Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Este ano vou renovar uma casa com cerca de 135m2 de área util e iremos colocar PRH em principio.

Já pedimos alguns orçamentos mas não sou muito entendido nesta matéria, pelo que queria obter algumas opiniões adicionais por favor.

A casa é composta por 2 pisos, sendo que o piso de baixo tem 2,4m de pé direito e o piso superior, tem 2,6m. O piso de baixo, em principio irá ter mais altura visto que iremos abater no chão.

Deram-me um orçamento com este material, e a própria pessoa disse que não era necessário muita "altura" para instalação do piso radiante, visto que já existem inumeras soluções mais "finas". O material é da Giacomini.

R996ty tubo Giacothem 17x2 c/barreira
    R982y002 placa pavimento Rad (p50xh32) mm
    Gw24403 caixa Gewis encastrar
    R500y104 caixa 1000x460x110mm
    Tubo 20 algris c/guia
    K369y isolamento perimetral
    R553fv007 coletor pre-montado 1”x18/6
    R553fv007 coletor pre-montado 1”x18/5
    K376y001 aditivo fluidificante para betão

Também me falou na placa R979S - Spider.

Alguém que tenha alguma experiência com este material ou que esteja mais habituado a lidar com ele, que me pudesse, por favor, dar uma opinião?

Obrigado desde já pela ajuda.
  2.  # 2

alguém?
    • r.v
    • 9 janeiro 2025

# 3

O piso da giacomini é bom e trabalha muito bem, agora quanto mais fino for a placa mais caro é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spitfire_1925
  3.  # 4

Colocado por: spitfire_1925Alguém que tenha alguma experiência com este material ou que esteja mais habituado a lidar com ele, que me pudesse, por favor, dar uma opinião?

Se tiver possibilidade, peça para ir a obras ver in loco o trabalho realizado por essas empresas.
    A "base" para o piso radiante não é muito complexa em termos de materiais xpto, apenas tem de estar bem aplicado.
  4.  # 5

Obrigado a ambos.

Deram me mais dois orçamentos em que a bomba de calor seria:

-> Bomba de calor DAIKIN Altherma 3M EBLA06E3V3 - Reversível + Daikin - válvula anti-congelação AFVALVE1 + Daikin - separador de sujidade magnético + Separador hidráulico Giacomini 1 com isolamento

-> Bomba de calor Solius Probox inverter 9KW, dimensões L-1223/H-854/P-461mm, classe energética A+++ a 35ºC e A+++ a 45ºC monofásica.

Alguma preferência entre ambas?

Muito obrigado novamente,
  5.  # 6

O separador hidráulico é uma péssima solução quando a máquina precisa de descongelar,

Aproveite e coloque um depósito em plástico a fazer as AQS
  6.  # 7

Colocado por: jorgealvesO separador hidráulico é uma péssima solução quando a máquina precisa de descongelar,

Aproveite e coloque um depósito em plástico a fazer as AQS
    Estas pessoas agradeceram este comentário:spitfire_1925

Obrigado pela resposta.

Quando diz para colocar um depósito em plástico para as AQS, refere-se a acumulador instantâneo como me indicou noutro tópico?

Sobre o separador hidráulico, qual seria outra possivel solução?

Muito obrigado novamente.
  7.  # 8

Esqueci me de referir que também irei, em princípio, instalar paineis fotovoltaicos para "ajudar" quando possível.

A minha casa situa se no litoral norte, em Viana do Castelo, perto da praia.
  8.  # 9

Colocado por: spitfire_1925Quando diz para colocar um depósito em plástico para as AQS, refere-se a acumulador instantâneo como me indicou noutro tópico?
    sim mais concretamente um depósito Daikin ECH2O 300littos.
    Colocado por: spitfire_1925Sobre o separador hidráulico, qual seria outra possivel solução?
    optar por ter um depósito de inércia com max 50litros de volume ou ter um esquema de controle sem válvulas eléctricas controlando a bomba de calor através de curva depende te do clima e controlador centralizado Daikin Madoka, mas creio que isto pode ser chinês para a maioria dos instaladores
  9.  # 10

Colocado por: jorgealvessim mais concretamente um depósito Daikin ECH2O 300littos.
    optar por ter um depósito de inércia com max 50litros de volume ou ter um esquema de controle sem válvulas eléctricas controlando a bomba de calor através de curva depende te do clima e controlador centralizado Daikin Madoka, mas creio que isto pode ser chinês para a maioria dos instaladores

Obrigado novamente. Se indica que é "chinês" para a maioria dos instaladores então para mim ainda pior que não sou desta área de todo e apenas vou tentando entender com o que me dizem e pesquiso pela net...mas com tanta informação diferente/variável torna-se um pouco confuso.

De forma resumida, pelo que me indicou, e muito agradeço novamente, para porventura ter um sistema de AQS + PRH com bomba de calor, seria aceitável/bom assim:

Bomba de calor DAIKIN Altherma 3M EBLA06E3V3 - Reversível + Daikin - válvula anti-congelação AFVALVE1 + Daikin - separador de sujidade magnético
    Depósito de água quente sanitária Daikin ECH2O 300L
    Depósito de inércia 50L
    Daikin Madoka para "gerir" tudo

Assim apenas teria uma bomba de calor a fazer as duas coisas (AQS e PRH)?

Outra dúvida que me surgiu agora ao pesquisar sobre ECH2O. Daikin Altherma 3 R ECH₂O e depósito de AQSDaikin ECH2O são coisas diferentes, certo?

Peço desde já desculpa se estou a fazer perguntas estúpidas, mas como indiquei, sou bastante leigo nesta matéria.

Muito obrigado.
  10.  # 11

Colocado por: spitfire_1925Bomba de calor DAIKIN Altherma 3M EBLA06E3V3 - Reversível + Daikin - válvula anti-congelação AFVALVE1 + Daikin - separador de sujidade magnético
    Depósito de água quente sanitária Daikin ECH2O 300L
    Depósito de inércia 50L
    Daikin Madoka para "gerir" tudo

Assim apenas teria uma bomba de calor a fazer as duas coisas (AQS e PRH)?
    exacto,

Colocado por: spitfire_1925Outra dúvida que me surgiu agora ao pesquisar sobre ECH2O. Daikin Altherma 3 R ECH₂O e depósito de AQSDaikin ECH2O são coisas diferentes, certo?
    ECH2O é a tecnologia da produção de AQS que existe em depositos e em bombas de calor.
    ps: a maioria dos instaladores não gosta desta tecnologia essencialmente porque não a enetendem.
  11.  # 12

Colocado por: jorgealvesexacto,

ECH2O é a tecnologia da produção de AQS que existe em depositos e em bombas de calor.
    ps: a maioria dos instaladores não gosta desta tecnologia essencialmente porque não a enetendem.

Muito obrigado, novamente, Jorge, pela sua ajuda.

Uma última dúvida, se me permite. A bomba DAIKIN Altherma 3M EBLA06E3V3, que me foi orçamentada, recomenda-a ou estaria melhor servido com outra? E se sim, qual seria?
  12.  # 13

Colocado por: spitfire_1925DAIKIN Altherma 3M EBLA06E3V3
    eu gosto e uso bastante
    • drpm
    • 4 fevereiro 2025

# 14

Colocado por: jorgealveseu gosto e uso bastante

Qual é a diferença entre esse modelo com depósito ECH20 e a Altherma 3R ECH2O ERGA06EVH?

0.0179 seg. NEW