Colocado por: PalhavaA moradia e o terreno passam a ser um imóvel único.
Colocado por: gil.alvesUi Miquelina…
Por muito boa intenção, entre marido e mulher… …
Se quer dar alguma coisa e não quer “confusões” ajude de outras maneiras e não dê o terreno.
Se der, está dado(!) não haverá “condição” que lhe valha de o terreno ficar para seja quem for.
Dado, está dado!… deixa de ser seu.
Essa doação vai passar a ser “adquiridos”. Logo dos dois, e não só do seu filho.
Se fosse escriturado apenas em nome do seus filho (que não pode, sendo casado com adquiridos) e havendo sido construída uma casa o valor patrimonial do terreno seria adicionado ou descontado ao proprietário inscrito no registo de propriedade (conservatória!).
Imagine que havendo separação o seu filho ficava com a casa.
Aval. do imóvel (casa+terreno): 350 000€
Valor patrimonial do terreno: 50 000€
Divisão por 2: 175 000€
O seu filho já “entregou” 50 000€. Teria de dar à “ex-esposa”, 125 000€
Do mesmo modo se a “ex-esposa” quisesse ficar com a casa teria que entregar ao seu filho 225 000€.
Atenção que seria o valor patrimonial inscrito na conservatória(!).
EDIT: Mas para ser claro. Sendo regime de adquiridos isto não se passa.
É 175 000€ para cada um(!) mas… não invalida de acordos entre partes que mudem esse facto.
Poderão haver mais nuances nestas situações mas o fundamental será isto.
Abr.
Colocado por: Miquelina Alvesem caso de divórcio a casa e o terreno ficar para os netos.
Colocado por: Miquelina AlvesUma situação mais simples que eu não quero fazer seria:
Eles idealizaram a casa sem saberem que quem a ia pagar era eu.
A casa e o terreno serem meus.
Cobrar uma renda simbólica mensalmente a eles.
Mas tinha aqui dois problemas:
1 Cobrar a renda ao meu único filho.
2 O dinheiro que iriam poupar na construção da casa iam gasta-lo noutra coisa provavelmente inútil.
Portanto está solução fica fora de questão.
Quanto a anterior
O terreno foi herdado por mim.
Tem um grande valor sentimental.
Foi nele que eu idealizei a minha casa.
Os meus pais mesmo pagando-o na altura não se quiseram desfazer dele e só veio para mim meia dúzia de anos depois de ter a minha casa feita.
Como para mim já não serve serviria para ele mas em caso de divórcio será um problema.
Eu depois de o dar é para sempre não quero saber mais do terreno mas queria que ficasse para os meus netos ou o meu filho em caso de divórcio.
Os netos têm neste momento 6 e 10 anos eu poderia dar o terreno aos netos, eles fazerem a casa em nome dos meus netos e em caso de divórcio a casa e o terreno ficar para os netos.
Mas será que é possível?
E se o meu filho separar antes dos netos fazerem 18 anos como irá ser?