Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Lobito, definitivamente, não compreendo. O Benfica vai à frente, os impostos não vão subir e esta gente anda tão reactiva que já nem consegue perceber um sarcasmo, quanto mais a ironia. Definitivamente, os fiscais são sempre mal compreendidos ;)
  2.  # 42

Piodão pertence ao concelho de Arganil (zona centro)! E a mim não me choca nada a igreja branca no meio (aliás, é mais na ponta) do xisto escuro. Tinha a sua piada querer alterar a igreja (do séc.XIX!) para ficar mais "autêntica"...autêntica segundo que critérios?
  3.  # 43

Colocado por: becas Tinha a sua piada querer alterar a igreja (do séc.XIX!) para ficar mais "autêntica"...autêntica segundo que critérios?

Homessa! Por ser um mono arquitectónico! :-))

Uma igreja do século XIX a "imitar" DOIS estilos arquitectonicos de 500 anos antes...

É como se eu agora construísse uma moradia à beira-mar no Algarve imitar o mosteiro dos Jerónimos E um chalet suíço. :-)
  4.  # 44

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: becasTinha a sua piada querer alterar a igreja (do séc.XIX!) para ficar mais "autêntica"...autêntica segundo que critérios?

Homessa! Por ser um mono arquitectónico! :-))

Uma igreja do século XIX a "imitar" DOIS estilos arquitectonicos de 500 anos antes...

É como se eu agora construísse uma moradia à beira-mar no Algarve imitar o mosteiro dos Jerónimos E um chalet suíço. :-)

Bem, segundo essa teoria tudo o que é neo-gótico, neo-manuelino, neo-clássico, é uma aberração...
    Mas nem é disso que se trata neste caso, pois de certeza que quem construiu a igreja não percebia muito de história da arte nem queria fazer nada "neo"... e já agora, não me lembro de nenhuma igreja em xisto (e conheço muitas aldeias de xisto). Existe, na arquitectura popular, uma distinção muito clara entre construções religiosas e habitações...mas estou a meter-me em assuntos que não domino...
    Senhores arquitectos, não querem opinar?
  5.  # 45

Há épocas francamente infelizes: veja-se o Sacré-Coeur de Paris, para além da Igreja Matriz de Piódão >:-(
  6.  # 46

A igreja está rebocada e pintada ou caida.. faz toda a diferênça históricamente. contrução pobre (xisto) versus construção rica (rebocada e pintada, a alvenaria deve ser também de xisto).
    além da linguagem arquitectónica (popular versus erudita... ou pseudo-erudita)

O azul claro é forte.. e descontextualizado aparentemente do edificado.. mas suponho que seja o "azul mariano" - A padroeira da igreja concerteza é N. Senhora de Fátima?

As igrejas equipamentos religiosos, históricamente eram/ são marcos importantes nas localidades.

PS: A intervenção do sec XIX.. é infeliz. e possivelmente foi sendo "alimentada" até aos dias de hoje...
  7.  # 47

Eu pessoalmente não gosto dos "caixotes" mas... há espaço para tudo... estarei a ser demasiado "flexivel"?!
    Depende do local. Há locais que para mim são intocáveis, a Praça do Giraldo, zona histórica de Sintra, por exemplo, só para citar dois exemplos nos quais me entristeceria muito intervenções pós-contemporâneas por muito neo que fossem.
    • lobito
    • 18 março 2010 editado

# 48

Azul mariano em Nossa Senhora de Fátima??? Lurdes sim, ou talvez Nossa Senhora da Conceição. Mas isso já se vê (quem é amigo, quem é?...é o google!)

2 segundos mais tarde:

Tchatchaaaan:

"Data do séc. XVIII, sendo a frontaria do séc. XIX e é dedicada a Nossa Senhora da Conceição; Retábulos do século XVIII; Escultura de calcário do séc. XVI representando a Sra. da Conceição"

Aliás faz todo o sentido porque o dogma da Imaculada Conceição é de 1854 (entretanto, e porque a wiki também é amiga, fiquei a saber que N. Sra de Lurdes é N~Sra da Conceição, coisa que ignorava porque a "nossa" é muito diferente, tem anjinhos nos pés, uma meia lua, etc)
  8.  # 49

.. lol.. Não pesquisei em lado nenhum, "foi de cabeça".. seja então a N. S.ª da Conceição.

Mas andei lá perto. ;)

A "NOSSA".. também tem a coroa.

PS: azul mariano, azul céu = azul celestial, céu, cor simbólica.. obvia escolha para uma imagem iconográfica (Maria, N. Senhora, etc..).. mas eu não sou teólogo... também existem teses que defendem alguam adopção de cultos pagãos/ celtas... quem souber e quiser explicar melhor.. é bem-vindo ;)
  9.  # 50

Diga-se que há caixotes e caixotes.
    http://www.thecoolhunter.net/kids
    Adoro o conceito. Mas dentro do género também prefiro a interpretação da Graça num colégio do Porto.
    http://www.flickr.com/photos/xtmoveis/sets/72157621889980289/
  10.  # 51

Colocado por: Pedro Barradas.. lol.. Não pesquisei em lado nenhum, "foi de cabeça".. seja então a N. S.ª da Conceição.

Mas andei lá perto. ;)

A "NOSSA".. também tem a coroa.

PS: azul mariano, azul céu = azul celestial, céu, cor simbólica.. obvia escolha para uma imagem iconográfica (Maria, N. Senhora, etc..).. mas eu não sou teólogo... também existem teses que defendem alguam adopção de cultos pagãos/ celtas... quem souber e quiser explicar melhor.. é bem-vindo ;)

A "nossa" tem uma coroa porque foi coroada rainha de Portugal (hossaaaaana, hossaaaaana viiiiiiirgem mariiiiiiaaaaa) por D. João IV.

Lá de onde vem o azul mariano, não sei. Os ícones bizantinos já tinham bastante azul, acho eu.

0.0172 seg. NEW