Colocado por: dmanteigas
Diga-me ja agora quem vai ganhar o campeonato no ano que vem?? :D
Colocado por: dmanteigasAgora fez-me desejar que os precos das casas em 2027 estejam mais bem mais altos que 2025!
Colocado por: Cláudia11O quê que o faz achar que os preços irão baixar?
Colocado por: Cláudia11Acabei de ler uma notícia, até vou deixar aqui o link.
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/reagrupamento-familiar-meio-milhao-de-imigrantes-com-luz-verde-para-trazer-a-familia-para-portugal/
Colocado por: Cláudia11Pelo que percebi o dmanteigas está a construir (se estou enganada desculpe mas então confundi).
Colocado por: Cláudia11Se continuasse no arrendamento o que iria acontecer?
Colocado por: Cláudia11Do que lê dessa notícia o que prevê? Já temos muitos imigrantes cá a viverem da melhor maneira que podem. Como já disseram, 3 casais estrangeiros a competir com um casal português para arrendar apartamentos.
Colocado por: Cláudia11Já vi algures alguém a falar que Portugal está com uma natalidade baixa e isso futuramente vai fazer com que a procura baixe.
O ano passado 1/3 dos bebés que nasceram cá eram de mais estrangeiras. Se este pessoal conseguir trazer para cá a mulher o que acha que vai acontecer?? A natalidade vai aumentar e vamos continuar no mesmo. Muita procura e pouca oferta.
Colocado por: Cláudia11Só o futuro dirá, ninguém prevê nada, mas basta juntar 1+1.
Colocado por: Cláudia11Quem está á espera que os preços baixem arrependeu-se de não comprar o ano passado e assim sucessivamente.
Colocado por: spvalePode demorar mas o mercado vai ajustar/estabilizar...
exato. Os mercados procuram sempre o equilibrio e eventualmente esse equilibrio vai ser atingido ou invertido. E o basico.
Colocado por: AMG1Eles procurar, até procuram, só que por vezes nunca encontram esse equilibrio e quando isso acontece é preciso que as politicas publicas adequadas ajudem a encontar esse equilibrio.
Colocado por: AMG1Eu percebo que se refere ao "básico", mas também sei que o dmanteigas não desconhece que há mercados que podem viver durante larguissimos períodos de tempo em desiquilibrio, mais ou menos acentuado.
Ou seja, podemos estar num daqueles momentos de desiquilibrio estrural em que para sair dele é necessário mais do que a fé no mercado.
A natureza procura sempre um estado de equilibrio. Os mercados nao sao diferentes. O que as politicas publicas fazem e pender a balanca mais rapido ou nao para determinado lado.
Por exemplo... nos ultimos anos as politicas publicas foram altamente favoraveis ao aumento dos precos. Politica monetaria ultra agressiva por parte do BCE (nao controlamos) + politica de portas abertas a imigracao o que coloca pressao na procura no curto prazo.
...
O que eu disse e que independentemente da intervencao estatal, os mercados acabam sempre a pender para o equilibrio.....
Colocado por: spvaleEuropa já a querer mandar
Colocado por: AMG1Neste mercado, na realidade, houve muito pouca politica pública e porventura a que houve ou foi insuficiente ou desadequada.
Colocado por: AMG1A intervenção estatal não tem, ou melhor, não deve ter outro objectivo que não seja "facilitar" essa caminho para o equilibrio e atenuar os efeitos colaterais desse ajustamento.
Colocado por: N Miguel OliveiraHá sempre maneira de contornar estes limites às rendas...
Colocado por: Cláudia11mas há muitos que vão preferir arrendar por mais a estrangeiros.
Colocado por: dmanteigasQue ainda estamos para saber o impacto. E irrealista achar que todos esses 500 mil vao trazer mais 1 milhao com eles. Portugal ja nao e o 'El Dorado' de 2022. Tambem esta dificil para eles.
Colocado por: dmanteigasA natalidade nao vai aumentar porque para fazer bebes nao basta apenas meter um homem e uma mulher num quarto. E preciso dar-lhes condicoes e eles acabam a sofrer dos mesmos problemas que nos.
Desculpa AMG1, faz falar de falta de politica publica num mercado onde para construir tem 48579384 mil burocracias, leis, pequenos feudos, etc para cumprir, onde e possivel na mesma rua ter um T3 arrendado por 1300e/mes e outro por 130e/mes, onde se paga IVA, IMT, Imposto de selo, etc etc etc... Cada municipio ate nos dias se podemos ou nao construir, o que construir, com que certificado energetico...
Existe uma politica publica na habitacao. Ate ha bem pouco tempo o estado ate nos obrigava a ter bide.
Politicas publicas da habitacao nao se trata somente de Porta 65 e habitacao publica, proibicao de compra por estrangeiros... nos temos uma. Perdoem-me e o portugues, mas nao vale uma ****!
E nao podemos ignorar que tudo esta interligado. Uma decisao que eu tomo sobre transportes publicos tambem e uma decisao de politicas publicas de habitacao. Idem para politicas migratorias, para o desenvolvimento economico (turismo!!!)...
O que nao podia concordar mais.
Por isso e que dei o exemplo de duas politicas publicas que afetaram o mercado para longe do equilibrio.
Claro que ha, como acontece nos Paises Baixos ou Barcelona. O mercado 'regulado' e ultra concorrido, o mercado livre desaparece pois ninguem quer investir naquilo, e aumenta substancialmente o mercado paralelo.
E daquelas coisas que ja foi tentada dezenas de vezes, sempre com os mesmos resultados.
Colocado por: AMG1
O porta 65, que eu não conheço em pormenor, na pratica o que faz é subsidiar a renda a quemnão as pode pagar