Colocado por: setaevraAproveitando o tópico, qual a melhor solução para autoconsumo, ou seja, gostaria de instalar X painéis solares, para conseguir minimizar a conta da luz no inverno (em casa é tudo eléctrico), de instalação fácil - ligar a um quadro secundario. Nao sei se vai compensar, sem baterias. Alguma dica? Obrigado!
Colocado por: hangasTenho 4600Wp com um inversor de 4kWhhíbrido ou de rede?
Colocado por: RUIOLIhíbrido ou de rede?
Colocado por: setaevraAproveitando o tópico, qual a melhor solução para autoconsumo, ou seja, gostaria de instalar X painéis solares, para conseguir minimizar a conta da luz no inverno (em casa é tudo eléctrico)
Colocado por: HFSFPode ver a bateria como forma de aproveitar bi horario e não só para guardar energia produzida.
Colocado por: hangasMas aos preços atuais já não compensa para para aproveitamento produção (adquirir a 0 para poupar em vazio) quanto mais comprar em vazio para usar F. Vazio.
Colocado por: hangas
Sim, e uma wallbox que permita essa integração.
Há várias, mas eu optei pela V2C Trydan pois é a mais flexível em termos de integrações.
Colocado por: RS2025Já agora que outras wallbox recomenda que sejam mais em conta, por favor?
A V2C trydan deve ser das mais em conta. Há outra muito conhecida que também faz gestão dinâmica, a Pulsar, mas é mais cara e não tem a mesma facilidade de integração que esta: ex requer uma pinça própria directo ao quadro. E não sei se consegue definir perfil para mudar rapidamente entre uso exclusivo de excedente ou apenas bi-horário por exemplo.
Com a V2C se não tiver hipótese de ligar um fio com a pinça ao quadro pode ligar por Wi-Fi a um Shelly, ao inversor e mais uma série de opções.
Da vasta pesquisa que fiz na altura foi claramente a com melhor relação custo/funcionalidades.
A possibilidade de ter vários perfis e mudar rapidamente entre eles, sem ter que andar a parameterizar tudo do princípio e uma mais valia.
Tenho perfis para:
- Exclusivo excedente solar
- Bi horário (noite) ou excedente solar (dia)
- Boost solar o/ carregamento mais rápido - toda a potência disponível da rede -até 4.60kW + todo o solar 4kw. para um máximo de 7.3Kwh (32A mono)
A melhor solução será uma dimensionada ao seu consumo especifico. Se o grosso do consumo, tanto de inverno como de verão é ou não durante o período solar, fará toda a diferença.
Para maximizar no inverno e uma vez que a produção solar é em média metade da que consegue nos outros meses, uma forma simples de compensar é sobre dimensionar o numero de paineis. Por outro lado no verão tem excedente em barda, que poderá ter ou não forma de aproveitar.
Mas para fazer contas como deve ser so mesmo com os dados reais de consumo hora a hora durante o período em causa e fazer algumas contas.
O meu sistema foi dimensionado para o inverno, onde também é tudo elétrico também. A trabalhar de casa o AC do escritorio está ligado todo o dia durante os meses de inverno. À noite não há milagres.. va-me o bi-horario.
Tenho 4600Wp com um inversor de 4kWh. Com base no ano anterior o retorno vai estar nos 5-6 anos. Talvez um pouco menos agora que há 2 VEs e possibilidade de os carregar nas horas de sol.
Pelas simulações desde inverno já com painéis, compensava-me instalar mais uns 4000Wp
(a um custo aprox de 2000Eur, recuperava-se em 3-4 anos)
Colocado por: sadino4000Wp a 2000€?? Isto sem inversor ou instalação, certo?
Colocado por: hangasInversor Huawewi 4K L1 - 800 Eur
Colocado por: dom123Esse inversor não está carote?
Estive para comprar um novo e já com o meter ficava por 570€
A V2C trydan deve ser das mais em conta. Há outra muito conhecida que também faz gestão dinâmica, a Pulsar, mas é mais cara e não tem a mesma facilidade de integração que esta: ex requer uma pinça própria directo ao quadro. E não sei se consegue definir perfil para mudar rapidamente entre uso exclusivo de excedente ou apenas bi-horário por exemplo.
Com a V2C se não tiver hipótese de ligar um fio com a pinça ao quadro pode ligar por Wi-Fi a um Shelly, ao inversor e mais uma série de opções.
Da vasta pesquisa que fiz na altura foi claramente a com melhor relação custo/funcionalidades.
A possibilidade de ter vários perfis e mudar rapidamente entre eles, sem ter que andar a parameterizar tudo do princípio e uma mais valia.
Tenho perfis para:
- Exclusivo excedente solar
- Bi horário (noite) ou excedente solar (dia)
- Boost solar o/ carregamento mais rápido - toda a potência disponível da rede -até 4.60kW + todo o solar 4kw. para um máximo de 7.3Kwh (32A mono)
Colocado por: RS2025Se a legislação se mantiver inalterada nos próximos tempos basicamente se bem percebi não é vantajoso ultrapassar os 4kws de produção, certo?
São valores para efeitos de orçamento. Se for buscar o inversor a Espanha se calhar sai por uns 600. Meter não é necessário, pois é para ligar em cascata a um já existente.
Sim, mas.. Há neste ou no outro topico a discussão sobre se os 4kW podem ser definidos como um limite à exportação/injecção na rede.
Ou seja, isto permitiria ter 6, 8 ou mesmo 10kW de inversor, desde que o mesmo não injetasse mais de 4kW.
De resto vai obrigar a ter um contador totalizador antes do ponto de injecção.
O custo do mesmo mais o cartão (custo recorrente) até pode não ser por ai além. Mas é mais uma coisa para instalar, manter, etc.
Além disso, pode não ser tecnicamente facil assegurar. Por exemplo se tiver um grupo solar no telhado outro numa pergola no jardim por exemplo a injectar em quadros parciais diferentes, ter que encaminhar cablagem para centralizar os pontos de injecção de ambos e um custo extra que pode ser bastante superior ao do contador.