Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Carvai
    Meu caro, tem obrigação de saber mais que a maioria do pessoal aqui do Forum. Afinal os jovens masculinos da nossa geração eram a linha da frente de todos os radicalismos tipo MRPP e quejandos. A linguagem é um pouco diferente mas os princípios são os mesmos. Já as nossas miúdas eram mais "calminhas".


    Eu nunca fui grande adepto de radicalismos, nem enquanto jovem. Quanto ao MRPP, creio que quem por lá andou se achava de esquerda, mas eu por essa altura nem sequer cá estava, portanto não sei.
    De qualquer modo, o que me causa algum espanto nem é o facto de haver mais homens a votar na extrema direita do que mulheres, mas a proporção entre uns e outros, ainda por cima entre os mais jovens.
    Depois, o facto de ser o segundo país europeu onde essa diferença é maior, confesso que me surpreende ainda mais.
  2.  # 2

    Colocado por: novo
    Primeiramente quem fez esse estudo, ou quem divulgou o mesmo, deveria clarificar o que é extrema-direita.
    Para a comunicação social tudo o que pense diferente da esquerda, é considerado extrema-direita.
    No entanto a extrema-esquerda não existe, nunca vi tal expressão numa notícia ou estudo sobre política.


    Sabe que essa ideia de culpar o mensageiro, sempre que não nos agrada a mensagem, não é mesmo nada inovadora.
    É claro que eu não conheço o estudo, para além do que vem na notícia, mas o que estava em causa era o voto dos jovens na extrema direita e não na extrema esquerda. Provavelmente aí será ao contrario, não faço a minima ideia, mas até seria interessante saber. Contudo, a questão mantém-se e como parece conhecedor da matéria, não quer fazer avançar com uma explicação?
    • reg
    • há 3 dias

     # 3

    Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto à xenofobia, reservo o termo para exemplos como o de há bocado do "pessoas sujas, é preciso limpar"...


    O N Miguel Oliveira vê xenofobia em todo o lado
    • reg
    • há 3 dias

     # 4

    Colocado por: novo
    Ahahah quais medidas de contenção?
    A via verde que ele elogiou e diz manter com os países da CPLP, essa contenção então é top!

    E ainda foi para o Brasil dizer que precisamos de muitos mais imigrantes brasileiros.
    Sabe como funciona os vistos CPLP?


    mais escravos sff
    • reg
    • há 3 dias

     # 5

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Já por aqui quem não vai à bola com o Chega é porque tem "ideias de esquerda"... parece-me.


    hmm não sei não, segundo o Rui Rocha, Chega é de esquerda
  3.  # 6

    Colocado por: regO N Miguel Oliveira vê xenofobia em todo o lado

    Você é que veio com a das "pessoas porcas" que "é preciso limpar"...
    Imagino que não se estava a referir aos seus concidadãos que abusam do sistema... E se estava, perdeu a oportunidade de esclarecer quando lhe perguntei.
  4.  # 7

    Colocado por: reghmm não sei não, segundo o Rui Rocha, Chega é de esquerda


    Outra vez arroz? O Chega dispara para qualquer lado. Tem propostas fiscais/economicas, que mais parecem do PCP. É um risco que se corre...

    De resto, o próprio Chega pediu para não ficar na estrema direita da AR se bem se lembra. Acham que são de Centro...
    E em parte, até têm alguma razão...
  5.  # 8

    Colocado por: reg

    agora fez-me rir, isso é como nunca se pode dizer nunca


    Infelizmente a prosperidade não é mensurável dessa forma.

    No tempo de Salazar, o país era pobre. Mas não tinha dívidas.
  6.  # 9

    Colocado por: AMG1Sabe que essa ideia de culpar o mensageiro, sempre que não nos agrada a mensagem, não é mesmo nada inovadora.
    É claro que eu não conheço o estudo, para além do que vem na notícia, mas o que estava em causa era o voto dos jovens na extrema direita e não na extrema esquerda. Provavelmente aí será ao contrario, não faço a minima ideia, mas até seria interessante saber. Contudo, a questão mantém-se e como parece conhecedor da matéria, não quer fazer avançar com uma explicação?

    Mas porque motivo a mensagem não me agrada? Até achei interessante o resultado do estudo, no entanto a dúvida persiste.
    O que eles entendem por extrema-direita? É que para a CS o Chega é extrema-direita.

    Já vi dois especialistas em extremismo politico a comentar na TV, em que ambos classificam o Chega de direita radical, enquanto extrema-direita é algo como o Ergue-te e o grupo 1143.

    Tendo em conta esta informação, podemos concluir que esse estudo indica que os rapazes votam 5x mais que as raparigas em partidos como o Ergue-te ou grupos como o 1143, é isto?

    Se assim for, considero perfeitamente normal, tendo em conta que isto são partidos/grupos políticos, com um radicalismo elevado, em que o recurso à violência verbal e física (em manifestações por exemplo) é mais comum, isto faz com que os homens se identifiquem mais com este tipo de práticas. O mesmo se vê nas claques de futebol por exemplo, quase tudo homens, o principio é o mesmo, ou muito parecido.
  7.  # 10

    Colocado por: PalhavaInfelizmente


    https://rr.pt/legislativas-2025/candidatos/

    Cá está... aquilo que perguntou há dias...
    Tem os candidatos de cada partido por circulo eleitoral...
    LM vai por Aveiro...

    Na verdade, você quando vota, vota é nestas pessoas...
    ... entre 20 partidos/coligações!
    Conhece alguém do ser circulo eleitoral?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  8.  # 11

    Colocado por: MilaDiasHá, neste momento, toda uma investigação no Brasil sobre uma tentativa de golpe de estado, com um plano para matar o presidente eleito, o vice e um ministro do supremo tribunal. Um processo riquíssimo em provas envolvendo militares

    Só por esse tipo de afirmação ve-se logo que é sócia do lula.
  9.  # 12

    Colocado por: N Miguel OliveiraQue extrapolação, fonix. É o mesmo que dizer que se houvessem tantos imigrantes em 2019, o Chega teria 20% nessa altura...
    O Chega precisou de palco, para passar de 1 para 12... e de mais palco ainda para chegar aos 50. Nada mais normal.


    Se os problemas da imigracao tivesse comecado mais cedo, mais cedo tinha aparecido um Chega e mais cedo tinha chegado aos 20%.
    O N Miguel tem a sua opiniao. Acredita que nao existe um problema, o que existe e aproveitamento politico. Provavelmente o N Miguel tambem olha para o periodo pre 2a guerra mundial e acredita que nunca existiram problemas, o que aconteceu foi um aproveitamente politico do partido Nazi que levou o Hitler ao poder. Sao opinioes, com as quais eu nao concordo. O Ventura, ou indo ate mais alem, o Trump, sao sintomas, nao sao causas.

    Colocado por: N Miguel OliveiraÉ como vir agora dizer que todos os partidos que nem sequer têm assento parlamentar não têm nenhuma ideia de jeito. É preciso tempo, é preciso palco... para que um partido cresça.


    Um partido populista nao precisa de tempo. Precisa de um lider carismatico, e o palco sao os proprios problemas.
    O PAN tambem teve palco e esta em risco de aparecer. O Ventura sem o caos migratorio do periodo pos-pandemia mantinha-se nos 2 a 3% da malta que vivia incomodada com os ciganos, achava piada ao discurso dos argelinos com iPhones e apreciava a castracao quimica a pedofilos. O Chega chegou aos 18% o ano passado porque estamos a viver com as consequencias de imigracao descontrolada - que pasme-se, ate o N Miguel reconhece que traz problemas! - e porque o anterior governo do partido do Socrates caiu apos casos e mais casos de tipica governacao socratica, com a cereja no topo do bolo sendo encontrar-se 86 mil euros em dinheiro no gabinete onde o PM trabalhava... O 'palco' e isto N Miguel. Nao sao os discursos na Assembleia na Republica que ninguem quer saber.

    Colocado por: MilaDiasHá, neste momento, toda uma investigação no Brasil sobre uma tentativa de golpe de estado, com um plano para matar o presidente eleito, o vice e um ministro do supremo tribunal. Um processo riquíssimo em provas envolvendo militares aliás. Eu, se fosse militante do Ventura, não colocaria Bolsonaro como exemplo na conversa.


    E no entanto, o Brasil da ultima vez que vi continua a ser uma democracia.
    Ate em Portugal ja passamos essa fase, porque ja se percebeu que ninguem cai nessas patranhas.

    Portugal esta tao perto de regressar a uma ditadura como o Tondela de ser campeao da 1a Liga na proxima epoca.

    Colocado por: N Miguel OliveiraJá por aqui quem não vai à bola com o Chega é porque tem "ideias de esquerda"... parece-me.


    Va, nao seja mauzinho, principalmente quando mais de metade das ideias do Chega ate sao de esquerda :)
    Mas a verdade e que em Portugal, neste momento, o unico partido que se pode considerar mais a direita e a IL. Tudo o resto esta muito mais encostado a esquerda, incluindo a AD. Eu sei que e chato, mas eu convido todos os foristas a perderem algum tempo a ler os programas eleitorais. Se tirassemos o laranja do programa e metessemos o simbolo do PS, eu diria que muita gente nao duvidava que se tratava mesmo do programa do PS. Nao ha nada de emblematico ou reformista de direita. Nao ha uma visao diferente para o Pais mais a direita, que discuta por exemplo o papel do estado e do papel do setor empresarial do estado. Nao ha nada de relevante sobre o mercado de trabalho. Reforma da seguranca social. E aumento do salario minimo, revisao das carreiras para a funcao publica, aumento de reformas, etc etc etc

    Colocado por: N Miguel OliveiraDe resto, o próprio Chega pediu para não ficar na estrema direita da AR se bem se lembra. Acham que são de Centro...
    E em parte, até têm alguma razão...


    Tem toda a razao, uma vez que metade do programa e de extrema esquerda, a outra metade de extrema direita. Logo partido mais ao centro nao ha.

    Colocado por: novoMas porque motivo a mensagem não me agrada? Até achei interessante o resultado do estudo, no entanto a dúvida persiste.
    O que eles entendem por extrema-direita? É que para a CS o Chega é extrema-direita.


    Nao vi o estudo, mas se for uma sondagem de 600 pessoas onde 16% dizem que votam Chega (96) sendo que destas vamos assumir que 20% sao jovens (19 pessoas) onde 4 sao mulheres e 15 homens... vale o que vale. 0.
    E como estas sondagens diarias onde se fazem headlines com o Chega sobe, a AD desce, no dia seguinte a IL recupera... isto porque nunca ninguem explicou aos senhores jornalistas que se fizerem 100 sondagens no mesmo dia, vao obter 100 resultados diferentes onde podem concluir 100 coisas diferentes vs o dia anterior. Essa e outra discussao que entretanto morreu. Mas ja era tempo de regressarmos a ela. As sondagens nos ultimos anos tornaram-se uma arma de propaganda politica. Era importante que passassemos a ter menos sondagens mas melhores sondagens. Iguais as que os proprios partidos fazem e tem acesso :)
  10.  # 13

    Colocado por: nielsky
    Só por esse tipo de afirmação ve-se logo que é sócia do lula.


    Aí já vamos para uma conclusão que resulta das suas limitações cognitivas
  11.  # 14

    Os spin doctors do Chega estão em grande neste tópico...
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves
  12.  # 15

    Colocado por: ClioIIOs spin doctors do Chega estão em grande neste tópico

    Não é só neste tópico. O Chega é a resposta da população ao desgoverno, se o PS e o PSD tivessem sido responsáveis, agora não teriam de lidar com o Chega.
    Concordam com este comentário: reg
  13.  # 16

    Colocado por: rod_2000Não é só neste tópico. O Chega é a resposta da população ao desgoverno, se o PS e o PSD tivessem sido responsáveis, agora não teriam de lidar com o Chega.


    Aquele tipo de comentarios e o reflexo daquilo que a politica se tornou hoje em dia. Uma guerra de tribos.

    Eu nao sou votante do Chega. Nas proximas eleicoes ate vou ser abstencionista.
    Mas repare como em todas as discussoes neste topico eu sou tratado como se estivesse a defender o Chega, apenas por ir contra a opiniao da 'tribo' anti-Chega onde tudo o que vem do Chega e impuro, e tudo o que vem dos outros e puro.

    Eu ja disse e repito varias vezes. O Chega e um sintoma de uma doenca que todos querem ignorar. Eu nao percebo como e que algum cidadao que seja minimamente informado pode achar normal num debate de 1h30 entre os candidatos a PM nao se tocar na imigracao. Se para quem segue a politica de forma informada, o problema do Pais e o Chega, entao sinceramente nao ha muito por onde discutir.
  14.  # 17

    Reparem que no UK ate o governo que substitui os CONSERVADORES apresentou agora um plano para reduzir a imigracao.

    https://www.bbc.co.uk/news/articles/c9wgrv7pwrzo

    No entanto em Portugal se pedirmos que se discuta medidas semelhantes, somos atacados de todos os lados, acusados de defensores do Chega, pseudo fachos etc pela tribo anti Chega.
    Se ha algo realmente que o Chega pode cantar vitoria e que em certos temas o Chega e o principio e o fim da discussao. Como eu dizia antes... se aparecer alguem a medir politicas de imigracao mais restritivas, e sempre mais facil apontar o dedo e gritar CHEGA que discutir o tema. Ate aqui neste topico se nota isso.
  15.  # 18

    Colocado por: dmanteigasO Ventura, ou indo ate mais alem, o Trump, sao sintomas, nao sao causas.


    Totalmente de acordo.
    A diferença está em ver nestas personagens uma solução. Sempre com a do "ao menos dêem-lhe uma oportunidade"... como que fazer pior fosse impossível. É tão simples quanto isto.

    Eu vejo que apesar de tudo, temos algo a perder. Que ainda podemos cair mais fundo no poço.

    É o que vejo com o Trump por exemplo. Do Ventura não tenho sinais contrários. Parece-me que, polarizando a sociedade, aniquilando o diálogo, podemos perder coisas que ainda nos restam pelo menos, como o respeito, a inclusão, a integração, o espírito de comunidade.
  16.  # 19

    Colocado por: dmanteigascasos e mais casos de tipica governacao socratica, com a cereja no topo do bolo sendo encontrar-se 86 mil euros em dinheiro no gabinete onde o PM trabalhava... O 'palco' e isto N Miguel.


    Você bem sabe que estes casos são minimizados por quem apoia os partidos... Os do PS esqueçem o Socas, os do PSD já nem se lembram da Spinumviva e votarão no mesmo, os do BE esquecem o Robles, os do Chega arrumam para um canto o das malas, o pedófilo, etc...

    Nada de novo aqui...
  17.  # 20

    Colocado por: dmanteigasEu nao percebo como e que algum cidadao que seja minimamente informado pode achar normal num debate de 1h30 entre os candidatos a PM nao se tocar na imigracao

    Tem razão.
    E não só sobre imigração.
    Não há a menor visão internacional da politica. Parece que Portugal é alguma ilha perdida ou assim...
 
0.0630 seg. NEW