Colocado por: HAL_9000Esqueça isso. A casa da enxada nada tem a ver com a casa que estava a falar. Ninguém consegue ter uma casa da enxada a 40km do meu local de trabalho. Aliás conseguir até consegue, mas ou é rico ou herdeiro. A classe média tem um apartamento de áreas modestas e já fica feliz.
Colocado por: N Miguel OliveiraPois andam a comprar casas muito acima dos seus rendimentos... já pensou nisso?
Só que isso é tabu/impopular... quem falar disso termina como o Passos Coelho.
Colocado por: N Miguel Oliveira
É uma escolha sua que os nossos governos permitem... ao deixá-lo a sí construir a 200kms de onde há trabalho, ou pior ainda, de não considerar cidades mais próximas da sua casa em Cascos de Rolha para a instalação de emprego afunilando tudo em Lisboa e Porto.
É a mesma coisa, quando têm que levantar 4kms de estrada para fazer chegar saneamento a 5 casas perdidas na paisagem... porque herderam um pedaço de terra.
Tudo isso é hilariante, porque a bem dizer, qualquer um pode construir onde quiser. E mesmo quando constrói em zonas não permitidas tipo zona florestal ou agricola... ninguém as deita abaixo... mas a malta exije transportes e centro de saúde. Ou ainda ler relatos de quem vive a 2kms do centro se queixar da falta de transporte e de que não há nenhuma outra alternativa ao carro a combustão.
Isso sim é "um pouco hilariante".
Eu não vejo nenhum problema em que existam cidades perdidas no meio do nada. O nosso problema não são as cidades, mas o tecido difuso e disperso que as rodeia. O problema não é do Joaquim que faz 200kms de comboio porque é Eng. Espacial em Lisboa e vive na aldeia beirã... O problema é dos outros 100 mil que vivem a 10-15kms e não concebem outra alternativa à viagem pendular duma pessoa por carro.
O próprio Hal já nos deu N de exemplos dos seus colegas que não largam o carro, mesmo podendo ir de transporte público.
O mesmo acontece nas aldeias... que todos se queixam dos transportes mas nem sequer sabem os horários dos mesmos...
Colocado por: dmanteigas
Ou que os portugueses recebem muitos rendimentos nao declarados ou sob formas isentas de impostos, o que tambem e uma verdade...
Colocado por: jg231
são todos donos de empresas agora, querem ver...
Colocado por: jg231são todos donos de empresas agora, querem ver...
Colocado por: jg231esta opinião é só triste, vinda de alguém com milhões de euros, muito fora da realidade que pretende denegrir, nem sei que ganha para andar a comentar sempre aqui no forum.
só fala do que não sabe.
Colocado por: N Miguel OliveiraAs pessoas ainda esperam o quê mesmo?Conseguir pagar um barraco qualquer onde possam morar, sem gastar metade do ordenado nisso, coisa que não acontece actualmente.
Colocado por: N Miguel Oliveira! Aliás, o Hal deve ter passado por alto as páginas em que se discutia se 130m2 são suficientes ou não.EU vi a questão é até que ponto têm de se ajustar as expectativas? Paramos no contentor marítimo, nas box para dormir como no japão, ou na caixa de cartão?
Colocado por: N Miguel OliveiraO Hal já pensou, que no mesmo gráfico, eu posso concluir que os portugueses vivem muito acima das suas possibilidades?Não pensei nisso por uma razão simples: Onde estão as casas ao nivel das possibilidades dos portugueses?
Colocado por: N Miguel OliveiraEntão tem/aluga casa/apartamento a 40kms da cidade e outra casa no campo?A casa do campo não é do tempo da crise da habitaçãeo. E sim, aí houve uma escolha.
Colocado por: dmanteigasOu que os portugueses recebem muitos rendimentos nao declarados ou sob formas isentas de impostos, o que tambem e uma verdade...Ou que para pagar a habitação vivem uma vida com a corda na garganta. Basicamente trabalham para a casa.
Colocado por: dmanteigas
Nao, mas recebem muito em flex, em kms em viatura propria, cheques creche, etc etc
Colocado por: HAL_9000Ou que para pagar a habitação vivem uma vida com a corda na garganta. Basicamente trabalham para a casa.
Eu só não consigo perceber onde se ncontram as casas que o português com rendimentos na média pode pagar.
Colocado por: NLuz
Não são não, mas a economia paralela em Portugal é extremamente elevada.
https://noticias.up.pt/2023/06/21/economia-paralela-em-portugal-representa-quase-35-do-pib/
Colocado por: N Miguel Oliveira
Eu aceito perfeitamente essa conclusão.
Até lhe digo mais, há 20 anos, nos bancos da universidade discutiamos a questão do péssimo urbanismo e ordenamento do território que tinhamos. O barco só se mantinha à tona por uma questão muito simples, construir era relativamente barato. Agora, isso eu só ouvia na escola, porque de quem paga, seja muito ou pouco, acha sempre tudo carissimo.
A realidade mudou. E quem não quer aceitar a conclusão do gráfico não sou eu! Aliás, o Hal deve ter passado por alto as páginas em que se discutia se 130m2 são suficientes ou não.
As pessoas ainda esperam o quê mesmo? De construir o mesmo que os pais em 2000? Que o cunhado em 2013? Que o primo em 2020?
Fala-se em mudar de hábitos e caramba... nem pensar! "Então e a "habitação digna" da constituíção" e os imigrantes, etc...?
Tudo isto se via vir em 2005! Nas aulas de Urbanismo! Pelo meio, temos gente a tratar destes assuntos sem estar ligado ao tema... onde vê entrevistas sobre a Habitação com Arquitectos, Engenheitos e Urbanistas? A juntar a isso temos uma população que em geral anda demasiado agarrada ao Instagram e zero informada de como abordar o tema e o sonho que trazem.
O Hal já pensou, que no mesmo gráfico, eu posso concluir que os portugueses vivem muito acima das suas possibilidades? Pois andam a comprar casas muito acima dos seus rendimentos... já pensou nisso?
Só que isso é tabu/impopular... quem falar disso termina como o Passos Coelho.
Eu não digo que seja isso em exclusivo... mas pelo que vou comparando com outros países nesse mapa, acho que algo terá que ver também.
Colocado por: luisvv
E no entanto há outros estudos que apontam para metade disso.
Colocado por: paulo.g
Eu concordo com quase tudo que o Nuno diz sobre urbanismo e o (des)ordenamento do nosso território, bem como do resultado disso - que é um país ineficiente (habitação, saúde, educação, transportes).
Foram décadas de crimes urbanísticos e não parece que a situação vá melhorar.
O que já não concordo é que este problema tenha alguma coisa a ver com sonhos e expetativas.
Infelizmente, a causa parece ser sempre a mesma: a ignorância, a incompetência e a ganância humana.
Colocado por: jg231o que é que o desordenamento de território tem a ver com habitação, saúde, educação e transportes???
Colocado por: jg231a pressão na habitação é causada pelo desordenamento ou pelo número de emigrantes, etc?
Colocado por: jg231não sei o que quer dizer com educação ineficiente, eu andei na escola pública, sempre fui um aluno exemplar, passei de um agregado que ganha o SMN para top 5% ou mais? e consigo mais lá fora se quiser? qual é o problema mesmo?
Colocado por: jg231qual é o problema com os transportes? não lhe chega o passe a 40€? quer a 0 e aumentamos os impostos sobre os que trabalham, em vez de pagarem 50%, pagam 90% e fica resolvido
Colocado por: jg231o que não quer dizer que não haja desordenamento, mas 1) chama-se corrupção e é preciso atacar, mas não vejo ninguém preocupado com isso
2) o que está feito, está feito, não há volta atrás 3) não hajam como temos o "melhor" ordenamento de territorio e os problemas desaparecem, e o "melhor" é discutivel
Colocado por: jg231Recebem, recebem...
somos todos chefes de empresa, consultores de IT, ou empreiteiros?