Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Nos últimos anos, com os preços sempre a subir, poupar tornou-se essencial para muita gente. Mas a verdade é que nem sempre é fácil, sobretudo quando as despesas fixas já levam grande parte do orçamento.

Fala-se muito sobre investimentos em ETFs, plataformas como a Raize, Goparity, Wecity, entre outras. Fiquei curioso depois de encontrar um tópico antigo aqui no fórum sobre este assunto. Passaram-se alguns anos e seria interessante saber como correu a experiência de quem investiu na altura.

Por curiosidade, tenho lido sobre isto e outros tipos de investimento, mas há sempre as mesmas perguntas sem resposta. Meter dinheiro nestas plataformas parece fácil… mas e quando queremos tirar? Pelo que vejo, nem sempre é tão simples como dizem.

Alguém por aqui com experiência nestas plataformas? Vale a pena? Quais os desafios que enfrentaram?
    https://forumdacasa.com/discussion/48383/alguem-investe-no-raize/#Item_20
    • spvale
    • 25 fevereiro 2025 editado

# 2

Não consigo ajudar, só invisto em terra e tijolo mas admito que ações e Bitcoin são uma tentação
  2.  # 3

Em primeiro lugar investir em formação/ conhecimento sobre investimentos, há por ai bons cursos (evitar alguns que são banha da cobra, para induzir em maus investimentos).

Depois, fazer um plano de investimento (nos cursos ensinam isso), a seguir escolher a plataformas em função disso, pois umas são mais propicias para determinados perfis de investimento.

Já fiz alguma formação, já li alguns livros, mas está a faltar-me tempo para acabar o plano, ainda só tenho ideias gerais dos caminhos a seguir.

Goparity, e afins, tenho em mente não investir. Há por ai relatos de pessoas que apostaram em alguns projetos que foram à falência e ficaram sem nada, para o retorno potencial é demasiado risco. Apesar de haver muitos educadores financeiros a incentivar esse investimento, a maioria é patrocinada para tal...
    Concordam com este comentário: Doctor Z
  3.  # 4

Era interessante saber que opinam as pessoas daquele tópico lá atrás.
    Hoje deve ser bom investir em cripto moedas, elas caíram fortemente
  4.  # 5

Colocado por: callinasEra interessante saber que opinam as pessoas daquele tópico lá atrás.

Caíram por um motivo, 1 vez que roubaram a sério a moeda, julgo que no dubai...
    Muito volátil para mim mas a tentação é grande
    • RUIOLI
    • 25 fevereiro 2025 editado

# 6

Colocado por: callinasEra interessante saber que opinam as pessoas daquele tópico lá atrás.

Essas pessoas se investiram nas Crypto certas a longo prazo, devem ter ganho bastante... mas ganhos passados não garantem ganhos futuros! Portanto é importante perceber os fundamentos e o que influencia ganhos e perdas.
  5.  # 7

Investir em ETFs é algo simples, principalmente se investir em alguns ETFs que seguem o sp500, qvde, vuaa, entre outros.
    Comecei o ano passado e posso dizer que a primeira unidade que comprei do qvde tem lucro de 40%, em dinheiro não é muito mas se tivesse comprados 100unidades já era qualquer coisa.
    Mas lá está, bolsa tem altos e baixos, tens de ter estômago para aguentar as quedas e aproveitar a teu favor, quedas são saldos!
    Investir em ETFs tem de ser para longo prazo, com dinheiro que não vamos precisar de usar a longo prazo, depois de criar um fundo de emergência ou até paralelamente.
    Cryto é muito mais arriscado mas tem mais retorno e bem mais rápido. Convém é estudar muito antes de começar, não é o mesmo que a bolsa.
  6.  # 8

Invista uma parte num ETF cumulativo que replique o S&P500. Existe há prai 100 anos e tem um rendimento médio de 10%. Certo que as vezes cai como no ano da pandemia onde caiu 20% mas no ano a seguir subiu 30%. Eu tenho na XTB. Pode também investir tipo 10% em Bitcoin, a longo prazo o mais certo é valorizar acima de 10% de média mas é muito volátil. Obrigações, tipo dos clubes também tem um rendimento bruto tipo de 5%, também não é mau de todo. O segredo é diversificar
  7.  # 9

Depois convém diversificar com ativos de evolução inversa, para minimizar as perdas, isso se for mais avesso ao risco.
  8.  # 10

Colocado por: fpacardosoComecei o ano passado e posso dizer que a primeira unidade que comprei do qvde tem lucro de 40%, em dinheiro não é muito mas se tivesse comprados 100unidades já era qualquer coisa.

Lucro ou valorização?
    • Palhava
    • 26 fevereiro 2025 editado

# 11

https://www.deco.proteste.pt/descontos/dinheiro/alves-ribeiro-ppr-banco-invest

Já ouvi dizer que esta aplicação é a que dá mais em Portugal.
  9.  # 12

Colocado por: nielsky
    Lucro ou valorização?

Valorização ou Lucro não realizado digamos assim.
  10.  # 13

Colocado por: jorgferrInvista uma parte num ETF cumulativo que replique o S&P500. Existe há prai 100 anos e tem um rendimento médio de 10%. Certo que as vezes cai como no ano da pandemia onde caiu 20% mas no ano a seguir subiu 30%. Eu tenho na XTB. Pode também investir tipo 10% em Bitcoin, a longo prazo o mais certo é valorizar acima de 10% de média mas é muito volátil. Obrigações, tipo dos clubes também tem um rendimento bruto tipo de 5%, também não é mau de todo. O segredo é diversificar

Boas,

Qual a sua opinião sobre a XTB, relativamente ao mercado de ETF e acções, pelo que percebo não tem comissão de compra nem de vende né?
    Neste momento estou na Trade Republic, mais pelo juros que rendem com o dinheiro a "ordem", tenho também ETF e acções em carteira...é pago 1€ cada compra e venda, só se for automático o investimento é que não paga na compra mas sim na venda...

Tenho andado a ler sobre a XTB e estou tentado em abrir conta para aproveitar os 3.1% nos 3 primeiros meses e talvez transferir a minha carteira para lá e ficar lá a investir, e no fim dos 3 meses voltar a Trade para render neste momento os 2.75% de juros no dinheiro a "ordem".
  11.  # 14

Colocado por: RcrdPrnt

Boas,

Qual a sua opinião sobre a XTB, relativamente ao mercado de ETF e acções, pelo que percebo não tem comissão de compra nem de vende né?
    Neste momento estou na Trade Republic, mais pelo juros que rendem com o dinheiro a "ordem", tenho também ETF e acções em carteira...é pago 1€ cada compra e venda, só se for automático o investimento é que não paga na compra mas sim na venda...

Tenho andado a ler sobre a XTB e estou tentado em abrir conta para aproveitar os 3.1% nos 3 primeiros meses e talvez transferir a minha carteira para lá e ficar lá a investir, e no fim dos 3 meses voltar a Trade para render neste momento os 2.75% de juros no dinheiro a "ordem".
    Na XTB tem comissão se mensalmente comprar ou vender acima de 100 000 euros. Até agora estou satisfeito.
    Concordam com este comentário: Doctor Z
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RcrdPrnt
  12.  # 15

Na xtb como se declaram rendimentos em sede de IRS ?
    Diz de aviso que mais de 69% perdem com a xtb....
      Screenshot_2025-02-27-06-52-41-906_com.android.chrome.jpg
  13.  # 16

Colocado por: callinasNa xtb como se declaram rendimentos em sede de IRS ?
    Diz de aviso que mais de 69% perdem com a xtb....
      Screenshot_2025-02-27-06-52-41-906_com.android.chrome.jpg
    Quando vende declara no IRS. Só tenho etf cumulativo. Cada vez que compro a aplicação calcula ao longo do tempo o lucro/perca de cada compra. Quando vende tem de ver o lucro dessa parte q está a vender, normalmente é FIFO, first in first out.
    Quanto as percas... é preciso entender que a maioria das pessoas quer ganhar dinheiro mas ou acha que são grandes traders e lixam-se no medio prazo ou quando baixa vendem em pânico...daí perderem dinheiro. Investimento em etf e BTC deve ser visto algo a médio/longo prazo
  14.  # 17

69% dos que investem em CFD (Contracts for Difference)
    Não é a mesma coisa que um ETF por exemplo.
    Concordam com este comentário: jorgferr, RcrdPrnt, RUIOLI
  15.  # 18

Aconselho este livro mas o resumo é: compre etf cumulativo que replique o sp500 e mantenha entregas regulares do valor que puder. Faça isso 25 a 30 anos. O juro composto faz o resto da magia
    Concordam com este comentário: RUIOLI
      Screenshot_2025-02-27-08-45-09-119_com.android.chrome.jpg
  16.  # 19

Colocado por: callinasDiz de aviso que mais de 69% perdem com a xtb....

Colocado por: hangas69% dos que investem em CFD (Contracts for Difference)
    Não é a mesma coisa que um ETF por exemplo.

callinas, o aviso fala em CFD como o hangas referiu mas quero só acrescentar que também existem ETF CFD, nesses devemos ter especial atenção.
    É mais simples e seguro investir em ETF ACC (acumulativos) ou seja os lucros são acumulados no valor do ETF em vez de serem depositados na tua conta, com isto não precisas de declarar no IRS o lucro, a não ser que vendas a tua posição.
    ETF CFD é idêntico às ações que distribuem dividendos (lucros). ETF ACC também pode ter empresas que distribuem dividendos mas são acrescentados à tua posição.
    • NLuz
    • 27 fevereiro 2025

# 20

Colocado por: Palhavahttps://www.deco.proteste.pt/descontos/dinheiro/alves-ribeiro-ppr-banco-invest

Já ouvi dizer que esta aplicação é a que dá mais em Portugal.

Sim, é o melhor PPR em Portugal.

Não uso XTBs e aplicações dessas, invisto através do Banco, pois consigo um aconselhamento que não se consegue nessas aplicações.

Fundos de Investimentos e ETfs invisto.
    Tenho um que replica o SP500 mas alavancado e outros que investem em IA, Semicondutores, materiais raros.
    Tem tido uma boa valorização. :)

0.0233 seg. NEW