Iniciar sessão ou registar-se
    • HN77
    • 18 março 2025

# 1

Boa tarde!

Tenho uma situação que já se anda a arrastar há algum tempo, mas gostava de finalmente resolver o assunto.

A minha casa (em Montemor-O-Novo) tem um painel solar com depósito de água, instalado no telhado por cima do quarto principal. O telhado é típico português, inclinado, com telhas, e fizémos obras no mesmo há uns anos para colocar painel sandwich, e trocar as telhas, que já eram bastante antigas.

Tudo muito certo, mas o problema é que a zona onde o painel e o depósito estão implantados tem causado infiltrações, que depois começam a pingar dentro do próprio quarto. Um amigo tentou dar um jeito, vedando as fendas que viu à volta dos pilares, mas com as chuvas das últimas semanas, lá voltam as pingas no quarto.

O que me parece que está a acontecer é que quando há excesso de chuva, a água infiltra-se pela zona dos apoios do painel, e vai escorrendo e infiltrando até passar para a madeira interior. Quando é pouca chuva ou moderada, não há infiltrações (pelo menos que chegue a pingar dentro do quarto), mas com a chuva que tem havido ultimamente, acabam por aparecer.

Gostaria de colocar um isolamento, ou fazer uma impermeabilização mais "profissional", mas não sei até que ponto é que a própria implantação do painel e do depósito não precisam de intervenção. Já pensei contactar uma empresa especializada em impermeabilizações, mas provavelmente vão-me dizer que se tem de refazer alguma coisa antes de pensar em impermeabilizar.

Já pensei pedir à Leroy ou assim para dar uma vista de olhos e fazer um orçamento para resolver o problema, mas já tive dificuldades com eles numas obras na casa da minha mãe em Lisboa, não sei até que ponto será uma opção eficaz.

O que me sugerem que faça? Haverá alguém interessado em fazer ao menos um orçamento? Recordo que a casa é em Montemor-O-Novo. Nem sequer ponho em causa se é uma obra cara ou barata, a prioridade é mesmo resolver o problema de vez :)

Obrigado!
    • SrR
    • 18 março 2025

# 2

Fotos
    • HN77
    • 18 março 2025

# 3

Obrigado! De momento só tenho estas 3 fotos (teria de subir ao telhado para tirar mais), mas creio que dá para ter uma ideia de como é que os pilares estão. Também há uma foto da passagem da mangueira para dentro de casa.

Mais uma vez obrigado!
      IMG-20241119-WA0027.jpg
      IMG-20241119-WA0026.jpg
      IMG-20241128-WA0028.jpg
  1.  # 4

Então não disse acima que o telhado foi trocado por sanduíche?

Essas fotos não são do telhado como está agora, são de como já esteve anteriormente.
  2.  # 5

Na segunda e terceira foto, esse tubo na zona de drenagem da água é o suficiente para criar obstáculo ao correto curso da água e atirar com ela para debaixo da telha em caso de chuva de maior intensidade.
    Uma fixação a um telhado deve ser feita sempre na zona de menor passagem de água, isto é, no topo dos canais de drenagem.
    • HN77
    • 18 março 2025

# 6

Colocado por: ClioIIEntão não disse acima que o telhado foi trocado por sanduíche?

Essas fotos não são do telhado como está agora, são de como já esteve anteriormente.

Peço desculpa, a sanduíche está por baixo, basicamente o que foi feito foi colocar a sanduíche e trocar as telhas. Estas fotos são de final do ano passado (já bem depois dessa obra).
    Obrigado!
    • HN77
    • 18 março 2025

# 7

Colocado por: Vítor MagalhãesNa segunda e terceira foto, esse tubo na zona de drenagem da água é o suficiente para criar obstáculo ao correto curso da água e atirar com ela para debaixo da telha em caso de chuva de maior intensidade.
    Uma fixação a um telhado deve ser feita sempre na zona de menor passagem de água, isto é, no topo dos canais de drenagem.

Obrigado pelo comentário! Sim, faz sentido... Infelizmente esta já era a localização do tubo quando adquiri a casa.
  3.  # 8

Veja se consegue moldar canais de drenagem que contornem as fixações sem correr o risco de desviar a água para debaixo das telhas.
    utilize uma banda impermeabilizante flexível para selar as laterais das telhas nesses pontos. Não ficará com bom aspeto, mas será funcional.

Tipo isto:

https://www.leroymerlin.pt/produtos/fita-autoadesiva-impermeavel-0-3x10-m-vermelho-84573481.html?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=pmax-shopping-ao_construcao_ao_google&utm_content=1p&utm_term=&placement=&gad_source=1&gbraid=0AAAAAoLk9FXMYKI4mxlI_FFIdFJE7CXWb&gclid=Cj0KCQjws-S-BhD2ARIsALssG0a_JzcVUVQNxANyec7EDyaT23z9Em5cQRSQvZxbU5MEloMTUC6czQcaAvqLEALw_wcB
    • HN77
    • 18 março 2025

# 9

Colocado por: Vítor MagalhãesVeja se consegue moldar canais de drenagem que contornem as fixações sem correr o risco de desviar a água para debaixo das telhas.
    utilize uma banda impermeabilizante flexível para selar as laterais das telhas nesses pontos. Não ficará com bom aspeto, mas será funcional.

Ah obrigado pela sugestão! Por acaso nem me tinha lembrado de algo assim, é bem capaz de funcionar :) Sim, a estética não me interessa muito, sendo no sítio que é.

0.0086 seg. NEW