Colocado por: rod_2000
E o PSD não embarcou nas últimas legislativas, nestas está a ser diferente. Eu acho que para "combaterem" o Chega estão a tentar resolver os problemas que eles acham que levaram ao crescimento do Chega.
E eles sabem coisas relativamente à AIMA que nós não sabemos, sempre que o ministro responsável pela AIMA fala é para dizer que a instituição está num caus. Dai eu estar à espera pelo relatório desta instituição, e que já vai com atraso, eles em Abril disseram que o relatório ia ser lançado no 1º Semestre do Ano.
...
A vantagem dos extremos na sociedade de informação é que se auto-destroem. E quando o acabar serão outros!
Colocado por: AMG1
Eu não sei se estas alterações são um exagero, mas sei que não servem para o que o ministro diz que servem. Logo, para alguma coisa devem servir, mas não para aquilo que nos dizem.
Eu não gosto de tentar "parar o vento com as mãos". É sempre tempo e energia perdidos. O mesmo acontece hoje em Portugal a quem quiser ter um discurso equilibrado, sereno e pragmático sobre a imigração. Contudo, essa necessidade existe e ainda a semana passada a OCDE o lembrou.
Vamos esperar para ver se este vendaval dogmático passa e daqui por uns dois ou três anos talvez seja possível falar-se a sério sobre o tema. Só espero que não seja tarde demais. Eu recuso-me a discutir o assunto nos termos em que o Chega o coloca, também julgava que o PSD não embarcava nisso, mas enganei-me. Paciência, não será certamente a ultima vez em que isso acontece.
O que é que a lei da nacionalidade tem que ver com isto?
Pelo que peecebi nos pedidos dos últimos anos apenas 20 a 30% dos pedidos são de imigrantes. Tudo o resto são os sefarfitas (40%?, um verdadeiro esquema montado por advogados caros para gente endinheirada) e o restante filhos e netos de portugueses.
Podem atrasar todo o processo, aumentando os prazos, mas se os numeros são estes, no longo prazo, salvo o caso do judeus que nem sequer deveria ter existido, pouco ou nada vai mudar. Nos descendentes pelo que vi até vai aumentar e poder chegar aos bisnetos. Talvez porque muitos dos descendentes já não fazem questão nenhuma de ter este "fabuloso" passaporte.
Depois imaginar que, nestas matérias, podemos ter uma relação com as ex-colónias igual a que temos com os restantes imigrantes é só um disparate inconsequente. Isso não vai acontecer connosco, como também não acontece com nenhum outro pais europeu nas mesmas circunstâncias. É só olhar para o lado, não é difícil de ver, a não ser que não se queira e é esse o ponto em que estamos, não queremos ver!
Colocado por: AMG1O que é que a lei da nacionalidade tem que ver com isto?
Colocado por: AMG1O PSD até pode ter essa intenção de "esvaziar" o Chega, aceitando discutir os temas nos termos em que o Chega os coloca, a meu ver é um erro, isso não vai retirar força Chega, pelo contrário normaliza o discurso e os termos em que o Chega coloca as questões.
Colocado por: AMG1Eu não faco a minima ideia do que se passa na AIMA, mas passado mais de um ano, talvez já fosse tempo de ao menos termos um número tão simples como saber afinal quantos imigrantes temos. Até o PR pede que lhe expliquem e isso é ignorado. Será que não tiveram ainda ao menos tempo de os contar?
Colocado por: jg231
como não rir
Colocado por: rod_2000Gostei de ouvir, posso não concordar com tudo, mas não foi mau.
Falam de uma coisa muito importante, a falta de dados é terrivel, a todos os niveis (arrendamento, construção). E para sabermos resolver os problemas, temos de ter acesso aos dados e com qualidade para tormarmos as melhores decisões. A falta de dados leva as focarem-se só nos problemas mais falados (imigação), que efetivamente afeta, mas também há outras coisas.
Colocado por: rod_2000a da Nacionalidade
Colocado por: rod_2000
Ora ai está, eu acho que ninguém sabe quantos imigrantes nós temos, nem a AIMA, senão o relatório anual da imigração (que diz respeito a 2024) já tinha sido divulgado!
Colocado por: rod_2000Isto mostra bem a situação atual:
https://irn.justica.gov.pt/Noticias-do-IRN/Nacionalidade-IRN-recebeu-mais-de-1-5-milhoes-de-pedidos-em-5-anos
Colocado por: AMG1Será que alguém no seu perfeito juizo imagina que são as leis da imigração que vão definir o perfil da economia?
Eu já estou mesmo a ver p.e. o Sr Dionisio Pestana, a fechar os seus hoteis no proximo mês e a investir em biotecnologia.
Colocado por: AMG1Rita Matias
Colocado por: AMG1Ou seja, àqueles para que a integração tende a ser mais complicada, a solução é criar ainda mais uma dificuldade, quando se sabe que a familia, sobretudo os filhos, são um elemento chave no processo de integração.
Colocado por: rod_2000E para sabermos resolver os problemas, temos de ter acesso aos dados e com qualidade para tormarmos as melhores decisões.
Colocado por: AMG1Pelo que peecebi nos pedidos dos últimos anos apenas 20 a 30% dos pedidos são de imigrantes
Colocado por: AMG1Podem atrasar todo o processo, aumentando os prazos, mas se os numeros são estes, no longo prazo, salvo o caso do judeus que nem sequer deveria ter existido, pouco ou nada vai mudar.
Colocado por: AMG1Eu não faco a minima ideia do que se passa na AIMA, mas passado mais de um ano, talvez já fosse tempo de ao menos termos um número tão simples como saber afinal quantos imigrantes temos.
Colocado por: AMG1Se como diz o ministro, estes imigrantes são causa para a ineficiencia do nosso modelo economico, então sejam muitos ou poucos não interessa para nada porque serão sempre demais. Vê porque razão esta discussão não serve para nada?
Colocado por: N Miguel OliveiraPor outro lado, não percebo qual é a comichão com o reagrupamento familiar. Ou com os apelidos estrangeiros de crianças nas escolas. Muito menos vindo dum país exportador de gente durante décadas.
Colocado por: AMG1Ainda se lembram quando os imigrantes eram os responsaveis pelo brutal aumento da criminalidade e insegurança em Portugal?
Colocado por: AMG1
Então ria! Seja feliz, que esse azedume todo só lhe faz mal.
Colocado por: AMG1Ainda se lembram quando os imigrantes eram os responsaveis pelo brutal aumento da criminalidade e insegurança em Portugal?
https://www.dn.pt/sociedade/sedes-em-25-anos-criminalidade-caiu-13-capas-com-crimes-subiram-130
Colocado por: jg231então visto que a "criminalidade desceu" o facto de eles andarem todos à pancada em grupinhos não representa problema nenhum? é normal, sempre aconteceu aqui, andamos todos em grupinhos a andar à pancada depois da hora do jantar
Colocado por: dmanteigasate parece que alguem, neste topico, disse exatamente a mesma coisa ha umas paginas atras.... :)
Colocado por: AMG1Pois ninguém sabe, mas você no comentário anterior já avançou com 1,6 milhões, mais os irregulares. Na verdade só repetiu uma das versões que o tal ministro tem repetido, mas que ninguém confirma, nem sequer o próprio.
Colocado por: N Miguel OliveiraO que eu leio daí, é que os pedidos têm sido mais ou menos constantes... e as respostas também, sempre abaixo do número de pedidos. Ou seja, a fila é cada vez maior porque cada ano saem menos respostas/decisões que os pedidos novos que entram.
Colocado por: dmanteigasomo a economia e ciclica, eventualmente vamos ter um periodo onde esta malta, sendo a mais precaria, vai cair inevitavelmente no desemprego