Colocado por: rjmsilva
Quantos Km faz diariamente?
Colocado por: ricardofcorreia
Cerca de 60kms diários.
Colocado por: Zé Meirinho
Muito obrigado pela partilha, tenho visto vários utilizadores com essa solução. Para eu ter uma ideia de valores, quanto custou o equipamento + instalação?
Colocado por: brunoaQuando me refiro ao bom (que não foi a melhor expressão) diz respeito a ter funções extra como definir limites de carga ou conectividade.
Colocado por: AiOGajoMas geralmente essa gestão o carro também a consegue fazer,
Colocado por: nsfTambém tenho uma wallbox v2c
Colocado por: hangas
Não é a mesma coisa. Os carros geralmente só permitem definir um limite fixo de potência e agendar a carga.
Uma wallbox para além disso consegue fazer gestão dinâmica da potência, definir perfis de utilização (bi horário, solar, etc).
Colocado por: Zé MeirinhoSe a grande mais valia da wallbox é a gestão de consumos, porque não fazê-lo com tomada + shelly?Nao é aconselhável desligar à bruta a energia. A maioria (talvez todos?) os carros têm uma corrende mínima de carga, e têm tambem um setup time para começar a carregar (tempo de comunicaçao entre o EVSE e o carregados do carro em que são negociadas as capacidades, etc), que na prática faz com que o carro so comece a carregar uns segundos após se ligar o carregador. O mesmo acontece no final da carga, fazendo, por exemplo com que, caso a alimentação seja interrompida à bruta sem esta negociação final, o EVSE entre em modo de segurança (nao permite iniciar carregamento até ser fisicamente desligado tanto do carro como da tomada. O controlo dimâmico é mais do que On-Off, permite por exemplo reduzir de 16A para 6A se a bomba de calor arrancar (e manter o consumo da rede dentro da potencia contratada), ou aumentar de 10A para 16A se houver excedente solar, e voltar a reduzir se deixar de haver, sem haver corte abrupto do carregamento.
Colocado por: Zé MeirinhoSe a grande mais valia da wallbox é a gestão de consumos, porque não fazê-lo com tomada + shelly? Por exemplo, tenho um shelly com pinças a aplicar no quadro, poderia criar uma condição em que o shelly da tomada para o carro ligaria se o consumo "do quadro" for < a X.
Colocado por: AiOGajoWallbox é a marca e encontras por exemplo a pulsar (a simples) que se não estou em erro, não permitia fazer gestão de potência.
Colocado por: Zé Meirinho
Se a grande mais valia da wallbox é a gestão de consumos, porque não fazê-lo com tomada + shelly? Por exemplo, tenho um shelly com pinças a aplicar no quadro, poderia criar uma condição em que o shelly da tomada para o carro ligaria se o consumo "do quadro" for < a X.
Colocado por: pcspinheiroMesmo só com o EVSE do Leaf (o Tesla não trouxe)
Colocado por: fpacardosoPassou a ser um extra em todos.
Colocado por: pcspinheiroe devagar com as janelas abertas faz um "chiar" tipo borracha com borracha a cada volta da roda
Colocado por: Zé MeirinhoSendo assim, não vou fazer conta com ele. Ou é totoloto e uns recebem, outros não?Já não vem de série.
Colocado por: Zé MeirinhoEsse barulho é terrível. Estamos a falar dum carro adquirido com0 kme que pelos vistos tem esse problema desde o primeiro dia que lhe pegou! Aperte com a Tesla.