Tem que provar que o veículo não é seu desde a data de venda. Dirija-se a uma repartição de finanças sendo que pode inicialmente contatar a AT via linha de apoio ao cliente ou através do E-balcão.
Eu já mandei um email no e-balcão do portal das finanças, que me informa que devo pedir a conservatória "para averbar a transmissão de propriedade do veículo a favor do novo proprietário".
Eu fui a conservatória, e eles dizem que não podem fazer nada que o camião ainda esta no meu nome e o que posso fazer é pedir a apreensão do camião... Sabendo que o camião esta no estrangeiro que já não deve ter matricula portuguesa e que provavelmente já nem existe.
E a empresa a quem o vendeu o que diz? Se forem honestos pagam os valores do IUC em dívida e depois poderá solicitar o cancelamento da matrícula ou apreensão da viatura. Não descarte a possibilidade de falar com um advogado.
Eu entrei em contacto com a empresa a quem vendi o camião que me deu um número de uma agência Automobilística para tentar resolver o problema. A empresa duvido muito que vá pagar 13 000€ de IUC por um camião que vendeu 2 meses depois de eu o ter vendido. Já entrei em contacto com a agência a ver se conseguem ajudar-me. Agradeço pelo seu tempo
Penso que as dívidas às finanças (que incluem o IUC) prescrevem ao fim de 8 anos. No entanto, acho estranho que ainda não tenham avançado com uma execução fiscal.
Se ainda tiver documentos relativos à venda do camião, poderá tentar justificar o não pagamento.
Mas é mais certo que venham a aplicar coimas pelo atraso.