Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde e agradecendo desde já qq ajuda deste fórum.
    É algo muito específico e "antigo" pelo que tenho esperança que pessoas com mais experiência me possam ajudar.
    Pelo som tão oco piquei parede de antigo wc e revelou-se isto. Tem uma entrada de canalização à direita acima e parece a meio um ralo/escoamento.
    Este material poderá ser ou conter amianto? Era usado como reservatorio para água sanita? água aquecida?
    Bom.. e o que fazer com isto? Morre na parede ou devo recortar bem ao largo e retirar por completo?
      WhatsApp Image 2025-01-11 at 16.36.53.jpeg
      WhatsApp Image 2025-01-11 at 16.36.18.jpeg
    • size
    • 12 janeiro 2025

# 2

Colocado por: amfmaBoa tarde e agradecendo desde já qq ajuda deste fórum.
    É algo muito específico e "antigo" pelo que tenho esperança que pessoas com mais experiência me possam ajudar.
    Pelo som tão oco piquei parede de antigo wc e revelou-se isto. Tem uma entrada de canalização à direita acima e parece a meio um ralo/escoamento.
    Este material poderá ser ou conter amianto? Era usado como reservatorio para água sanita? água aquecida?
    Bom.. e o que fazer com isto? Morre na parede ou devo recortar bem ao largo e retirar por completo?

Parece ter cortado a parte frontal do suposto depósito. Então, não consegue ver de que material se trata ?

Na linha vertical desse depósito não está uma sanita ?
    Concordam com este comentário: fadadolar
  2.  # 3

Não. Havia uma 2ª camada de azulejo. Eu apenas parti na perpendicular. As arestas do reservatório parecem as originais.
    Parece um género de chapeado mas com maior espessura do que o normal. Parece mesmo uma peça existente tal e qual e não algo que antigo proprietário "construiu".
    Na linha vertical existia uma sanita mas moderna com um depósito incorporado e ligações recentes. Mas sim estava na linha do esgoto.
    Mais importante do que a função antiga então o mais importante era perceber se podia ter ou ser de amianto. Percebi que no Brasil se usa muito alguns reservatórios de água com amianto. Cá também. Casa é de meio dos anos 70.
    • size
    • 13 janeiro 2025 editado

# 4

Colocado por: amfma
    Mais importante do que a função antiga então o mais importante era perceber se podia ter ou ser de amianto. Percebi que no Brasil se usa muito alguns reservatórios de água com amianto. Cá também. Casa é de meio dos anos 70.

O amianto é fácil de identificar.
    Se não consegue, corte um pedaço e leve a quem o possa ajudar
    Não será de plástico ?
    Tudo indica tratar-se de um antigo tanque de sanita, embutido na parede
  3.  # 5

Se o tanque é em fibrocimento. Parece ser o caso. É provável que contenha amianto.

O amianto per si não tem problema. O problema é a inalação das fibras. Se vai entaipar/ encapsulamento isso. Não tem com que se preocupar. O mal já foi feito...O risco de inalação de fibras aconteceu quando partiram o tanque.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amfma

0.0109 seg. NEW