Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, a questão é a seguinte: a minha mãe esteve num processo da divisão de um imóvel em que o mesmo foi doado a ela e ao meu ex-padrasto pelo seus sogros. Recentemente ele disse que vai pagar o valor da minha mãe que é 135 mil €.
    O que acontece, a minha mãe tem quase 60 anos e ganha perto de 1000€ de ordenado, não vai conseguir fazer um crédito sozinha e assim não consegue re-investir numa habitação própria. Assim a nossa ideia é ser eu a fazer um crédito mas sei que assim ela pagará mais valias. Alguém tem uma ideia de quanto ela poderá vir a pagar de mais valias?
    Obrigado.
  2.  # 2

Caso depois a minha mãe mude a sua morada para a minha habitação e ela pague um certo valor por exemplo 30k para amortizar o crédito isso reduzirá o valor das mais valias a pagar por ela? Obrigado…
  3.  # 3

O texto está bastante confuso.
    Em relação ao imóvel 1.
    O ex-companheiro quer-se desfazer da metade que possui.
    E sendo assim decidiram ambos vender o imóvel.
    Mas a Mãe não tem condições de adquirir a metade dele nem comprar nova casa.
    É isso?
  4.  # 4

Colocado por: RAR95amortizar o crédito

Amortizar o crédito do filho não tem redução nas mais valias.
  5.  # 5

Há quantos anos foi a doação?
  6.  # 6

As mais valias são apuradas após a venda do imóvel, amortizar crédito, não é nenhuma venda.
  7.  # 7

Colocado por: PalhavaO texto está bastante confuso.
    Em relação ao imóvel 1.
    O ex-companheiro quer-se desfazer da metade que possui.
    E sendo assim decidiram ambos vender o imóvel.
    Mas a Mãe não tem condições de adquirir a metade dele nem comprar nova casa.
    É isso?

Vou tentar ser mais explícito. A minha mãe era co proprietária de um imóvel com o meu ex-padrasto onde o mesmo foi doada pelos pais dele. Entretanto existiram umas obras para ampliar o referido imóvel. Entretanto ele saiu de casa e meteu um processo contra a minha mãe onde ele afirmava que ela não tinha direito a nada e que ele teria de ficar com 100% do imóvel. Ele perdeu e ficou definido em tribunal que era 50/50. Passado uns tempos ele meteu um novo processo onde desta vez dizia que a casa foi doada aos dois enquanto não tinha sido ampliada e após isso a mesma valia mais pelos seus gastos na remodelação. Desta vez ganhou e a minha mãe ficou obrigada de lhe dar 65 mil euros pelos supostos gastos. A casa valeria 400 mil.

Mais recentemente o advogado da minha mãe ligou-lhe a dizer que a outra parte fez uma proposta de 135 mil para comprar a parte dela, já sem contar os 65 mil que ela ficou obrigada de lhe pagar e que teria 2 meses para sair de casa. Basicamente uma mulher com quase 60 anos a viver no caríssimo Algarve teria de fazer um crédito para arranjar um espaço dela.

E daí surgiu a hipótese de ser eu fazer um crédito com a entrada dela para lhe arranjar um espaço. O problema é que como ela vai doar-me o dinheiro não vai ser ela a investir o dinheiro. E já me falaram que ela pagará uns 35/40 mil de mais valias…

Haverá alguma forma de contornar este problema? É que é demasiado dinheiro…

E curiosamente hoje o advogado da minha mãe ligou-lhe novamente a dizer-lhe a data para irem a um notário e que a outra parte queria dar-lhe os 200 mil para ela depois devolver-lhe os 65 mil do processo. Logo que ouvi isto percebi logo que isto seria uma marosca para ela pagar um valor bem mais alto de mais valias…
  8.  # 8

Colocado por: PalhavaHá quantos anos foi a doação?

Diria que há 15 anos salvo erro.

0.0122 seg. NEW