Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Estou a instalar forno e placa de inducao r na parede possuo as ligações na foto anexa.
    Posso instalar as duas coisas nestas ligações?
    Se sim, como sugerem?
    Obrigado
      20241226_100620_copy_1024x462.jpg
    • size
    • 26 dezembro 2024

# 2

Não
    Falta saber que potência máxima tem cada uma dessas partes e cada uma tem que ter condutores e disjuntores específicos associados.
  2.  # 3

Depende das ligações do forno e da placa (e da secção desses fios, naturalmente)... No livro de instruções deve ter as várias hipóteses.

Se não conhece, tenha cuidado que isso mata. Chame um electricista.
  3.  # 4

Esses condutores parecem ser de secção 2.5mm2. Pelo que está limitado a equipamentos com potencia até cerca de 3500w

Um fogão electrico terá cerca de 2500 a 3000w . Uma placa de indução entre os 3000 a 7400w.(tem de consultar ficha técnica de cada equipamento)
    Com segurança total, essa instlaação só lhe permite ligar um dos equipamentos:
    - o forno electrico, se de potencia inferior a 3500w.
    - a placa de indução, se limitar a potencia da mesma (tem de ver no manual como se faz).
    De resto o ideal será criar mais um circuito com cabos de seção 4mm2, somente para a placa de indução. Tem de arranjar um electricista.
    Concordam com este comentário: Ruikode
  4.  # 5

É trifásico, não necessita ter 4mm, basta 2.5mm, pode ter potência teórica de 11000w.

Tem de ligar placa em trifásico, partindo do princípio que ainda tem instalação e contrato em trifásico.
  5.  # 6

Antes de mais, obrigado pelas respostas. Estive a ver e tenho 3 disjuntores associados a parte do forno, cada um indica 16A. Isto quer dizer que tenho um máximo teorico de 48A nesta linha? Se e assim como estou a dizer, seria possivel ligar as 2 coisas ali? E ja vi que o forno e a placa trazem cabos de ligacao a tomada, seria possivel usar tomadas normais em vez de descarnar fios? Se sim qual recomendariam?
  6.  # 7

Colocado por: SamMorAntes de mais, obrigado pelas respostas. Estive a ver e tenho 3 disjuntores associados a parte do forno, cada um indica 16A. Isto quer dizer que tenho um máximo teorico de 48A nesta linha? Se e assim como estou a dizer, seria possivel ligar as 2 coisas ali? E ja vi que o forno e a placa trazem cabos de ligacao a tomada, seria possivel usar tomadas normais em vez de descarnar fios? Se sim qual recomendariam?

As placas não se ligam com tomadas normais.

Fotos dos cabos da placa.
  7.  # 8

Esqueca o comentário. O forno e que trouxe tomada normal. A patroa viu mal, assumiu que era igual. A placa traz os fios descarnados, azul, castanho, amarelo verde, 1 cinzento e um mais escuro
  8.  # 9

Colocado por: SamMorEsqueca o comentário. O forno e que trouxe tomada normal. A patroa viu mal, assumiu que era igual. A placa traz os fios descarnados, azul, castanho, amarelo verde, 1 cinzento e um mais escuro

A tem ligação trifásica, tem de colocar aqui o esquema que ela traz.

Importante, confirmar se tem mesmo instalação/contrato trifásico e potência contratada.

Muitos têm instalação trifásica, entretanto fizeram alteração de entrada para monofásico.
  9.  # 10

Por acaso nao sei se tenho trifasica mas acho que sim. Isto e o que tenho no manual de instruções
      20241226_161229_copy_1024x2272.jpg
      20241226_161222_copy_1024x2272.jpg

0.0141 seg. NEW