Boas pessoal, tirem me aqui uma dúvida. Até agora usava cimento Secil 32,5. Para fazer betão usava 35kgs (saco e meio) de cimento, 70l de brita e 50l de areia, para fazer 100l de betão. Agora encomendei cimento 42,5, que estava a um preço atrativo e continuei com as mesmas dosagens.. Mas como agora o cimento encareceu estava aqui a pensar,se,como o cimento 42,5 é muito mais resistente, poderia guardar as mesmas doses de brita e areia e usar apenas 25kgs de cimento e continuar a ter um betão com a resistência adequada. Info,no meu projeto o betão em projeto é c20/25, e tenho usado c25/30, para as quais corresponde as doses que tenho usado, dadas pelo engenheiro da estrutura
Colocado por: RicardoPortoTendo em conta que é um B betoneira.. não mude a dose pois está usar areia e brita a menos. Devia usar 60l areia, 90l brita para um c20/25
?? Então mas eu estou a usar as doses que descritas no projeto. Até tenho posto cimento a mais, no projeto manda 34kg de cimento tenho posto 35kgs E a dose areia e brita é o que lá mandam. Tem algum documento onde ver isso?
Na memória descritiva do projeto está lá descrito. Betão a usar C25/30, e caso se necessário betonagem em obra este deverá ser no mínimo de tipo B25,usando para o efeito uma dose nunca inferior a 330kgs/m3 de cimento de tipo Portland 32,5. Depois a dose certa de areia e brita foi me fornecida numa tabela pelo engenheiro tirado lá do programa dele.
Colocado por: RicardoPortoUm c25/30 é um B30 O seu engenheiro está confuso
🥴
Mais uma... Que há de uma pessoa fazer... No mapas das vigas vinha lá betão c20/25, Na memória descritiva vinha lá isso. Eu optei sempre pelo mais resistente. Mais uma para a coleçao,afinal de que serve pagar um projeto que vem cheio de errose que vai para a câmara durante ano e meio supostamente para ser controlado??
Bem de qualquer modo sempre usei mais do que mandavam,a dúvida era só pela mudança de tipo de cimento