Colocado por: ClioIIQuanto ao carregamento, ainda estou a tratar da instalação e não vou conseguir terminar esta semana, pois estou à espera de diferenciais que estavam sem stock. Mas já sei que carrega e não se queixa da qualidade da ligação de terra.Para carregares em monofásico, uma simples tomada de qualidade é suficiente (a tomada já deverá estar num circuito protegido por diferencial e um disjuntor).
Colocado por: ClioIIAlguma recomendação de um EVSE?
Colocado por: ClioIITerça-feira fui buscar o meu primeiro elétrico, um Zoe 50 de 2022 com 70kkm.
O primeiro impacto tem sido positivo, com o carro muito ágil e fácil de conduzir e, especialmente, silencioso.
De resto, a habituação inicial é fácil. Ser elétrico não me faz diferença nenhuma, e também já tinha alguma experiência em carros sem transmissão manual. A panóplia de menuzinhos e opçõezinhas é que ainda está por descobrir.
Quanto ao carregamento, ainda estou a tratar da instalação e não vou conseguir terminar esta semana, pois estou à espera de diferenciais que estavam sem stock. Mas já sei que carrega e não se queixa da qualidade da ligação de terra.
Agora quero ver se compro um EVSE para ficar na garagem.
Acho curioso como parece que se compra um EVSE portátil jeitoso por 120€ na Amazon, mas se for para fixar na parede custa o dobro sem mais valia aparente.
Alguma recomendação de um EVSE?
Colocado por: MLopes_Felizmente, (e contra todas as previsões desse grupo), em 4 anos de utilização, nunca tive um único problema com este carregador.Idem, mas há praticamente 12 anos, mesmas tomadas e a praticamente sempre a 16A.
Colocado por: ClioIIAlguma recomendação de um EVSE?
Colocado por: tgferreiraPosto este enorme testamento: está-me a faltar alguma hipótese óbvia? E o que fariam?
Colocado por: tgferreiraBem, está na altura de despachar a minha pouco fiável Volvo V6 D6 e passar para um 100% eléctrico. Adoro a carrinha e é o carro perfeito, não fosse principalmente pela falta de fiabilidade (e claro que gostava de fazer mais uns kms em modo eléctrico).
Como tenho páineis solares, conseguiria andar a custo zero na maior parte do tempo porque posso carregar durante o dia. No geral uma autonomia de uns 50-70km é suficiente mas duas ou três vezes por mês faço viagens maiores com alguma pressa (por exemplo, 250km para cada lado).
Queria gastar idealmente até 25k mas até era capaz de esticar aos 30k se valesse mesmo a pena. Prezo conforto, capacidade de carga e a parte imatura em mim gosta da potência (estou mal habituado com a Volvo).
Vamos às hipóteses:
O que sempre quis há muitos anos: Tesla Model S: lá capacidade de carga tem e deve ser um carro confortável. Só que dentro do meu budget, teria que ir para algo já antigo e perco em fiabilidade por ser mais velho. Além de que, sendo um carro de maior luxo, as reparações devem ser a condizer. Finalmente, há uma parte de mim que gostava de evitar Tesla (embora haja outra parte a dizer que acaba por ser a escolha mais sensata);
Seguindo com Tesla, o M3: imensos no mercado portanto muita peça e muita gente a poder mexer. Os defeitos prendem-se com a falta de conforto e acima de tudo com o facto da aberta da mala ser tipo sedan e não hatchback. Não fosse isto, estava escolhido. Além de que apanho imensos no meu budget.
Para resolver a questão da carga, há o MY. Só que além de serem mais caros, os relatos que vejo apontam para uma dinâmica de condução "mais banheira". Potência tem, capacidade de carga também que chega e sobra.
Seguindo para outras marcas: Polestar 2, provavelmente na versão long range e dual motor. Fico com uma capacidade de carga parecida à que tenho agora e mantenho-me dentro do ecossistema sueco. Peca pela fiabilidade. Curiosamente, há muito poucos com os bancos em pele e ventilados (um extra que gostava).
Depois tenho os Ioniq 5 (maior carga) e Kia EV6 (melhor aspecto e mais divertido). O truque seria apanhar numa versão AWD mas cumpririam com todos os requisitos. Contudo, aparentemente também pecam ligeiramente em fiabilidade (mais o Ioniq).
E para finalizar, também acho alguma piada ao Toyota Bz4x mas acho que há poucos e sinceramente não tenho grande informação.
Finalmente, tenho outra hipótese maluca: deixar-me de maluqueiras e passar para uma Volvo antiga (p.e. V70 a GPL) mas ia continuar a gastar uns 200 euros de combustível por mês, mais manutenção e as dores de cabeça de um carro a combustão.
Posto este enorme testamento: está-me a faltar alguma hipótese óbvia? E o que fariam?
Colocado por: ricardoantunesOs consumos não tem nada a ver com o M3HL mas acho o carro melhor em quase tudo,
Colocado por: jfsmoreira
Os valores tb sao outros :)
Colocado por: jfsmoreiraCarambas... não estou bem a ver preços, mas tneho ideia que a grande maioria do M3HL que se vendem são os de 36k€ e os polestar devem começar 10k acima disso...penso eu.
10K é muita fruta.
DEpois, o incentivo encaixa no M3, mas já não encaixa no polestar.
Pessoalmente tb prefiro, e de longe, o polesatar, mas não estamos a comparar produtos iguais, tanto em termos de preço, como de qualidade!
Colocado por: ricardoantunesConvem comparar alhos com alhos.
se for o M3HL dual motor (400cv~ AWD) com o Polestar 2 LRDM (408 cv AWD) custam ambos por volta dos 60k
As versões mais básicas andam por menos de 40k em ambos
Colocado por: ricardoantunesEu comprei um Polestar 2 LRDM de 2021 e estou super satisfeito