Iniciar sessão ou registar-se
    • phiona
    • 16 março 2010 editado

     # 1

    olá a todos,

    talvez ainda se recordem da questão que coloquei em
    https://forumdacasa.com/discussion/6829/infiltracoes-a-quem-recorro/#Item_21

    Resumo:
    trata-se de uma infliltração de chuvas no wc, desde Outubro 09, que posteriormente se alastrou também ao quarto, em Janeiro de 2010. aparentemente não têm ligação entre si, dado que surgem como "manchas" na placa e acabam por pingar. ambas surgiram na direcção de janelas do vizinho de cima, na parede virada a sul e que leva com a chuva toda.

    posto isto, o contrutor/vendedor diz-me que o problema "deve" advir da caixa das janelas de cima. veio fazer um furo na parede (janeiro) do prédio com intenção de drenar as águas e minimizar os problemas.

    hoje, cheguei e tenho um andaime á janela e vi que foi tapado o primeiro furo. liguei ao construtor, que me informou que estão a ser colocadas grelhas ao longo da placa / caixa de ar, de forma a ventilar essa zona e permitir o escoamento de águas.

    agora as minhas dúvidas:
    1º sendo assim, e se o problema advém de janelas, não fica resolvido, apenas disfarçado!
    2º esta solução de grelhas na placa é resolutiva? ou no próximo invernno volto a ter o wc destruído e transformado num aquário?
    3º tenho o tecto do wc completamente destruído, inclusivé caíram-me os frisos de gesso do tecto. vai-me sair do bolso o arranjo do tecto ou posso pedir ao construtor/vendedor que arranje tudo o que ficou estragado?

    além disso, com a queda dos frisos, abriu-se uma torneira; a conta da água ascendeu aos 90e, que já paguei... fora as noites mal dormidas porque me estava a chover em cima!

    deixo fotos do estado actual do wc.
    gostaria de ter opiniões diversas sobre esta "solução" e quaisquer outras informações.
    obrigado.
      P3160650.JPG
  1.  # 2

    obrigado pela sua resposta.
    não creio que o problema seja de tubagens ou esgotos do vizinho, visto que desde que comprei o apt (Fev 09) até começar a estação das chuvas não houve qualquer problema. é água da chuva, pois só quando chove é que tenho este problema.
    realmente ser "só" da janela parece-me dificil, pois numa tarde de domingo cheguei a ter um pote de 16L praticamente cheio... só dum ponto de pingos, fora o resto...
    deixo foto dessa tarde de novembro. reparem que a água ainda tem o movimento de ondas de 1 pingo e já está outro a chegar á água; o pingar era incessante.
      PB160133.JPG
  2.  # 3

    Primeiro deve descobrir a origem da infiltração e eliminar a mesma.
    A ventilação da parede não tem nada de anormal, aliás devia de existir sempre, assim como uma caleira no interior da parede e respectivo tubo de saída de eventuais águas de condensação.
    Agora se o construtor diz que é da janela do vizinho de cima, então também devia afectar a parede e pavimento do mesmo.
    O buraco feito para escoar a água foi feito acima da lage (do seu tecto)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: phiona
    • phiona
    • 17 março 2010 editado

     # 4

    exacto, foi feito acima da lage. nas ultimas chuvadas, notava-se a água a escorrer desse buraco agora tapado e minimizou o problema do wc.

    tive oportunidade de falar com o funcionário que lá estava hoje de manhã, que é o próprio a dizer-me que aquelas grelhas não resolvem!!! explicou que iam por as grelhas na zona das janelas de cima e das minhas, para fazer circular o ar...

    o problema surgiu no wc que é todo em cerâmica, pelo que provavelmente se a vizinha de cima está a ser afectada nem dá conta de nada... só o meu tecto é que está como se vê...

    o construtor também assume o arranjo interior. mas estou mesmo a ver que no próximo inverno vai ser tudo igual...

    será que aquelas soluções de "telas" transparentes para impremiabilização de fachadas iriam ajudar neste caso?
    colocar silicone ou outra coisa qualquer nas caixilharias das janelas de cima?

    alguém pode ajudar e sugerir algo?
  3.  # 5

    Up Up!
  4.  # 6

    Sem analisar no local, em principio ninguém o poderá ajudar, porque é preciso descobrir por onde entra a água. Tem que ver a fachada, cantarias das janelas, caixas de estore, etc. Depois de descobrir a causa é que pode ter uma solução.
    Ou então vai por tentativas eliminando hipóteses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: phiona
 
0.0111 seg. NEW