Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Não aceito à partida o voto no XCh porque o seu líder é um Falso Profeta, discípulo de Lúcifer.
    Para além disso não consigo aceitar que nos tempos de hoje haja gente racista.

E grande parte dos meus conhecidos que votam nesse partido são pessoas bem colocadas, com dinheiro. E até emigrados no estrangeiro!
  2.  # 482

Colocado por: PalhavaE não papava criancinhas ao pequeno almoço, já agora, fica com a curiosidade satisfeita.

Você é doentio. Procure ajuda.

Colocado por: PalhavaE grande parte dos meus conhecidos que votam nesse partido são pessoas bem colocadas, com dinheiro. E até emigrados no estrangeiro!

Agora tenho a certeza que vive numa bolha burguesa, sem real noção do que se passa à sua volta.
  3.  # 483

Colocado por: spvaleo país muda de rumo

O rumo é e será o mesmo.

Seremos sempre um país pobre a viver acima das suas possibilidades.

Estamos vendidos ao investimento estrangeiro.

Não há produção de riqueza.

O que há já está orientado para sair.

Não há volta a dar.

E será sempre a descer, com perda de direitos e empobrecimento da população.

A acrescentar à falta de segurança crescente e lentidão crónica da justiça ⚖️.
  4.  # 484

Colocado por: NostradamusAgora tenho a certeza que vive numa bolha burguesa, sem real noção do que se passa à sua volta.

Thank God!

----
    De resto a populaça, a grei... Vota neles baseada no preconceito, na vingança, na inveja pelo subsídio.
    E, last but not least, querem ver "espectáculo" no Parlamento.
  5.  # 485

Neste contexto,

Como será o Presidente Gouveia e Melo?
  6.  # 486

Colocado por: NostradamusProcure ajuda.

Da maneira como se referiu à "tipa" acho que considera as pessoas de esquerda como bichos 🪲 repulsivos ou algo do género.
  7.  # 487

Colocado por: NostradamusPreconceitos e sem noção das coisas? Eu ao contrario de si compreendo e aceito quem vote no Chega.

Compreender ninguem e obrigado, mas uma coisa que tem falhado nos ultimos anos e aceitar.

Ontem foi a mesma lenga lenga, hoje continua igual. Existe uma enorme preocupacao mais uma vez eu criticar e adjetivar o eleitorado do Chega. As eleicoes vao passando, o Chega cresce cada vez mais, mas o discurso e atitude nao mudam. Existe uma parte da politica que continua simplesmente a achar que o Chega e o seu eleitorado nao tem razao de existir.

Por isso e que temos duas eleicoes onde a abstencao ficar em niveis recorde, invertendo uma tendencia de decadas, e ha quem veja isto como um sinal de que a democracia esta em perigo.

Continuem, que nas proximas eleicoes pode ser o PSD no caminho do PS
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  8.  # 488

Colocado por: dmanteigasN Miguel, temos ha anos um conhecido humorista (RAP) que diz que vota PCP mas nao os quer a governar.
    Nao e assim tao dificil de perceber as motivacoes do voto.
    A esmagadora maioria das pessoas nao vota na solucao ideal. Vota na solucao menos ma, ou para impedir A ou B de governar. Ou para levar C a influenciar a governacao.

E então?
    Se é para influenciar, é para influenciar duma determinada forma, com a qual me identifico. Não me venha com tretas.
    Votar noutro para tirar força a um partido, ainda é naquela. Votar por exclusão de partes? OK... Agora, se tem 20 e tal partidos, não me venha dizer que se voto no B, só para que o A não tenha força... o facto de escolher o B em detrimento do C, do D, E, etc... não é uma escolha também? Enfim...
  9.  # 489

O RAP é um indivíduo que é um bom humorista. Realmente é-o.
    E devia ficar-se por aí.
    É como os actores que começam a cantar. Normalmente nunca sai coisa boa.
  10.  # 490

Colocado por: dmanteigasJa sabemos que nos proximos tempos, vamos ter 1 milhao e 400 mil pessoas que sao xenofobos, racistas ou mulheres machistas.
    N Miguel, essa caracterizacao foi o que levou onde estamos hoje.
    Foi chegarmos a um ponto onde pessoas como eu, que defendem uma politica de imigracao mais restrita como foi sempre a norma em Portugal, passarem a ser considerados xenofobos.

O que muita gente precisa de perceber e que as palavras tem poder. Por exemplo... se eu chamo o Chega de fascistas, qual e o adjetivo que utilizo para caracterizar o Ergue-te? E se eu considero os nacionalistas neo-nazis, entao o que chamo aos que queimavam judeus em camaras de gas?

É você que mete 1,4M de eleitores todos no mesmo saco e lhes cola um rótulo.
    Eu tampouco gasto as palavras à toa.

Dei-lhe um exemplo há umas páginas atrás...
    Quando um user aqui catalogou os emigrantes como "pessoas porcas" que "é preciso limpar".
    Nesse caso, não tenho problema algum em usar o adjectivo que caracteriza aqueles que usam a xenofobia generalizando um grupo de pessoas.

Idem para as mulheres machistas. Existem. Não faço ideia quantas serão. Certamente não serão todas as mulheres que segundo outro user aumentaram entre os eleitores Chega. Poderão ser algumas contudo.

Quem precisa de meter todos em sacos não sou eu.
    Eu não faço ideia o que motivou um eleitor a votar no Chega, como não sei o que levou o eleitor a votar noutro partido qualquer. O que mencionei atrás, é que apesar de tudo, a comichão que aquele discurso populista poderia causar, não é suficiente para demover uma fatia grande da população a votar nesse partido.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, AMG1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  11.  # 491

Colocado por: N Miguel OliveiraVotar noutro para tirar força a um partido, ainda é naquela. Votar por exclusão de partes? OK... Agora, se tem 20 e tal partidos, não me venha dizer que se voto no B, só para que o A não tenha força... o facto de escolher o B em detrimento do C, do D, E, etc... não é uma escolha também? Enfim...

O N Miguel conhece um fenomeno chamado de voto util?
    Por exemplo... sabe que eu em Viseu se votar em qualquer partido que nao PS, PSD ou Chega estou a mandar o meu voto para o lixo?
    Entao eu quando vou votar, que opcao tenho... mandar um voto ou lixo, ou votar num partido que nao quero a governar mas apenas por exclusao de partes? E que escolha tenho eu, se dentro de 20 partidos o meu voto so faz sentido em 3? E ha quanto tempo se discute esta problematica, e ha quanto tempo se escolhe nao fazer nada quanto a isto?

E o voto no PAN por exemplo, o N Miguel ja percebe? Alguem votar apenas porque quer mais direitos para os animais? Ou acha que votam PAN porque querem ver o Rex a ministro dos animais de estimacao num futuro governo da republica?
    Tem que largar esse habito de querer julgar os votos dos outros. Os votos dos outros aceitam-se pelos mais varios motivos. Desconfio que a grande maioria dos votos nao sao para escolher quem se quer a governar, como meti acima. Se quer continuar sem perceber... bem, pode entrar para o mesmo barco do Bloco de Esquerda.

Colocado por: N Miguel OliveiraÉ você que mete 1,4M de eleitores todos no mesmo saco e lhes cola um rótulo.
    Eu tampouco gasto as palavras à toa.

Eu??? Oh N Miguel, vamos la... tenho a certeza que nao vive numa caverna sem acesso a internet.
    Ha um ano atras nesta altura o consenso da opiniao publicada e que Portugal tinha 1 milhao de racistas xenofobos, saudosistas do Salazar.

Eu e que sempre disse que o eleitorado do Chega e extremamente heterogeneo. Tem de tudo, incluindo os racistas xenofobos e saudosistas do Salazar. Como os ha no PSD, no PS, no CDS... e ate nos partidos de extrema esquerda com o seu racismo paternalista.

Colocado por: N Miguel OliveiraO que mencionei atrás, é que apesar de tudo, a comichão que aquele discurso populista poderia causar, não é suficiente para demover uma fatia grande da população a votar nesse partido.

E ja tivemos esta discussao 'N' vezes. Existem muitos motivos validos para nao votar em nenhum partido. O N Miguel tem que perceber que o que lhe causa mais comichao a si, pode causar menos comichao a outros.
    A mim causa-me uma comichao enorme o reinado do Socrates e por isso nunca na vida votarei PS sob pretexto nenhum. Principalmente quando a tralha socratica continua toda la e foi trazida de volta pelo Costa, sendo ate o seu funeral (cof Escaria cof). Nao me vai ver aqui a fazer o que tem feito varias vezes, que e questionar porque motivo alguem consegue votar PS apesar de o PS ser o partido que permitiu a um militante seu chegar ao mais alto cargo executivo da nacao onde nos roubou a todos.
  12.  # 492

Bem, a azia por aqui continua alta.. vim só ver
  13.  # 493

Colocado por: xiripitiBem, a azia por aqui continua alta.. vim só ver

Yah

E não vale a pena sofrer por uma causa perdida.

Conselho:
    Continuem a receber subsídio, a receber a bolsa universitária mesmo que tenham posses, a fugir aos impostos e a não passar factura.
    É isso.
    Porque àquilo que não podemos fugir, já é mais do que o bastante.
  14.  # 494

Colocado por: dmanteigasO N Miguel conhece um fenomeno chamado de voto util?
    Por exemplo... sabe que eu em Viseu se votar em qualquer partido que nao PS, PSD ou Chega estou a mandar o meu voto para o lixo?
    Entao eu quando vou votar, que opcao tenho... mandar um voto ou lixo, ou votar num partido que nao quero a governar mas apenas por exclusao de partes? E que escolha tenho eu, se dentro de 20 partidos o meu voto so faz sentido em 3? E ha quanto tempo se discute esta problematica, e ha quanto tempo se escolhe nao fazer nada quanto a isto?

Totalmente de acordo.
    Aliás, é um tema em que toco bastante.
    Até lhe digo mais, eu já votei em 4 circulos diferentes, com 40, 19, 2 e 2 deputados. Pelo que além de concordar consigo, bem sei que não voto igual em função de onde moro... precisamente por isso.

Mas o que lhe estou a dizer não é isso.
    O que lhe digo, é que você mesmo votando noutro que não é o seu favorito, tem uma escolha a fazer. E no caso do Chega, vejo que essa escolha não é posta em causa por uma eventual comichão pelo discurso populista.
  15.  # 495

Colocado por: dmanteigasTem que largar esse habito de querer julgar os votos dos outros.

Fonix.
    Eu não sei o que interpreta do que escrevo...
    Quando logo depois, me vem colar à estupidez que faz o BE, ou que o consenso generalizado é que os votantes do Chega são assim ou assado... quando lhe acabo de escrever o contrário. Eu vejo que haverá os mais diversos motivos ao votar, seja em que partido fôr, incluindo o Chega.

No limite, até votar branco, não votar de todo, é uma escolha.
  16.  # 496

Colocado por: dmanteigasO N Miguel tem que perceber que o que lhe causa mais comichao a si, pode causar menos comichao a outros.

Caramba. Agora que veio com o RAP, relembro que já há um ano que lhe disse que você é como aquele scketch do tipo que começa todas as frases por "não" mesmo quando está a concordar com o que se está a dizer.

Pois, sobre a comichão, é precisamente isso que estou a dizer à N de comentários. Haverá a quem lhe faça mais ou menos comichão, ou até nenhuma mesmo, e não veja nenhum problema neste tipo de discurso.
    Do mesmíssimo modo como alguns (muitas vezes até são os mesmos), que vêem que o problema está todo ele concentrado num ou noutro tema e não saiam disso.
  17.  # 497

Colocado por: dmanteigasNao me vai ver aqui a fazer o que tem feito varias vezes, que e questionar porque motivo alguem consegue votar PS apesar de

Claramente ou eu escrevo muito mal, ou você tem um chip diferente ao ler o que escrevo, ou ambas as coisas.

Eu não questiono o que cada um acha ao votar.
    O que perguntei atrás, e disse-o do modo mais sincero que consigo, é o que vêem no Chega, que eu não vislumbro. Fi-lo diversas vezes, e fiquei sem resposta. À excepção dum video que um user partilhou onde se repetiu 10x que são anti-sistema sem desenvolver, que me deixou na mesma.

Quanto ao PS, concordo consigo.
    E não é só o PS.
    • reg
    • há 13 horas

# 498

Colocado por: spvaleNão querendo já mandar mandar foguetes mas grande vitória da direita, principalmente do CHEGA

Não existe nenhuma vitória da direita porque o Montenegro prefere o PS a viabilizar o governo, ao meu ver isso vai sair lhe muito caro nas próximas eleições a não ser que tudo corra muito bem o que não é provável
  18.  # 499

Colocado por: reg

Não existe nenhuma vitória da direita porque o Montenegro prefere o PS a viabilizar o governo, ao meu ver isso vai sair lhe muito caro nas próximas eleições a não ser que tudo corra muito bem o que não é provável

Depende, se optar por medidas/reformas estruturais e o país concordar o CHEGA até pode reduzir e AD ganhar maioria absoluta...
    Agora o que vejo é deixar passar o 1/2 ano orçamento de estado vem nova polémica e o governo cai, quem mais ganha nesse cenário? CHEGA claro
    • reg
    • há 13 horas

# 500

Colocado por: rod_2000
    A constituição da guiana brasileira? (basta pesquisarem este termo na net)

O que eu estive a reparar é o aumento substancial de mulheres no Chega. Acusar mulheres de misoginia vai ser interessante.

O que me mais chateia é virem bonecos do tipo Leitão a dizer que não se deve mexer na constituição sem o PS como se a construção fosse a propriedade dos mesmos

0.0924 seg. NEW