Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Assim rapidamente:
    230 volts x 10 amperes = 2300 watts = 2,3 kW (vamos arredondar para ~2kW devido a percas)

1h x 2kW = 2kWh

Das 22h às 8h são 10h. Em 10h conseguiria colocar 20kWh, o que é mais do que suficiente em 95% dos meus casos de uso. Assim de repente vejo 3 situações em que eu beneficiaria com carregamentos ligeiramente mais rápidos: (1) Maximizar excedentes do fotovoltaico; (2) Maximizar horário de vazio que é das 00h às 7h; (3) Emergências.

Pelo que ouvi, pela tomada com o EVSE da Tesla só se pode carregar até 13A e se quisesse mais potência teria de comprar o adaptador de 16A ou 32A ("ficha azul" aka tomada CEE), daí as minhas dúvidas.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
    • hangas
    • 14 abril 2025 editado

# 122

Colocado por: Zé MeirinhoQuem já passou por isto ou tem setups semelhantes, que soluções escolheram? Alguma dica ou erro a evitar?

Eu fiz o mesmo trajecto. Primeiro um PHEV, só que o meu EVSE (tb da Mercedes era só se 8A). Durante algum tempo usei apenas isso e uma
    Shelly plug para controlar o carregamento.
    Mas tendo apenas 4.60A mono, no tinha regulado no carro para estar a 6A e gerir com o resto da casa, ACs etc, principalmente de inverno.

Optei instalar então a V2C mais pela gestão dinâmica, quer do limite da potência, quer pela gestão do excedente solar.

Ainda assim instalei uma ficha CE como backup ou se for necessário carregar o segundo VE numa situação qq.

O conforto da gestão dinâmica vale o custo. Ainda para mais agora que o PHEV tb passou BEV e fica muito mais horas a carregar.

Quanto à instalação, foi passado um cabo 3G6 tirado do barramento de um quadro parcial da garagem, protegido a montante com 32A e depois no quadro parcial um diferencial tipo A e um disjuntor para o V2C e outro para a ficha CE. Tudo com
    2 polos
      IMG_0622.jpeg
  2.  # 123

Estou em vias de comprar um Audi e-tron 55 usado, cerca de 60mil kms, baterias a 97%, por um valor bastante interessante.
    É o primeiro elétrico em casa e não tenho instalação para tal.

É uma moradia em banda, instalação elétrica normalíssima com 6.9kVA contratados.
    Tenho quadro parcial na garagem. Queria saber quais as melhores opções para carregar o carro e que sejam economicamente interessantes. Alguém me pode ilucidar sobre isto?

Já agora, sobre o e-Tron, se alguém tiver algum tipo de feedback também agradeço.
  3.  # 124

Colocado por: Zé MeirinhoPelo que ouvi, pela tomada com o EVSE da Tesla só se pode carregar até 13A e se quisesse mais potência teria de comprar o adaptador de 16A ou 32A ("ficha azul" aka tomada CEE), daí as minhas dúvidas.

Está correto, eu só instalei a tomada CEE de 16A para ter uma instalação dedicada e porque tinha o adaptador, antes estava a carregar numa tomada schuko a 13A e era mais que suficiente.
  4.  # 125

Colocado por: ricardofcorreiaEstou em vias de comprar um Audi e-tron 55 usado, cerca de 60mil kms, baterias a 97%, por um valor bastante interessante.
    É o primeiro elétrico em casa e não tenho instalação para tal.

É uma moradia em banda, instalação elétrica normalíssima com 6.9kVA contratados.
    Tenho quadro parcial na garagem. Queria saber quais as melhores opções para carregar o carro e que sejam economicamente interessantes. Alguém me pode ilucidar sobre isto?

Já agora, sobre o e-Tron, se alguém tiver algum tipo de feedback também agradeço.

Quantos Km faz diariamente?
  5.  # 126

Colocado por: ricardofcorreiaJá agora, sobre o e-Tron, se alguém tiver algum tipo de feedback também agradeço.
    Não é dos mais eficientes.
  6.  # 127

Colocado por: brunoaMas no final acabei por colocar uma wallbox V2C com balanceamento de carga

Muito obrigado pela partilha, tenho visto vários utilizadores com essa solução. Para eu ter uma ideia de valores, quanto custou o equipamento + instalação?
    Colocado por: fpacardosoO problema pode ter sido essa tomada inteligente, não é o ideal para estar sempre a levar uma 10A constantes.
    No meu caso instalei uma tomada CEE 16A com cabo de 6mm e um disjuntor dedicado de 16A mesmo ao lado do quadro principal.

Em teoria, estaria à espera que a tomada inteligente cumprisse com a corrente indicada. Mas a chave aqui pode ser tido a carga "constante" de facto.
    a

Como não tenho o adaptador CEE nem instalação apropriada (cablagem <2.5mm²), a ter de adquirir o adaptador, iria garantir logo o de 32A e tratar da respectiva cablagem necessária. Se já tivesse adaptador CEE 16A, tinha feito o mesmo.
  7.  # 128

Esse tipo de tomadas inteligentes aguentam essa carga apenas em pico, com o tempo começam a ceder. Se abrir a tomada vai ver que por dentro está pior.
    Se tiver que comprar um carregador portátil mais o adaptador de 32A já fica acima dos 200€ é ver se existe outras opções.
    Pessoalmente acho que o carregador portátil (da Tesla ou não) dá sempre jeito, quando vamos de férias pode dar para carregar no destino e escusa de andar a carregar num posto publico.
  8.  # 129

Colocado por: hangasOptei instalar então a V2C mais pela gestão dinâmica, quer do limite da potência, quer pela gestão do excedente solar.

Ainda assim instalei uma ficha CE como backup ou se for necessário carregar o segundo VE numa situação qq.

Vejo que a wallbox V2C é algo consensual.

Colocado por: hangasQuanto à instalação, foi passado um cabo 3G6 tirado do barramento de um quadro parcial da garagem, protegido a montante com 32A e depois no quadro parcial um diferencial tipo A e um disjuntor para o V2C e outro para a ficha CE. Tudo com 2 polos

Não tinha pensado em colocar as 2 opções, mas para um projecto de raíz, agora que vejo essa foto, acho que faz todo o sentido. Muito obrigado pela partilha.
    Para que valores iria uma brincadeira dessas, chave na mão?
  9.  # 130

Colocado por: fpacardosoPessoalmente acho que o carregador portátil (da Tesla ou não) dá sempre jeito

Quando tinha o MY, não veio com o carregador portátil. Apenas o Type 2. Mas já ouvi o contrário.
    Para carro de inventário, isto é um extra que é preciso adquirir ou é melhor aguardar para ver?
  10.  # 131

Se carregar em casa precisa de uma solução que pode ser simplesmente o carregador portátil. O cabo tipo 2 precisa de ser ligado a um carregador...
  11.  # 132

Colocado por: Zé Meirinho
    Quando tinha o MY, não veio com o carregador portátil. Apenas o Type 2. Mas já ouvi o contrário.
    Para carro de inventário, isto é um extra que é preciso adquirir ou é melhor aguardar para ver?

Passou a ser um extra em todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  12.  # 133

Colocado por: pcspinheiroSe carregar em casa precisa de uma solução que pode ser simplesmente o carregador portátil. O cabo tipo 2 precisa de ser ligado a um carregador...

Sim, na altura carregava sempre fora de casa.
  13.  # 134

Colocado por: Zé Meirinho
    Muito obrigado pela partilha, tenho visto vários utilizadores com essa solução. Para eu ter uma ideia de valores, quanto custou o equipamento + instalação?

Sendo trifásico tanto o equipamento como a instalação é um pouco mais cara. Ficou por 625 euros a V2C e 350 euros a instalação e restante material.
  14.  # 135

Mil euros ainda é puxadote.
    Concordam com este comentário: fpacardoso, AiOGajo
  15.  # 136

Um carregador portátil trifásico bom anda pelos 350 euros. A instalação da tomada tinha o mesmo preço, pelo que a diferença de 275 no preço final é paga em 3 anos pelo não aumento da potencia contratada. A somar a isso há a conveniência do balanceamento de carga e integração com fotovoltaico
  16.  # 137

Colocado por: Zé MeirinhoPara que valores iria uma brincadeira dessas, chave na mão?

O V2C (monofásico) ficou na altura por 550Eur. O restante material (cabo 6mm, disjuntores, caixa quadro, tomada, tubo VD, etc) deve ter rondado os 100 e pcs euros. A instalação foi feita por mim.
  17.  # 138

Colocado por: brunoaUm carregador portátil trifásico bom anda pelos 350 euros. A instalação da tomada tinha o mesmo preço, pelo que a diferença de 275 no preço final é paga em 3 anos pelo não aumento da potencia contratada. A somar a isso há a conveniência do balanceamento de carga e integração com fotovoltaico

O carregador está dentro do carro. Os EVSE não são carregadores... :)

Eles só são responsáveis por comunicar ao carro qual a velocidade que pode retirar e protege-lo contra picos de corrente.

Eles só possuem essas duas funções primordiais e tudo o resto é feito pelo carro, por isso referir "bom" é relativo pois os EVSE são basicamente extensões elétricas glorificadas, onde aliás o maior custo deles é o comprimento do cabo...
    Concordam com este comentário: argo, mafgod, fpacardoso
  18.  # 139

Quando me refiro ao bom (que não foi a melhor expressão) diz respeito a ter funções extra como definir limites de carga ou conectividade.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  19.  # 140

Não sei em relação a outras marcas, porque este é o meu primeiro VE, mas se for Tesla consegues definir limites de carga, potencia e horários tudo no carro ou na app.

0.0394 seg. NEW