Colocado por: Palhava"A propriedade é o roubo" ou "Propriedade é roubo!" (no original em língua francesa, La propriété, c'est le vol!) é uma famosa frase encontrada no livro O Que É a Propriedade? (1840) de Pierre-Joseph Proudhon: Pierre-Joseph Proudhon, autor da frase.
😵💫
Colocado por: AMG1ao ler algo que o Nuno Miguel Oliveira escreveu sobre as vantagens da partilha de espacos e serviços comuns, me veio à memoria outro anarquista
Colocado por: dmanteigasComo se viu, aliás, em Barcelona
Colocado por: N Miguel Oliveira
Fogo, que relação...
A partilha de espaços não é nada demais.
Quando saio de casa, partilho o passeio com outros peões, partilho a estrada quando conduzo, no supermercado uso um carrinho de compras, que uns minutos antes alguém usou.
Em casa, todos queremos privacidade e controlo, porém... há níveis e prioridades.
Se vivo num apartamento e deixo o carro na rua... ou num estacionamento comum... porque é que há força tenho que ter uma garagem independente quando faço uma casa? Mesmo quando são casas em banda, é bastante comum, as pessoas deixarem o carro fora, pela chatice da rampa, das garagens pequenas, etc... partilhar garagem, mesmo vivendo numa casa, a mim não me faz confusão nenhuma.
Jardins... entre ter um badameco de 50 ou 100m2... que é preciso cuidar e nunca está perfeito... é uma simples relva e um limoeiro e tá... só dá trabalho, e que só desfruto dele alguns meses do ano... ou ter um super jardim, de 1000, 2000, 3000m2 comum ao condomínio onde até dá para dar um passeio, com diversas especies botânicas, diversos espaços de sol, de sombra... em que há um jardineiro dedicado... onde me cobram um X ao mês... mas nem me preocupo com nada... é só mesmo desfrutar, e socializar com os vizinhos... eu tampouco tenho dúvidas qual escolheria.
Lavandarias... idem. Em muitos países europeus, é comum haver uma lavandaria para todo o prédio. É tão mau assim?
Arrumação... coisas como os Skis, a árvore de natal, as jantes para a neve, a bicicleta que o filho já não usa... toda essa tralha, não pode estar numa cave ou sótão comum a todo o edificio? Com pequenas separações e cadeados?
Piscinas, ginásios, espaço para jogos, polivalente, espaço de home office, etc etc etc...
Arquitectónicamente, há muitas ideias de partilha... que além de por vezes até ajudar a criar comunidade e proximidade com os vizinhos, permite poupar espaço... e sobretudo, no contexto actual, poupar uns valentes euros!
Nada disto tem que ver com o governo. Depende da mentalidade do promotor ou dono de obra. Em Portugal, continuámos em 1143. Cada senhor, com o seu castelo isolado, e amuralhado... Uma pena. Mas pronto, são gostos. O chato é mesmo ouvir a típica choradeira de que está tudo caro, mas não mudam uma palha no modo de idealizar a sua casa, ou empreendimento imobiliário...
Colocado por: AMG1Recordo p.e. o engraxar diario dos sapatos, que se fosse centralizado resultaria numa poupança enorme de tempo e meios para todos.
Colocado por: dmanteigasAMG1, em Portugal as margens de lucro de certos medicamentos também são regulamentadas. Não é por acaso que as farmácias nos dias que correm mais parecem centros de estética...
Enfim, o setor farmacêutico não é exemplo para nada no que toca a habitação. Primeiro porque devido às suas especificidades, faz sentido ter muito mais regulação. Mas por outro essa mesma regulamentação exemplifica bem as consequências de se querer controlar preços.
Como não quero transformar isto numa tese fico por aqui, mas que ninguém caia na burrice de olhar para aqui e achar que é na regulação dos preços que está a solução. Isso ia agravar o problema 10x.
Como se viu, aliás, em Barcelona
Colocado por: Palhava
Às vezes imagino como seria viver em "serviced apartaments" em que em baixo haveria uma recepção, uma sala de refeições buffet e em cima apartamentos.
Mas tudo a custos controlados.😂🤣😂
...
Colocado por: AMG1Kroptkin
Colocado por: PalhavaÀs vezes imagino como seria viver em "serviced apartaments" em que em baixo haveria uma recepção, uma sala de refeições buffet e em cima apartamentos.
Mas tudo a custos controlados.😂🤣😂
Isto não resulta nem em grande escala, nem em pequena escala pelo advento dos tempos modernos, simplesmente não há quem tenha espírito de missão.
Colocado por: N Miguel OliveiraTem que sair de casa um bocado.
Isso existe e resulta sim... aliás, quantos mais vizinhos tiver, mais "amenidades" e serviços poderá ter. Pois o custo é diluído por muitíssima gente... tornando o custo do serviço relatovamente controlado.
Colocado por: treker666mas é necessário escala
Colocado por: N Miguel OliveiraEnfim, são ideias... que estão longe de serem novas.
Colocado por: treker666Em tempos ouvi uma entrevista em qie alguém referia que twmos limitação na altura que se pode construir em Portugal, é verdade?
Colocado por: PalhavaÀs vezes imagino como seria viver em "serviced apartaments"