Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: JPJDLVA casa é a última coisa a deixar de pagar

Eu sei que sim. Infelizmente. Eu sofro em saber que em Portugal vive-se assim.

Até me vêm lágrimas aos olhos quando vejo a preocupação que a população de outros paises têm, quer com a alimentação, saúde e qualidade de vida. Tópicos completamente ignorados em Portugal para podermos andar a pagar casas.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  2. Há 10 anos os imóveis estavam ao preço da uva mijona e poucos compravam.

Quem tinha dinheiro ou algum financiamento aproveitou comprar enquanto outros estavam à espera de melhores dias, muitos ainda hoje continuam à espera do momento certo.

Enquanto uns choram, outros vendem lenços.
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  3. Colocado por: JPJDLVA casa é a última coisa a deixar de pagar.. entendo mas não concordo.

Precisamente, mas isso é assim com créditos a 40 anos, como a 20.

Com créditos a 20 anos o valor máximo que o Manel poderia pedir dentro da margem de esforço seria X... de pouco adiantava eu construir um T3 e vendê-lo muito mais caro que isso se depois não tinha ninguém para comprá-lo.

No limite, metia-o no mercado de arrendamento.

Quando o crédito passa a 40 anos... o limite de crédito é quanto? Dentro da mesma margem de esforço? Não é X. Será bem superior diria eu. Pelo que, o T3 que eu tinha à venda super inflacionado e que não vendia... se calhar agora vendo. Ganho eu... que até esfrego as mãos... e ganha o comprador teso Manel, que conseguiu casa finalmente. Perdem os demais... que veem como normal agora o T3 custar o dobro...

Noutra situação... já tenho casa paga, já me desenrasquei... peço crédito para comprar um T3 que não preciso e meto-o a alugar. Como me "custou" mais do que o normal... a renda vai ter que ser alta igualmente... mas eu estou na boa, porque um crédito super longo deu para que a prestação caiba bem dentro da minha margem de esforço.

É um ciclo vicioso.
    O gap entre quem já tem património e quem não tem será cada vez maior assim. A sua "sorte" passa a ser ditada pelo ano em que nasceu também...

Certa geração faz com que a seguinte apanhe tudo altamente inflacionado depois. Solução, estender ainda mais o prazo dos créditos? Isso é o que tem acontecido.
    O único "problemazito" disso é que haverá um limite biológico para isso também...

Depois lá está, confundiremos a causa com a cura... "os jovens que peçam a 40 anos também"... e do nada, créditos longos passam a ser a única hipótese para alguém que queira construir ou comprar casa... pois já andará tudo nos 300, 400, 500k€. E casas destas, que cheguem ao mercado de arrendamento terão uma renda a condizer também...
  4. Colocado por: VarejoteHá 10 anos os imóveis estavam ao preço da uva mijona e poucos compravam

Há 10 anos quem se queixa hoje da habitação tinha entre 10 a 20 anos de idade. Eu tinha 15 anos e a habitação não estava sequer nas minhas prioridades. Não quer dizer que a habitação seja um problema para mim, não é, mas a realidade dos jovens é diferente.

Colocado por: N Miguel OliveiraO único "problemazito" disso é que haverá um limite biológico para isso também...

Este limite biológico é o que eu assumo como um dos limitadores dos preços das casas. Mesmo que os outros fatores impulsionadores se mantenham, este fator vai ser crucial para limitar pelo menos o crescimento dos preços. E agora temos uma fragilidade nos créditos, porque se houver outra subida das taxas de juro que os torne insustentáveis, já não há margem para subir mais a duração dos mesmos.

Mas parece-me que este governo da AD vai resolver bem isto (eu não sou da AD atenção). Não sei é se vamos ver os resultados nesta ou na próxima legislatura, logo se verá.
  5. Colocado por: rod_2000
    Há 10 anos quem se queixa hoje da habitação tinha entre 10 a 20 anos de idade. Eu tinha 15 anos e a habitação não estava sequer nas minhas prioridades. Não quer dizer que a habitação seja um problema para mim, não é, mas a realidade dos jovens é diferente.

Falo naqueles que há 10 anos, já tinham mais de 25 anos de idade, também não sou assim tão biolento.

Há por aí um tópico recente, de alguém que arrendou casa em 2013, agora em 2025 é que lembrou de comprar e está incomodada porque não consegue comprar casa, porque os preços estão altos.
  6. É preciso não esquecer o reverso da medalha. Se há quem compre, com dificuldade há quem esteja a fazer bons negócios a vender.
  7. Colocado por: rjmsilvaÉ preciso não esquecer o reverso da medalha. Se há quem compre, com dificuldade há quem esteja a fazer bons negócios a vender.

Isto está mau para comprar, mas bom para vender.
    Há 10 anos era o inverso.
  8. Colocado por: rod_2000

Mas parece-me que este governo da AD vai resolver bem isto (eu não sou da AD atenção). Não sei é se vamos ver os resultados nesta ou na próxima legislatura, logo se verá.

E como é que acha que isso vai acontecer?
  9. Colocado por: ferreiraj125E como é que as pessoas venderem as casas a preços mais baixos ajuda a manter os preços altos?

Nao ajuda, mas aqui nao falamos dos precos mas apenas de uma eventual crise ao nivel da de 2011-2014.
    Falamos da situacao das pessoas na crise da troika vs a situacao atual. Na crise da troika era bastante comum pessoas ficarem sem as casas e com uma divida as vezes superior ao valor da casa. E chegavam aquele ponto porque por vezes vender a casa ao preco da uva mijona nao servia sequer para pagar a divida toda.

0.3355 seg. NEW