Colocado por: RUIOLI
Depende se tem final feliz...
Colocado por: PalhavaOutras são mais easy going.parece-lhe pelo menos :)
Colocado por: N Miguel OliveiraEra um tema que dava para várias páginas. Sinceramente hoje não estou para isso (os blocos que vê), muito menos para lhe explicar o brutalismo soviético. Talvez um dia.
Colocado por: N Miguel OliveiraAos poucos vai chegando lá!
Vai percebendo que "ideal" é diferente de "suficiente".
Colocado por: N Miguel OliveiraSe me fala do português médio... porque aponta aos extermos, desde o que vive no centro ao que vive a 7kms da Lourinhã? Se compro um lote grande, porque raio devo fazer uma casa grande também, ou maior do que necessito? É só por poder fazê-lo?
Colocado por: zemvpferreiraSe calhar o normal num país pobre não devia ser uma moradia.
Colocado por: zemvpferreiraSe calhar o normal num país pobre não devia ser uma moradia feita à medida. Dividir o telhado, o terreno, a estrutura com outros 4 tem as suas vantagens…ou no mínimo tudo chapa 4 feito em fábrica.
Colocado por: dmanteigas
Mas o normal em Portugal nao e uma moradia feita a medida. Sao apartamentos.
O problema e que em Portugal quem esta no 8o escalao de IRS e ja paga impostos como um multimilionario neste momento parece que tambem tem que se conformar com os tais 130m2...
Colocado por: jg231se eu ganho 4k e tenho de fazer isso mais vale ir para o café
Colocado por: JoãoEduardoDias
Limpos ou brutos? É que se forem brutos, com a carga fiscal que temos, não conheço muitas mais alternativas!
Colocado por: NFSANA Espanha aqui ao lado não teve este problema...e com um ordenado mínimo superior ao nosso!
Colocado por: NFSANEste tipo de conversa a dizer que é tudo normal...só pode ser de quem é da Área de construção, só pode... se os combustíveis, aumentassem 200 a 300% em 7/8 anos aí já "caía o Carmo e a trindade"!
Colocado por: marco1NFSAN
por acaso já pensou que a ideia em Portugal é mesmo essa, ou seja dificultar ao máximo que o particular construa?
Colocado por: dmanteigasN Miguel, nao me vou repetir porque ao fim e ao cabo parece-me que estamos a dizer sensivelmente a mesma coisa por palavras diferentes.
Aqui a unica diferenca e nas expectativas.
Eu nao acho que o 'normal' seja 130m2 para uma moradia, dando como argumento que e suficiente. Como eu repeti la atras, para alguns ate pode ser demasiado. Nem acho que um portugues medio tenha que se conformar com isso.
Nem duvido das suas capacidades de arquiteto de conseguir fazer muito com pouco. Afinal, com o mesmo carrinho de compras a minha mulher encaixa em 3 sacos aquilo que eu preciso de encaixar em 5. Agora nunca a vi encaixar em 3 sacos aquilo que eu preciso de 7...
Colocado por: marco1então os seus dois ultimos paragrafos acho mesmo que não são a realidade/tendencia atual.
cada vez vemos mais o lançamento de grandes empreendimentos embora muito virados para segmentos acima da média, e, fora os compadrios, vemos os simples donos de obra de habitações unifamiliares, e não é de agora, com grandes dores de cabeça com os licenciamentos na camara.
Colocado por: JoãoEduardoDiasO meu sogro, há sensivelmente 50 anos, juntou-se com dois irmãos e um primo, compraram um terreno no meio construíram um prédio com 4 habitações. O acesso às habitações é feito em duas extremidades do terreno. Cada entrada é partilhada por dois casais, nas traseiras ainda ficaram com um uns metros de terreno. Inicialmente utilizavam como hortas, mas mais tarde fizeram garagem outros umas segundas cozinhas.
Têm vivido bem, sem grandes stresss.
Acho a ideia interessante, sendo que pouparam muito dinheiro construindo desta forma e com isso conseguiram fugir às casas de renda, que viviam na altura.