Iniciar sessão ou registar-se
    • M_C
    • 21 fevereiro 2025 editado

# 1

Boa tarde,

Estou a remodelar uma casa e terei uma campainha simples no exterior.
    Estou à procura de uma solução a preço acessível em metal (aço inoxidável ou alumínio) que resista às intempéries, preferencialmente com o espelho quadrado.
    Nas pesquisas encontro muitos botões em plástico..Alguém sugere marcas ou soluções?
  1.  # 2

Calculo ser moradia pela descrição. O meu temporariamente é uma do chinês, custou 7,50 €, é wireless e olha que com estas chuvadas e vento ainda hoje não se queixou lol.
  2.  # 3

Acessível e em metal talvez não sejam termos mutuamente inclusivos...

Veja aqui

E aqui

Eu diria que o Formani Square LSQ50 ou o BOTAO CAMP 12V AC 50x50x17mm "silver look" IP44 são o que quer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M_C
    • M_C
    • 22 fevereiro 2025

# 4

Colocado por: CaravelleAcessível e em metal talvez não sejam termos mutuamente inclusivos...

Veja aqui

E aqui

Eu diria que o Formani Square LSQ50 ou o BOTAO CAMP 12V AC 50x50x17mm "silver look" IP44 são o que quer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:M_C

Caravelle,
    Agradeço as suas partilhas.
    Já tinha vista as campainha Formani. Tem um belo design mas há a questão do preço...
    Neste caso a campainha ficará no exterior, no muro de uma moradia. Será talvez mais adequado ter uma peça IP65.

O eletricista sugeriu usar um botão de campainha banal (https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=010-0243) e que eu
    procurasse uma placa de inox compatível ou mandasse cortar uma à medida. Acham que pode ser a solução mais simples?
  3.  # 5

Era também a opção que eu lhe iria dar. Esses Formani (são só botões não têm campainha) pesquisados são cerca de €50 mais portes. O outro botão da Duarte Neves é €20 e trocos.

A questão da peça ip65 é que se usar uma chapa cortada e aparafusada numa caixa de aparelhagem, poderá não haver grandes IPs para ninguém porque deverá ser estanque/resistir de alguma forma à água. Não sei se tem um muro com pedra ou é só rebocado e isso faz diferença (o silicone é amigo).

Outra solução é usar uma caixa de derivação estanque, colar a chapa e abrir um buraco para o botão de pressão. Vede o botão com um oring ou silicone, se quer mesmo estanquecidade. Não se esqueça de deixar os parafusos da caixa acessíveis ou instale a chapa com fita de dupla face (nesse caso não instale o interruptor a apertar na dita...).

De qualquer forma, um botão e a própria campainha funciona com 12v de propósito para minorar esses problemas.

Não pondera mesmo instalar uma campainha simples sem fio? Não é assim tão caro e só têm que prever uma tomada de 230 no sítio onde a quiser instalar.
    • M_C
    • 25 fevereiro 2025

# 6

Colocado por: CaravelleEra também a opção que eu lhe iria dar. Esses Formani (são só botões não têm campainha) pesquisados são cerca de €50 mais portes. O outro botão da Duarte Neves é €20 e trocos.

A questão da peça ip65 é que se usar uma chapa cortada e aparafusada numa caixa de aparelhagem,poderá não haver grandes IPs para ninguémporque deverá ser estanque/resistir de alguma forma à água. Não sei se tem um muro com pedra ou é só rebocado e isso faz diferença (o silicone é amigo).

Outra solução é usaruma caixa de derivação estanque, colar a chapa e abrir um buraco para o botão de pressão. Vede o botão com um oring ou silicone, se quermesmoestanquecidade. Não se esqueça de deixar os parafusos da caixa acessíveis ou instale a chapa com fita de dupla face (nesse caso não instale o interruptor a apertar na dita...).

De qualquer forma, um botão e a própria campainha funciona com 12v de propósito para minorar esses problemas.

Não pondera mesmo instalar umacampainha simplessem fio? Não é assim tão caro e só têm que prever uma tomada de 230 no sítio onde a quiser instalar.

Muito obrigada Caravelle,
    Não tinha noção que ter uma campainha um pouco diferente poderia ser tão complicado. Neste momentos já foi aberto o roço para a instalação da campainha e do botão
    É uma ligação curta pelo que não justifica estar a usar sistema sem fios. O muro é rebocado e o eletricista sugeriu colocar uma caixa aplique (mais pequena no muro para não ser necessário ter um espelho grande

Depois de ler os seus conselhos percebi que pode não ser tão simples concretizar a ideia. Não percebo muito de questões eléctricas. O que é que será mais seguro: usar o botão ip44 da duarte Neves ou um botão ip65 com com espelho colocado com cuidado e com o amigo silicone. E ainda quero descobrir qual o ip do botão Formani.
  4.  # 7

A campainha ser sem fios, não é uma questão de distância, é uma questão de conveniência. Se um dia se avariar, compra outra e instala em 5 minutos. Por €22 fica em paz com o Mundo... (Não caia na falácia do sunken cost, ou seja: se abri o roço, tenho que o usar. O roço vai ter que ser tapado com ou sem nada lá dentro...)

Colocado por: M_CO
    que é que será mais seguro: usar o botão ip44 da duarte Neves ou um botão ip65 com com espelho colocado com cuidado e com o amigo silicone

Não são coisas comparáveis. No caso do botão da Duarte Neves, a solução é toda ela certificada (carregue no link). No caso do botão da Mauser, só a parte da frente do botão é que tem esse IP. Se reparar, a parte de trás tem 2 terminais de parafuso, pelo que o botão tem que ser instalado numa coisa que garanta alguma proteção.

A FORMANI não lista proteção IP para o botão. Se calhar é só um espelho premium para uso interior... Na realidade, o produto não vem com caixa de aparelhagem. Ou tem a sua própria, comprada à parte ou usa uma de plástico normal.

Mais uma vez, essas instalações têm que ser feitas em baixa tensão 12V, para não andarem a dar choques aos incautos (as tensões máximas dos botões variam entre os 12 e os 36V). Uma solução feita com uma chapa cortada com jeito funcionará.

Colar a chapa numa caixa estanque, como lhe mostrei mais acima também funciona, fica minimamente profissional e não fica com aspecto horrível. As dimensões da caixa que lhe dei como exemplo são parecidas com as de uma caixa de derivação.

Se não percebe nada disto, siga o conselho do seu electricista. Não há-de ficar péssimo.

E se quiser meta aqui fotos. Não perde nada.
    • M_C
    • 4 março 2025

# 8

Colocado por: CaravelleA campainha ser sem fios, não é uma questão de distância, é uma questão de conveniência. Se um dia se avariar, compra outra e instala em 5 minutos. Por €22 fica em paz com o Mundo... (Não caia na falácia do sunken cost, ou seja: se abri o roço, tenho que o usar. O roço vai ter que ser tapado com ou sem nada lá dentro...)

Não são coisas comparáveis. No caso do botão daDuarte Neves, a solução é toda ela certificada (carregue no link). No caso do botão da Mauser, só a parte da frente do botão é que tem esse IP. Se reparar, a parte de trás tem 2 terminais de parafuso, pelo que o botão tem que ser instalado numa coisa que garanta alguma proteção.

A FORMANI não lista proteção IP para o botão. Se calhar é só um espelho premium para uso interior... Na realidade, o produto não vem com caixa de aparelhagem. Ou tem a sua própria, comprada à parte ou usa uma de plástico normal.

Mais uma vez, essas instalações têm que ser feitas em baixa tensão 12V, para não andarem a dar choques aos incautos (as tensões máximas dos botões variam entre os 12 e os 36V). Uma solução feita com uma chapa cortada com jeito funcionará.

Colar a chapa numa caixa estanque, como lhe mostrei mais acima também funciona, fica minimamente profissional e não fica com aspecto horrível. As dimensões da caixa que lhe dei como exemplo são parecidas com as de uma caixa de derivação.

Se não percebe nada disto, siga o conselho do seu electricista. Não há-de ficar péssimo.

E se quiser meta aqui fotos. Não perde nada.

Obrigada por todas as indicações. Já estive a ver as várias possibilidades que indica e estou mais inclinada a comprar uma caixa estanque. Fica tudo resolvido de uma vez e não tenho de ir à procura de botões e espelhos. Nesta fase surgiram outras prioridades na obra mas espero dar notícias sobre a escolha feita

0.0117 seg. NEW