Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: MercedesPor respeito aos demais foristas:

Não é possível compreender a incrível inflação do imobiliário após a crise de 2008 sem constatar que houve uma alteração na composição da procura por habitação (ou imobiliário, em geral) em Portugal, apoiada num redireccionamento dos investimentos dos fundos mobiliários. Isso é perfeitamete percetível no gráfico que partilhei, mesmo não sendo o forista experiente em leitura de estatísticas, basta perceber a alteração das manchas de cores para compreender que o imobiliário passou a ser o principal mercado dos fundos de investimento em PT, em detrimento de outros ativos, como ações ou obrigações. Até 2007, a composição do stock de unidades de participação era maioritariamente de obrigações; apesar de haver um crescimento de unidades de participação em fundos de ativos imobiliários, o stock agregado de unidades de participação era diminuto. A partir de 2008 e com a crise do sistema financeiro os fundos redireccionaram a sua procura para ativos imobiliários, muito mais seguros e menos permeáveis à perda de valor a que estão sujeitos os ativos financeiros típicos, alterando aquela composição do início dos anos 2000. O stock dos fundos imobiliários era de quase 4 mil milhões em 2000, o de obrigações era de quase 16 mil milhões. Em 2007, o stock de obrigações era menos de 7 mil milhoes e o de ativos imobiliários ultrapassava os 13 mil milhões, mantendo-se estável até durante a pandemia (com uma descida pequena, na ordem dos 3 mil milhões) e estando outra vez em clara trajetória ascendente desde 2020. Em 2024, esse stock de ativos imobiliários detido por fundos já estava nos quase 18 mil milhões.
    .
    Como se percebe isto na prática e na vida de todos os dias? É fácil: experimentem ir negociar a compra de um imóvel em construção, e vejam lá as opções que têm. O mais provável, é que vos sugiram uma unidade de participação (num fundo de investimento), que compram por uma % do valor a que o imóvel está a ser transacionado, e que depois podem decidir ou vender - a um valor superior - ou reter e pagar o resto do valor integral da casa. Se procurarem alugar uma casa em Lisboa, é muito mais provável, também, que esta seja detida por um fundo, e que seja uma unidade de gestão ou consultora imobiliária a representar o fundo na celebração e gestão contratual.
    .
    Se alguém quiser ouvir sobre isto, há um podcast interessante participado por investigadores que se dedicam ao estudo da habitação e do mercado imobiliário, o Pedalada (https://www.youtube.com/watch?v=tEQFgxbEBVU). É malta de esquerda, claro está, que a direita não fala desta coisas. E para os que apregoam que eu vendo a cassete do BE, declaro já que não sou do BE, não voto nem milito nesse partido. Não me escuso, todavia, de dar razão a quem a tem, quando a tem, de tal maneira que reconheço e debato méritos de política pública mesmo quando são partidos de direita (assumida ou disfarçada, caso do PS) a apresentá-los - como, aliás, fiz lá atrás a propósito de umas iniciativas do PS.<

Os Organismos Alternativos de Investimento têm uma influência muito menor do que o sugerido. Se acha que 6% do total da carteira deles mexe significativamente o mercado..
  2.  # 2

Colocado por: luisvv

Os Organismos Alternativos de Investimento têm uma influência muito menor do que o sugerido. Se acha que 6% do total da carteira deles mexe significativamente o mercado..

Acho que têm muita influência na formação do preço, sem dúvida. É certo que há outros fatores, e não devem ser descurados, mas para mim, para além dos mecanismos de investimento financeiro no imobiliário, não há nada que explique melhor a inelasticidade da tendencia de preços. Era essa a pergunta inicial, mais ou menos isto: qual será a tendência no mercado de habitação com a nova configuração parlamentar? A minha resposta foi que, impossibilitados de regular esse afluxo de investimento, dificilmente os preços desceriam.

A minha resposta - para lá de todas os ruídos introduzidos por outro forista, que nem sequer deu uma resposta cabal à pergunta inicial - foi a de que a tendência geral de aumentos de preços não pode ser compreendida descurando a transformação do imobiliário num ativo transacionável internacionalmente, o que transforma a procura, deixando esta de estar ancorada num mercado que é quase exclusivamente composto por residentes.

Em alternativa, poderíamos considerar as outras variáveis relevantes. 1, um aumento geral de salários reais, que é uma ficção total, os salários reais estão em sucessivas flutuações de perda e estagnação desde a crise e da troika e essa tese é completamente desprovida de realidade. 2, um aumento geral de preços de matéria-prima - isso é certo, sobretudo desde a pandemia e com a reconfiguração de algumas cadeias de produção, mas os preços da habitação estão a aumentar significativamente desde 2013, quando as taxas de variação homologa no Indice de Preços da Habitação atingiu os 5% após ter estado negativa em 8,3 pontos no verão de 2012. Não faz sentido advogar que, em 2013, com uma crise socioeconomica como a que tínhamos na altura, uma alegada "recuperação económica e de rendimentos" justificava aquela variação tão estrondosa, de -8,3% em 2012 para 5% um ano depois. 3, o crédito - nessa altura, a banca estava em recessão, a despachar os imóveis (habitação e de comércio e indústria), que particulares e empresas lhes tinham entregado, despachando ao preço da dívida ou abaixo disso) em leilões sucessivos para evitar um efeito bola de neve sobre o crédito malparado. A concessão de crédito recomeçou uma trajetória mais sustentada sobretudo após as medidas macroprudenciais do Banco de Portugal, que são de 2017 e reagentes a uma ligeira subida na procura de crédito incentivada pela reposição de algum rendimento nominal no período da gerigonça. Ainda assim, olhando para os dados disponíveis, essa recuperação não tem força explicativa do fenómeno.

O que aconteceu, então, a partir de 2013, para que os preços do imobiliário subissem tanto e não cessem de aumentar até agora, 12 anos depois? O que torna a trajetória de aumento tão inflexível?

Para mim, duas coisas principais: a. a inelasticidade da procura residente agregada, já que as pessoas não cessam de precisar de casa e de teto mesmo que os preços aumentem (mas esta é uma explicação de "chapa sete", toda a gente sabe que a habitação tem uma procura não elástica, a procura só desce quando há uma catástrofe económica e social como a do período 2011-2013) e, b. essa sim diferente, a inelasticidade das novas procuras, que são as causadas pela entrada de capital financeiro no setor do imobiliário. Isto não significa que o investimento institucional adquire a maior fatia do imobiliário, significa que opera de maneira que mantém os preços elevados de forma agregada, incentivando a construção de luxo, a transação de unidades de participação sobre imóveis de qualidade mediana, e contagiando a formação de geral dos preços e de operações correntes de compra e venda, já que estas são moldadas num jogo de avaliações formais e informais sobre os preços e práticas de venda efetiva. Claro que, nesta dinâmica, os imóveis adquiridos a dois dígitos nas dezenas de milhar nos anos 90 saem agora por 200 ou 300 ou 400k, porque o preços são compostos com base na avaliação das vendas anteriores e, nessas, cabe tudo o que é vendido, desde a maior espelunca ao imóvel de vários milhões. O preço médio/mediano das vendas não deixa o valor dos imóveis descerem para um valor real. É um efeito de contágio que é suportado pela alteração das dinâmicas do mercado.

E isto não é um fenómeno exclusivo de Lisboa, como disseram. Ainda esta semana me ofereceram uma transação de um CPCV por não sei quantos por cento do preço do imóvel em construção, em gaia e junto à A1 - a casa ainda não está concluída e aqueles CPCV já foram transacionados não sei quantas vezes, em pura especulação. Se eu quisesse ganhar dinheiro com aquilo, comprava e voltava a vender por uma % acima.

Quando é que, na história do imobiliário ou só da habitação em PT, se praticou uma coisa destas? Que eu saiba, nunca. Mas se estiver enganada, elucidem-me. No mesmo empreendimento onde fui ver, um amigo comprou um T2 com 80m2 em construção por 200 mil euros. À custa desta forma de especular sobre os preços de venda e de transacionar unidades de participação (sob a forma de CPCV ou lá o que for), os mesmos T2 no prédio ao lado já estão nos 300 e tal mil euros - num espaço de menos de 2 anos.
  3.  # 3

Colocado por: MercedesQuando é que, na história do imobiliário ou só da habitação em PT, se praticou uma coisa destas? Que eu saiba, nunca. Mas se estiver enganada, elucidem-me.

E normal que a Mercedes nao saiba estando fora do mercado.
    A construcao no inicio do seculo, ali no periodo 2001-2006, era ainda mais intensiva nesses negocios de CPCV. Era bastante comum um predio ainda nem ter fundacoes e mais de metade ja estar vendido a investidores que revendiam o direito de compra durante ou apos a construcao. Ou por vezes os proprios subempreiteiros eram eles os investidores, trocando honorarios por apartamentos. Isto permitia ao construtor construir sem uma necessidade tao grande de capital inicial. Nao e nada de 'novo', pelo contrario, e a realidade normal da construcao desde sempre. Obviamente que isto 'desapareceu' durante o periodo da troika porque a construcao foi ao charco e regressou agora em forca. O construtor com o predio ainda em planta prefere vender a quem queira investir com vista a revender mais caro no futuro, sendo que existe sempre o risco de 'ficar a arder' se o construtor falir por exemplo. Nao e um negocio isento de riscos. Nem garante sempre um retorno estrondoso. Por exemplo... o que assistimos na pandemia com aumentos brutais de materia prima que se traduziram num aumento brutal das casas nao e um fenomeno repetivel nos proximos anos. Alem de que a transmissao de um CPCV paga IMT com algumas excepcoes. Isto nao tem nada de 'especulativo'. E tao especulativo como investir num ETF, numa acao, num fundo...
    Alem de que o exemplo da minha rua, nao e o exemplo do Pais, e mais uma vez agora saimos dos fundos para o Ze Manel que tem uns trocos e comprou um apartamento para revender e fazer dinheiro na cedencia de posicao.
    Num proximo capitulo a Mercedes vai descobrir as permutas e ai e que vai ficar chocada...
  4.  # 4

Colocado por: dmanteigas
    Alem de que o exemplo da minha rua, nao e o exemplo do Pais, e mais uma vez agora saimos dos fundos para o Ze Manel que tem uns trocos e comprou um apartamento para revender e fazer dinheiro na cedencia de posicao.
    Num proximo capitulo a Mercedes vai descobrir as permutas e ai e que vai ficar chocada...

O Dmanteigas disse, lá atrás, que não me responderia mais, e eu agradeço que cumpra a sua palavra, até porque não consegue evitar que esse seu ódio pela esquerda venha manifestar-se. Os outros foristas não têm de aturar isso.

E eu não passei dos fundos para o Zé Manuel, nem caí na falácia da composição. Eu tenho estado sempre a falar do mesmo fenómeno e das diferentes formas sob as quais este se pode manifestar na explicação dos preços do imobiliário e da habitação em particular. Já o Dmanteigas não tem feito outra coisa senão importunar-me a mim e aos outros foristas. Não é, simplesmente, capaz de fazer um debate limpo de insultos e de agressões verbais e genuíno no seu interesse e na contra-argumentação.

Quanto ao eu estar ou não no mercado, que sabeis vós sobre quem eu sou e o que faço? É preciso partir de muitas assunções apriorísticas para fazer esse tipo de afirmações. E não sou eu, aqui, o objeto do debate, caramba. Que fixação é essa com a minha pessoa?

Não há paciência, chiça.
  5.  # 5

Colocado por: Mercedesá o Dmanteigas não tem feito outra coisa senão importunar-me a mim e aos outros foristas.

Nao confunda as coisas Mercedes.
    Neste forum, da ultima vez que verifiquei, existia direito ao contraditorio. Em lado nenhum das regras diz que temos que aceitar as opinioes dos outros sem as rebater.
    Eu apenas me limito a apresentar contraditorio, fundamentado em dados e respetivas fontes, ou simplesmente experiencia pessoal na area.

A Mercedes precisa de aprender que discordar de si nao e insultar e muito menos e importunar os restantes foristas. Aqui nao ha, acho eu, cultura do pensamento unico. Diferentes perspectivas enriquecem os foristas que podem formar a sua propria opiniao.

Colocado por: MercedesE não sou eu, aqui, o objeto do debate, caramba. Que fixação é essa com a minha pessoa?

Nao ha fixacao nenhuma com a sua pessoa, simplesmente a Mercedes introduziu-se na discussao apresentando argumentos que nao casam com a realidade, e desde entao tem seguido uma estrategia onde esta constantemente a mudar os argumentos e desviar discussoes para tentar provar ainda nao percebi muito bem o que.
    E tem todo o direito a sua opiniao. Se acha que o problema do imobiliario portugues esta relacionado com a procura por estrangeiros ricos ou a 'especulacao' de fundos imobiliarios esta a vontade. Nao pode e queixar-se quando alguem apresenta contraditorio, com dados bastante objetivos.
    A verdade e que desde o inicio da discussao, a Mercedes nao refutou rigorosamente nada daquilo que escrevi. E eu nao inventei. Para cada argumento, apresentei contra argumento com dados e fontes, que a Mercedes escolheu ignorar ao inves de se prestar ao mesmo tipo de cuidado de me explicar porque motivo eu estou errado e a Mercedes esta certa por outro motivo que nao apenas a Mercedes se achar superior aos outros.

Felizmente, o historico esta la atras para qualquer um consultar e formar a sua opiniao.
  6.  # 6

O histórico das suas respostas.

# 662
    Realmente para quem vive no mundo encantado dos brinquedos, os 'dados' nao interessam para nada.
    Mas vou ficar por aqui, porque nao quero ser acusado pela Mercedes de utilizar as estatisticas para fazer um ataque machista ao seu argumento.

# 665
    A Mercedes esta cega pela ideologia e como tal seria capaz de dizer que o ceu e vermelho com tudo a sua volta a dizer que o ceu e azul.
    A Mercedes e que confunde tudo porque nao pesca muito do assunto. Entao dispara aqui a cassete do Bloco de Esquerda, completamente desfasada da realidade.
    Para dar um bocado de contexto a patetice que escreveu,

Desculpe, mas eu nao retorci nada. A Mercedes e que escreve uma resposta cheia de palha e termos tecnicos para tentar passar como erudita, quando so disse palermices. Eu nao tenho culpa que os factos nao sejam como a Mercedes gostava que fossem. Peco desculpa, mas ate por via da minha profissao, custa-me muito ignorar os dados para tentar passar uma narrativa diferente daquela que eles contam.
    A Mercedes escrevem um comentario cheio de palavras caras, eu escrevi em resposta comentarios cheios de dados objetivos e factuais. Cada um que julgue aquilo em que prefere acreditar - se numa religiao ou nos factos.

# 672
    Nao lhe vou responder mais tambem mas nao por motivos absurdos como chamar alguem de 'preconceituoso' apenas e so porque ao inves de discutir com palavras bonitas, discute com dados. Nao lhe vou responder porque isto nao e uma religiao e eu nao estou aqui para converter ninguem - pelo que isto e um exercicio futil - se para si o ceu e vermelho, pois que seja vermelho.

Mercedes esta certa por outro motivo que nao apenas a Mercedes se achar superior aos outros.

Estes são os termos da sua interpelação ao meu post, isto e debitar dados avulsos sem uma única proposta de explicação minimamente coerente para os preços da habitação, e de ignorar qualquer raciocínio que eu tenha apresentado.

.
    Vou-me, que não me presto a penitências.
  7.  # 7

Colocado por: MercedesE isto não é um fenómeno exclusivo de Lisboa, como disseram. Ainda esta semana me ofereceram uma transação de um CPCV por não sei quantos por cento do preço do imóvel em construção, em gaia e junto à A1 - a casa ainda não está concluída e aqueles CPCV já foram transacionados não sei quantas vezes, em pura especulação. Se eu quisesse ganhar dinheiro com aquilo, comprava e voltava a vender por uma % acima.

Quando é que, na história do imobiliário ou só da habitação em PT, se praticou uma coisa destas? Que eu saiba, nunca. Mas se estiver enganada, elucidem-me. No mesmo empreendimento onde fui ver, um amigo comprou um T2 com 80m2 em construção por 200 mil euros. À custa desta forma de especular sobre os preços de venda e de transacionar unidades de participação (sob a forma de CPCV ou lá o que for), os mesmos T2 no prédio ao lado já estão nos 300 e tal mil euros - num espaço de menos de 2 anos.

Isso é tão normal, que não sei como é que lhe passou ao lado. O normal é que desde que se pague o valor em planta até ao dia da escritura, o apartamento já tenha valorizado pelo menos 50%.
    Hoje em dia, já há contratos que não permitem a cedência de posição, mas a maioria permite-o.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mercedes
  8.  # 8

Colocado por: Mercedes
    Acho que têm muita influência na formação do preço, sem dúvida. É certo que há outros fatores, e não devem ser descurados, mas para mim, para além dos mecanismos de investimento financeiro no imobiliário, não há nada que explique melhor a inelasticidade da tendencia de preços. Era essa a pergunta inicial, mais ou menos isto: qual será a tendência no mercado de habitação com a nova configuração parlamentar? A minha resposta foi que, impossibilitados de regular esse afluxo de investimento, dificilmente os preços desceriam.

Os imóveis para habitação na posse de OAI corresponderão grosso modo, arredondado generosamente para cima, a 1000 milhões de euros.
    Em 2024 transacionaram-se 30 mil milhões. Ligar um stock acumulado que corresponde a menos de 3% do volume transacionado num ano é esticar a corda a um nível impossível.

A minha resposta - para lá de todas os ruídos introduzidos por outro forista, que nem sequer deu uma resposta cabal à pergunta inicial - foi a de que a tendência geral de aumentos de preços não pode ser compreendida descurando a transformação do imobiliário num ativo transacionável internacionalmente, o que transforma a procura, deixando esta de estar ancorada num mercado que é quase exclusivamente composto por residentes.

Ao contrário do que se supõe, os fundos tendem a regular preços. Buscam rendibilidades mas estão sujeitos a tensões entre valorização e liquidez, o que obriga a colocar imóveis no mercado, se necessário abaixo de preço de mercado.

Em alternativa, poderíamos considerar as outras variáveis relevantes. 1, um aumento geral de salários reais, que é uma ficção total, os salários reais estão em sucessivas flutuações de perda e estagnação desde a crise e da troika e essa tese é completamente desprovida de realidade. 2, um aumento geral de preços de matéria-prima - isso é certo, sobretudo desde a pandemia e com a reconfiguração de algumas cadeias de produção, mas os preços da habitação estão a aumentar significativamente desde 2013, quando as taxas de variação homologa no Indice de Preços da Habitação atingiu os 5% após ter estado negativa em 8,3 pontos no verão de 2012. Não faz sentido advogar que, em 2013, com uma crise socioeconomica como a que tínhamos na altura, uma alegada "recuperação económica e de rendimentos" justificava aquela variação tão estrondosa, de -8,3% em 2012 para 5% um ano depois.

É estender o gráfico para trás, até 2007, e esse efeito esbate-se.

3, o crédito - nessa altura, a banca estava em recessão, a despachar os imóveis (habitação e de comércio e indústria), que particulares e empresas lhes tinham entregado, despachando ao preço da dívida ou abaixo disso) em leilões sucessivos para evitar um efeito bola de neve sobre o crédito malparado. A concessão de crédito recomeçou uma trajetória mais sustentada sobretudo após as medidas macroprudenciais do Banco de Portugal, que são de 2017 e reagentes a uma ligeira subida na procura de crédito incentivada pela reposição de algum rendimento nominal no período da gerigonça. Ainda assim, olhando para os dados disponíveis, essa recuperação não tem força explicativa do fenómeno.

Taxas de juro historicamente baixas (e até negativas) anos a fio, liquidez a rodos, simples.

Para mim, duas coisas principais: a. a inelasticidade da procura residente agregada, já que as pessoas não cessam de precisar de casa e de teto mesmo que os preços aumentem (mas esta é uma explicação de "chapa sete", toda a gente sabe que a habitação tem uma procura não elástica, a procura só desce quando há uma catástrofe económica e social como a do período 2011-2013) e, b. essa sim diferente, a inelasticidade das novas procuras, que são as causadas pela entrada de capital financeiro no setor do imobiliário.

Isto não significa que o investimento institucional adquire a maior fatia do imobiliário, significa que opera de maneira que mantém os preços elevados de forma agregada, incentivando a construção de luxo, a transação de unidades de participação sobre imóveis de qualidade mediana, e contagiando a formação de geral dos preços e de operações correntes de compra e venda, já que estas são moldadas num jogo de avaliações formais e informais sobre os preços e práticas de venda efetiva. Claro que, nesta dinâmica, os imóveis adquiridos a dois dígitos nas dezenas de milhar nos anos 90 saem agora por 200 ou 300 ou 400k, porque o preços são compostos com base na avaliação das vendas anteriores e, nessas, cabe tudo o que é vendido, desde a maior espelunca ao imóvel de vários milhões. O preço médio/mediano das vendas não deixa o valor dos imóveis descerem para um valor real. É um efeito de contágio que é suportado pela alteração das dinâmicas do mercado.

A avaliação não é feita assim. Antes de mais, o fim da avaliação determina quem e como avalia, e qual o conceito de valor a utilizar - e se para um crédito é admissível uma avaliação chapa 4, ainda assim os valores a considerar são de imóveis comparáveis (e se não houver comparáveis, usam-se factores de homogeneização).
    Para fundos, os requisitos são bem mais apertados.

E isto não é um fenómeno exclusivo de Lisboa, como disseram. Ainda esta semana me ofereceram uma transação de um CPCV por não sei quantos por cento do preço do imóvel em construção, em gaia e junto à A1 - a casa ainda não está concluída e aqueles CPCV já foram transacionados não sei quantas vezes, em pura especulação. Se eu quisesse ganhar dinheiro com aquilo, comprava e voltava a vender por uma % acima.

Promotores que se financiam com capital alheio, nada de novo. Se há múltiplas transações, é um promotor burro, que deixa dinheiro em cima da mesa. Dependendo das taxas de actualização usadas, pode ser um bom negócio para promotor e comprador, mas de 200 para 300 só um burro.

O essencial no entanto é: os fundos pesam perto de zero, os não residentes pesam pouco e vão geralmente para segmentos de preço superior, que não existiriam com os nacionais.

Sobram ainda outros factores: alteração das relações familiares, com profundo impacto na composição dos agregados: entre 2011 e 2021 o nº de agregados familiares aumentou 120.000.

A emigração também é um factor, e muito relevante nos últimos anos - cria uma pressão nos preços do arrendamento, por exemplo.

E haverá outros, menos sexy que "os fundos" e a "financeirização".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mercedes
  9.  # 9

Preços aceitáveis? Não, mas segue ficando mais barato pagar o crédito habitação que um arrendamento, já que estes preços estão ainda piores. Claro, falo da perspectiva de alguém que quer comprar para viver e não para investir. Não creio que os preços baixem, nem daqui 2 anos nem daqui 10, não temos políticas neste sentido e o mercado, uma vez que percebe que "pode" especular e praticar preços elevados que as pessoas (sem grande opção) pagam, dificilmente voltará atrás. Ainda não conheci ninguém que tenha se arrependido de comprar a casa própria, fosse em que época fosse.
  10.  # 10

Colocado por: vmontalvao
    Isso é tão normal, que não sei como é que lhe passou ao lado. O normal é que desde que se pague o valor em planta até ao dia da escritura, o apartamento já tenha valorizado pelo menos 50%.
    Hoje em dia, já há contratos que não permitem a cedência de posição, mas a maioria permite-o.

Mas é normal desde quando? Pergunta genuína, há mesmo muita coisa que me passa ao lado, como a qualquer outra pessoa.
    A perceção que eu tenho é de que isto é uma prática recente, que vem com esta nova forma de encarar o imobiliário como um "ativo". Nos anos 80 e 90 isto não existia. Nos 80 porque os juros andavam lá em cima, nos 20 e tal % e ninguém comparava casas ainda; depois vierem os fundos de fomento à habitação com créditos caucionados e bonificados para construção e aquisição, toda a gente queria era comprar casa e não me parece (lá está, percepção) que se operassem transações de direitos de posição entre pessoas comuns. Quando os meus pais e sogros compraram casa própria nos anos 2000, outra fase de crescimento de preços mas de crédito muito fácil, o que se fazia era um CPCV cujos termos o comprador cumpria para ficar com a casa. Nos entretantos - e já estamos a coincidir com a viragem pós-2008 - as coisas parecem ter mudado muito, e hoje um qualquer consultor imobiliário nos propõe uma prática destas como a coisa mais normal no dia a dia das pessoas comuns. É que até poderia ser uma prática comum entre um nicho, de investidores particulares e empresariais, mas não era a maneira comum de abordar um potencial comprador final.
  11.  # 11

Colocado por: luisvv

Os imóveis para habitação na posse de OAI corresponderão grosso modo, arredondado generosamente para cima, a 1000 milhões de euros.
    Em 2024 transacionaram-se 30 mil milhões. Ligar um stock acumulado que corresponde a menos de 3% do volume transacionado num ano é esticar a corda a um nível impossível.

Ao contrário do que se supõe, os fundos tendem a regular preços. Buscam rendibilidades mas estão sujeitos a tensões entre valorização e liquidez, o que obriga a colocar imóveis no mercado, se necessário abaixo de preço de mercado.

É estender o gráfico para trás, até 2007, e esse efeito esbate-se.

Taxas de juro historicamente baixas (e até negativas) anos a fio, liquidez a rodos, simples.

A avaliação não é feita assim. Antes de mais, o fim da avaliação determina quem e como avalia, e qual o conceito de valor a utilizar - e se para um crédito é admissível uma avaliação chapa 4, ainda assim os valores a considerar são de imóveis comparáveis (e se não houver comparáveis, usam-se factores de homogeneização).
    Para fundos, os requisitos são bem mais apertados.

Promotores que se financiam com capital alheio, nada de novo. Se há múltiplas transações, é um promotor burro, que deixa dinheiro em cima da mesa. Dependendo das taxas de actualização usadas, pode ser um bom negócio para promotor e comprador, mas de 200 para 300 só um burro.

O essencial no entanto é: os fundos pesam perto de zero, os não residentes pesam pouco e vão geralmente para segmentos de preço superior, que não existiriam com os nacionais.

Sobram ainda outros factores: alteração das relações familiares, com profundo impacto na composição dos agregados: entre 2011 e 2021 o nº de agregados familiares aumentou 120.000.

A emigração também é um factor, e muito relevante nos últimos anos - cria uma pressão nos preços do arrendamento, por exemplo.

E haverá outros, menos sexy que "os fundos" e a "financeirização".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mercedes

Crédito facil e liquidez a rodos explica a tendência de valorização do imobiliário mas a financeirização não?

Isso é encurtar demasiado a corda ao que designa por financeirização. As formas de financeirização induzida pelo crédito são as mais comuns em países periféricos ou semi-periféricos como Portugal. Acho que é um facto mais que estudado que PT tem, sim, uma forma financeirizada de prover habitação à população desde que as políticas de convergência para UM começaram. Mas bem, à parte isso, não era esse sequer o meu ponto. Era um outro aspeto da financeirização, que é o de o capital financeiro se direccionar para o imobiliário na procura por uma forma alternativa de preservar valor e de manter taxas de rentabilidade que, apesar de mais baixas face a outros ativos, são bastante menos arriscadas (há quem aqui diga que não, mas sendo a procura pelo imobiliário tão inflexível e os rácios de serviço de dívida face o valor do ativo tão mais controlados após a introdução das medidas macroprudenciais, é bem seguro investir no imobiliário residencial para gente comum - a malta paga).

Mesmo admitindo que os fundos - que são um instrumento só - detêm um stock de baixo peso no conjunto (só poderiam ter, PT é um país de proprietários particulares de imobiliário residencial), isso não me dissuade sobre a sua capacidade de influenciar os preços (e sobre uma certa normalização de transacionar imobiliário como uma ativo). Admitir que são uma forma de os regular ... bem, é uma forma de o colocar... mas muito abonatória. Admitindo - não fui ver dados - que os fundos a operar em PT investem em cidades e regiões estratégicas, tipo Lisboa (setor comercial e residencial), Porto (idem) e Algarve (imobiliário turistico - e aqui admito que investimento até seja muito mais corporate), o grau de dispersão da sua carteira de ativos é muito menor do que aparenta e a sua capacidade de manter os preços inflexíveis muito maior. Até admito que regiões do interior estejam libertas dessa ação direta e que o efeito dessa financeirização seja mais regional, mas não podemos ignorar as formas de contágio.

Quanto à emigração, talvez tenha querido dizer imigração?
    Eventualmente, algum afluxo de capital cuja entrada foi facilitada pelos Vistos Gold, e investimento corporativo, mas mais uma vez, muito mais expressivo na AML e AMP (que, de resto, agregam 50% da população portuguesa). Não é a malta do sudeste asiático, a maioria da qual vítima de redes de tráfico humano e de trabalho escravo, que faz aumentar os preços.
  12.  # 12

Mas, bem, o que me fica desta discussão é que nada parece ser decisivo na explicação do aumento dos preços do imobiliário.
    Alguma coisa tem de ser, porque o Espírito Santo é que não é de certeza!
  13.  # 13

Colocado por: MercedesMas é normal desde quando? Pergunta genuína, há mesmo muita coisa que me passa ao lado, como a qualquer outra pessoa.

é normal desde que os cabeçudos que nos governaram ateimaram em fazer subir o salário mínimo em 50% em "meia dúzia de anos", apenas por decreto, sem pensar nas consequências, porque politicamente era bem visto.

E como por consequência, tudo o que é material, MdO, energia, etc, disparou tudo em paralelo.

Mas isto não é apenas no preço das casas. Até a fruta e legumes disparou 50%.

(e nem vamos falar no grande tabu do momento, que é a pressão acrescida dos 2M de cidadões, alguns já naturalizados, que desembarcaram em Portugal sem ter um tecto por onde ir)

0.1206 seg. NEW