são para governar municipios e freguesias? Esquesito. E eu que pensava que o bipartidismo tinha acababo. Mas vá, têm agora 3 câmaras para mostrarem o que valem. Numa delas parece que já houve porrada.

Grande dia para o Chega, BE e CDU! Pumbas...
    Concordam com este comentário:Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava

As autárquicas são um pouco à parte das legislativas, vota-se pelas pessoas e não pelo partido.
  18.  # 60

https://sicnoticias.pt/especiais/autarquicas/2025-10-01-autarquicas-ha-mais-de-50-deputados-candidatos-a-presidentes-de-camara-mais-de-metade-sao-do-chega-dab036eb

Mais de 50 deputados foram candidatos a presidentes de Câmara.
    Agora não sei dizer quantos vão deixar o Parlamento para assumir funções nas autarquias.
    44 dos 60 deputado do X foram candidatos.

0.0268 seg. NEW