Iniciar sessão ou registar-se
    • jose b
    • 6 março 2025 editado

# 1

Boa tarde,

Quero isolar termicamente um chão que tem pavimento flutuante e por baixo taco de madeira muito antigo.

O chão é de uma moradia terrea e sinto bastante frio no flutuante.

A minha ideia é retirar o taco antigo, limpar bem e colocar cortiça e depois um isolamento de pavimento XPS com aluminio da Selitac.

O que comprei é de apenas 2.2 mm

Recomendam colocar 2 camadas deste isolamento mas cruzado?

E a ordem correcta é esta: cortiça+ isolamento + isolamento + flutuante

Necessito de colocar alguma tela de polietileno com pelicula de vapor para chão ou o XPS com aluminio já faz essa função?

obrigado
  1.  # 2

e o resto da casa está bem isolada?

se a casa está bem isolada no tecto e nas paredes, com uma caixilharia de jeito e mantendo a casa quente não vejo necessidade de mexer no chão.
  2.  # 3

Coloquei lã mineral na laje do sotão e ajudou a manter.

Nas paredes não tem isolamento e as janelas são duplas de aluminio mas o facto é que no inverno o chão está às vezes a 12ºC ou menos.

Dai que tenha pensado em ajudar com a alteração de chão ...
  3.  # 4

Não sei se mesmo com aquecimento vai conseguir ter o chão quente... Isso é com piso radiante, tirando isso é normal que o pavimento seja o ponto mais frio da casa.

Edit: retiro o que disse. Tenho aquecimento central, casa a 20ºC e o chão está a 18-19ºC (fui medir agora)... Mas sem aquecimento estaria à temperatura que descreve, sim.
    • snoopy
    • 6 março 2025 editado

# 5

Pode sempre optar por AERO-THERM,limita o arrefecimento do pavimento e reduz a capacidade de absorção de calor da superfície.

Aumenta a eficácia do sistema de aquecimento.

Também pode ser utilizado sob piso radiante.
    O pavimento AERO-THERM forma uma superfície compacta e elástica, mesmo com uma espessura de 1 mm,graças às suas propriedades especiais.

Ao integrá-lo nas camadas intermédias de um piso aquecido, o efeito de aquecimento do sistema de aquecimento pode ser aumentado.
    http://en.thermoindustry.com/products/aero-therm-floor
      nahb-finalist.png
  4.  # 6

Bom dia,

Tentei encontrar esse produto AERO-THERM floor mas sem sucesso.

onde se pode comprar cá em Pt?

obrigado
  5.  # 7

Boas, vi as publicações e encontrei esta empresa que fornece em Espanha https://aerotherm.es/
    Não sei se ajuda.
  6.  # 8

Colocado por: jose bTentei encontrar esse produto AERO-THERM floor mas sem sucesso.
    onde se pode comprar cá em Pt?

Veja esta thread que tem la uma pessoa que supostamente tem contacto com alguém que vende o material.

Possivelmente também deverá vender a versao para floor.

Confirme que realmente é algo que vai no sentido do que quer.
    Eu fiquei longe de estar convencido de que o produto tenha resultados minimamente satisfatorios para o preço.

0.0128 seg. NEW