Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal, tirem me aqui uma dúvida.
    Até agora usava cimento Secil 32,5.
    Para fazer betão usava 35kgs (saco e meio) de cimento, 70l de brita e 50l de areia, para fazer 100l de betão.
    Agora encomendei cimento 42,5, que estava a um preço atrativo e continuei com as mesmas dosagens..
    Mas como agora o cimento encareceu estava aqui a pensar,se,como o cimento 42,5 é muito mais resistente, poderia guardar as mesmas doses de brita e areia e usar apenas 25kgs de cimento e continuar a ter um betão com a resistência adequada.
    Info,no meu projeto o betão em projeto é c20/25, e tenho usado c25/30, para as quais corresponde as doses que tenho usado, dadas pelo engenheiro da estrutura
  2.  # 2

Tendo em conta que é um B betoneira.. não mude a dose pois está usar areia e brita a menos.
    Devia usar 60l areia, 90l brita para um c20/25
  3.  # 3

Colocado por: RicardoPortoTendo em conta que é um B betoneira.. não mude a dose pois está usar areia e brita a menos.
    Devia usar 60l areia, 90l brita para um c20/25

??
    Então mas eu estou a usar as doses que descritas no projeto.
    Até tenho posto cimento a mais, no projeto manda 34kg de cimento tenho posto 35kgs
    E a dose areia e brita é o que lá mandam.
    Tem algum documento onde ver isso?
  4.  # 4

Para betão é o 42
  5.  # 5

O projeto vem a dose betão para ser feito a mão?

É que um c20/25 já não cumpre a legislação atual
  6.  # 6

Na memória descritiva do projeto está lá descrito. Betão a usar C25/30, e caso se necessário betonagem em obra este deverá ser no mínimo de tipo B25,usando para o efeito uma dose nunca inferior a 330kgs/m3 de cimento de tipo Portland 32,5.
    Depois a dose certa de areia e brita foi me fornecida numa tabela pelo engenheiro tirado lá do programa dele.
  7.  # 7

Um c25/30 é um B30
    O seu engenheiro está confuso
  8.  # 8

Colocado por: RicardoPortoUm c25/30 é um B30
    O seu engenheiro está confuso

🥴

Mais uma... Que há de uma pessoa fazer...
    No mapas das vigas vinha lá betão c20/25,
    Na memória descritiva vinha lá isso. Eu optei sempre pelo mais resistente.
    Mais uma para a coleçao,afinal de que serve pagar um projeto que vem cheio de errose que vai para a câmara durante ano e meio supostamente para ser controlado??

Bem de qualquer modo sempre usei mais do que mandavam,a dúvida era só pela mudança de tipo de cimento
  9.  # 9

Não altere dosagem nenhuma

0.0138 seg. NEW