Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: NBA
    O mais bonito da vida é isto mesmo. O que para uns faz sentido para outros não.
    Com o rendimento familiar que tenho e criar 3 filhos não tenho nível de vida para fazer a vossa vida.
    O que eu estranho é que só ouço na TV que o salário médio tem perdido poder de compra facto que posso comprovar. No entanto os vossos comentário vão em contra-ciclo da maioria das famílias portuguesas.
    Se podem gastar então força nisso.
    Só por curiosidade e se quiserem obviamente podem dizer as vossas profissões? E em que escalão de IRS se encontram?

Como é sabido aqui pelo fórum temos dos mais variados estratos sociais, tanto há aquele que faz uma casa com 250m2 com piscina+PRH, como o que se vê à rasca para fazer 80m2 e não passar muito dos 100mil€, como quem apenas consegue pagar a renda de um quarto nos arredores de uma qqr cidade.
    O tema férias para uns é uma necessidade, para outros é um luxo.
    Para uns chega ir acampar para o parque de campismo de Montargil e dar umas braçadas na barragem, para outros o destino fica a mais de 8h de avião num hotel tudo incluído ou num destino qualquer digno de aparecer no Instagram dos milionários.
    Viajar/passear faz bem a todos, cada um dentro da sua realidade.
    Concordam com este comentário: sisu, Matisofi
    • NBA
    • há 13 horas

# 2

Colocado por: VarejoteEste ano vou torrar mais de 17k€ em férias.

Colocado por: TelhadoO ano passado gastei 27k em viagens e este ano já gastei 13k e ainda vou fazer mais duas ou três viagens até ao fim do ano por isso o valor vai para o mesmo do ano passado ou mais.

Estamos em patamares de vida completamente distintos. Peço desculpa pelos meus dois comentários anteriores. Pensava que estava na mesma liga de vocês.
    Pois o meu rendimento líquido no total de 14 meses não chega ao valor que o telhado gasta para férias.
    Não posso e nem devo comparar um Fiat Punto a um Ferrari.
    Remeto-me à minha insignificância e desfrutar das minhas férias cá dentro e com budget controlado.
    Boas férias para todos.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 3

Estamos em patamares de vida completamente distintos. Peço desculpa pelos meus dois comentários anteriores. Pensava que estava na mesma liga de vocês.
    Pois o meu rendimento líquido no total de 14 meses não chega ao valor que o telhado gasta para férias.
    Remeto-me à minha insignificância e desfrutar das minhas férias cá dentro e com budget controlado.
    Boas férias para todos.

Meu caro, dançamos conforme a música, há uns anos não tinha tanta disponibilidade financeira, não gastava tanto em férias como atualmente.

Outro ponto, nunca fiz, nem faria créditos para ir de férias, não há dinheiro, não há palhaço.

A mim faz confusão alguém andar a fazer créditos para ir de férias, juntando a outros créditos em curso.
    É o que é.
  3.  # 4

Colocado por: VarejoteOutro ponto, nunca fiz, nem faria créditos para ir de férias, não há dinheiro, não há palhaço.

Para mim, esta também é regra de ouro!
    Concordam com este comentário: sisu, fpacardoso, JoãoEduardoDias, desofiapedro
  4.  # 5

Colocado por: Jorge_Gonçalves
    Para mim, esta também é regra de ouro!

Quando tinha menos disponibilidade financeira, simplesmente só passava férias no Algarve por exemplo, agora fazer créditos para ir para as Caraíbas? Nunca.
  5.  # 6

Colocado por: NBAEstamos em patamares de vida completamente distintos. Peço desculpa pelos meus dois comentários anteriores. Pensava que estava na mesma liga de vocês.
    Boas férias para todos.

O preço das férias não mede a qualidade delas, e a fase da vida em que nos encontramos tb influência muito o que fazer.

A semana de férias que mais gosto, repito todos os anos, é a que me fica mais em conta, uma semana pelo sul, uma casa em frente à praia e um mar de sopa numa praia com muito espaço. Posso relaxar completamente e brincar com os miúdos o tempo todo sem me preocupar com mais nada. Nem tlm pego.

Outra semana é passada pela terra, com amigos de infância, que normalmente tb se encontram pela zona de férias.

Ficam ambas bem mais baratas que idas ao estrangeiro, com melhores memórias e muuuito mais descanso.
    Concordam com este comentário: setaevra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: setaevra
    • NBA
    • há 13 horas

# 7

Colocado por: VarejoteMeu caro, dançamos conforme a música

A quem o diz tenho 55 anos de idade e foi a vida que me ensinou tudo o que sei.
    Senti da sua parte alguma sobranceria, Se não o foi, então aqui vai as minhas sinceras desculpas.
  6.  # 8

Colocado por: NTORION

O preço das férias não mede a qualidade delas, e a fase da vida em que nos encontramos tb influência muito o que fazer.

A semana de férias que mais gosto, repito todos os anos, é a que me fica mais em conta, uma semana pelo sul, uma casa em frente à praia e um mar de sopa numa praia com muito espaço. Posso relaxar completamente e brincar com os miúdos o tempo todo sem me preocupar com mais nada. Nem tlm pego.

Outra semana é passada pela terra, com amigos de infância, que normalmente tb se encontram pela zona de férias.

Ficam ambas bem mais baratas que idas ao estrangeiro, com melhores memórias e muuuito mais descanso.

Posso fazer várias férias fora em lugares "paradisíacos", mas não prescindo em Agosto, da Semana em Pedras D'el Rei, Tavira, isso é sagrado.
    Concordam com este comentário: NTORION
  7.  # 9

Com o rendimento familiar que tenho e criar 3 filhos não tenho nível de vida para fazer a vossa vida.

Eu também não tenho.. pra mim gastar 1000€ numas férias já me fura o orçamento.. mas percebo que haja quem tenha.. e que mesmo quem não tenha queira ter..
  8.  # 10

O mais bonito da vida é isto mesmo. O que para uns faz sentido para outros não.
    O que eu estranho é que só ouço na TV que o salário médio tem perdido poder de compra facto que posso comprovar. No entanto os vossos comentário vão em contra-ciclo da maioria das famílias portuguesas.
    Se podem gastar então força nisso.
    Só por curiosidade e se quiserem obviamente podem dizer as vossas profissões? E em que escalão de IRS se encontram?

Neste momento sou sócio de três empresas duas em Portugal na área de investimento imobiliário e uma no Brasil na área de padarias.
    Mas estas situações são recentes fui dono de uma empresa durante cerca de 30 anos que vendi.
    Até aos 50 anos trabalhei 12 a 14 horas por dia só parava ao domingo e férias fora isso não parava e isso levou me a estar bem e conseguir ter o que tenho hoje.
    Tenho algum património e consegui dar uma casa a cada filho tenho dois.
    Agora é gozar com a maria enquanto podemos.
    Concordam com este comentário: sisu, Jorge_Gonçalves, Matisofi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBA, desofiapedro
  9.  # 11

Férias não tem a ver com estatuto nem estrato. Sou técnica de RH e não é esta função que me pagam as férias, mas sim a pequena empresa que tenho de limpezas domésticas. Trabalho muito, as férias são o meu pequeno luxo.
  10.  # 12

Colocado por: MatisofiFérias não tem a ver com estatuto nem estrato. Sou técnica de RH e não é esta função que me pagam as férias, mas sim a pequena empresa que tenho de limpezas domésticas. Trabalho muito, as férias são o meu pequeno luxo.

No caso de quem trabalha muito nem considero um luxo mas sim uma necessidade.
  11.  # 13

Até entendo quem faça créditos para férias.
    Já fui mais contra os créditos. Quando usados responsavelmente, são apenas mais uma ferramenta de gestão financeira.
  12.  # 14

Colocado por: rjmsilvaAté entendo quem faça créditos para férias.
    Já fui mais contra os créditos. Quando usados responsavelmente, são apenas mais uma ferramenta de gestão financeira.

Quando falamos em créditos para ir de férias é mais naqueles que não têm poupanças/saldos e sem recorrerem a créditos não conseguem fazer a tal viagem, porque o mês é longo para o que recebem e gastam.

Quem tem economias/saldos, dinheiro aplicado, etc., e como gestão por causa do cashback por exemplo prefere pagar a crédito, nada a dizer.
  13.  # 15

Calma malta, não é preciso discórdia.

Cada um faz as férias que quer e pode, ou nem as faz de todo e as usa para algum biscate em casa, mudar o jardim, etc.

Há quem simplesmente não goste de confusão e o que quer é sossego, tenha 25 ou 65 anos. Há quem não goste de praia, pelo que Algarve não lhe diz nada. Há quem nadar não saiba, pelo que lhe é igual ao litro a água estar a 23 graus ou a 10.

Há quem ache que o ideal é trabalhar muito de novo para gozar mais tarde à grande, quando o reumático já não lhe permite subir ao vulcão.

Há quem queira filhos cedo para ainda desfrutar deles e dos netos com alguma saúde, e quem os prefira tarde na vida para poder gozar doutras coisas enquanto novo, como férias de aventura por exemplo, sem andar a mudar fraldas pelo caminho.

Há quem ache normal contrair crédito para uma casa ou para um carro por serem necessidade, como também há quem ache que as férias são uma necessidade também, tão ou mais importante que casa ou carro.

Há quem ache bué cool viajar para o estrangeiro, e há quem nem fale outra língua além do português e não se sinta confortável fora de portas por causa disso.
    Como também os há, aqueles que passam o ano em viagens de trabalho por esse mundo fora, e o que querem nas férias é passar o tempo na terrinha onde nasceu, no tasco da freguesia ou a ver um jogo das distritais... ou gozar uma semana de sardinadas e churrascadas pelo S. João, ou na semana dos emigrantes, ou no final da taça, etc etc...

Há quem adore passar horas e dias numa road trip por adorar conduzir, e aqueles que têm medo do barco ou do avião...

Há quem saque dias de férias para passar o dia no jardim ou na varanda a ler um bom livro, ou a fazer algum workshop qualquer.

Há quem ache que as férias são para levar os pais a algum lado onde nunca tenham ido por exemplo. Ou para levar os filhos a algum parque de diversões por exemplo...

Há de tudo malta. Não se zanguem. "Sejam amigos!" (como diria um amigo meu).

Boas férias para todos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Jorge_Gonçalves, IronManSousa
  14.  # 16

Já agora, as minhas costumam ser um mix disto tudo. Ultimamente, por ver o avançar da idade de modo mais rápido nos meus pais e sogros, as férias têm sido relacionadas com isso. Levá-los "forçados" a algum sítio de avião. É uma maneira de estarmos uns quantos dias juntos e sem desculpas ou outras coisas na agenda. Há exactamente um mês estavamos a regressar da Madeira. Adoraram...
    Há uns meses subimos o Douro um bocado, Chaves, etc... nunca tinham ido (sendo do Norte!!!).
    Antes tinhamos ido à Alemanha, à terrinha onde a minha mãe emigrou no ínicio dos anos 70. E antes dessa, a Itália durante a Páscoa. Com os sogros, têm sido algo assim também, mas nas Américas.
    E ainda sobra tempo para férias sem eles também.

Depois de saber que viajei e viajo muito de novo, sinto alguma pena saber que os meus pais conhecem certas coisas pela primeira vez aos 70+ anos, por vezes já sem força... ficando coisas por ver por causa disso. A paciência tampouco é a mesma, sobretudo com multidões ou menús de restaurante esquisitos. Poderiam ser mais abertos, mas foi a vida que os moldou assim. Pelo que, a lição que tiro daí, é que não sei se chegarei à idade deles sequer, é aproveitar enquanto se anda por cá.
    O vivido, o viajado, o comido, o desfrutado, é o único que fica comigo até na cova... ou até bater o Alzheimer pelo menos.

O resto... o que é material, hoje é meu, amanhã pode não ser... pode arder, ser roubado, etc... pelo que até disso, o importante não é a coisa em sí, mas as vivências que se têm relacionadas com a casa, o carro, etc...

Até prova em contrário, vida é só uma. E é sempre muito curta a meu ver...
    Concordam com este comentário: sognim
  15.  # 17

Por falar em férias, estão agradados com o hipótese de poder comprar mais dias por ano?
  16.  # 18

Acho que é sempre bom as pessoas terem opções.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  17.  # 19

Colocado por: Casa da HortaPor falar em férias, estão agradados com o hipótese de poder comprar mais dias por ano?

Na Função Pública, as greves já não servem para isso? 🤔
  18.  # 20

Colocado por: Casa da HortaPor falar em férias, estão agradados com o hipótese de poder comprar mais dias por ano?

Bastava que culturalmente estivessemos habituados a pedir licenças sem vencimento.

Se quero gozar 30 dias, mas só tenho 25... bastava que o patrão me pagasse menos 5 dias ao final desse mês. Assim de simples.

Muitas vezes, a malta até se acanha de pedir isso ao patrão... quando por vezes até poderia ser algo bom para ele em épocas de menor volume de trabalho...

Nos USA, nalguns estados, há 0 dias de férias por lei. Isso não significa que não tirem férias. Idem para países onde só têm 10, 12 dias de férias...

Em Portugal o salário é baixo, mas também são 14 meses de salários para 11 meses de trabalho efectivo... daí, que deveriamos sempre falar em valores brutos ao ano, e não em salários mensais...

0.0182 seg. NEW