Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

" 45 euros chave na mão. Não inclui andaime."
    Então não é chave na mão. É apenas produto e aplicação.

Ainda não me convence.
  2.  # 2

Colocado por: Cláudia11https://youtu.be/F1TDe8RGHME?si=0P4S_HQMDTzN8QcX

Pois falam em reflexão no seio da parede, reflexão térmica essa, que simplesmente não existe.
  3.  # 3

Será o grande concorrente do capoto? A mim parece-me bom de mais para ser verdade, mas sou leigo na matéria e gostaria de saber a opinião dos entendidos.
  4.  # 4

Colocado por: nielskySerá o grande concorrente do capoto? A mim parece-me bom de mais para ser verdade, mas sou leigo na matéria e gostaria de saber a opinião dos entendidos.

Não acredito que o seja até porque mexe com uma componente importante no balanço térmico: os ganhos solares.

Por exemplo este tipo de revestimentos aplicados nas superfícies interiores vão refletir a radiação emitidas pelos objetos mais quentes do compartimento pelo que proporcionam uma poupança nos custos de aquecimento e uma vantagem na rapidez de aquecimento.
  5.  # 5

Colocado por: HideCodeSerá o grande concorrente do capoto? A mim parece-me bom de mais para ser verdade, mas sou leigo na matéria e gostaria de saber a opinião dos entendidos.

Em algum dia vai surgir alguma coisa melhor que o capoto. Ponto.

Mau era se as técnicas e materiais de construção não evoluíssem. Hoje ainda estaríamos a fazer, apenas, as tradicionais caixas de ar.

A questão é mesmo o tempo que este produto está no mercado.

E testes reais, efetivos e consistentes no tempo. Eles até tem, mas gostava de saber o fator "tempo".

Como será que este material se vai comportar em 5 e 10 anos? Terá uma vida longa ou curta?

Será que precisa ser reaplicado de X em X anos, para manter a eficácia prometida?

Irá virar uma espécie de "consumivel"?

Quanto ao ultimo video da "Casa aos Bocados"... aplicar em edifícios camarários é sempre um bom começo. Ninguém vai reclamar!
  6.  # 6

Existem ja alguns materiais deste tipo a serem usados a nível industrial a alguns anos

Tenho alguns fornos que trabalham a cerca de 1000 ºC revestidos internamente com este material https://emisshield.com/

parece me bastante idêntico ao Bauter pelo menos na Ideia de funcionamento, mas com melhor performance , e conseguimos poupanças na casa dos 10% nos fornos

è mesmo certificado pela Nasa para uso no exterior dos space schuttles , quando apareceu ha uns anos tb houve toda esta desacreditaçao que uma pelicula tão fina pudesse trazer tantos beneficios mas a verdade é que caminha para ser usado em todos os equipamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HideCode, whocarez, Shadow A, fabsil
  7.  # 7

Porque o princípio é a reflexão.. o material não tem resistência térmica
  8.  # 8

Colocado por: fabsilA questão é mesmo o tempo que este produto está no mercado.
    E testes reais, efetivos e consistentes no tempo.

É verdade que para vender temos que dizer maravilhas da solução.
    Hoje é garantido que a melhor publicidade são os chamados "influencer`s" sejam eles de que área forem.
    Mas neste caso eu lembro-me dos rebocos monomassa dos anos 90 que eram a revolução e que acabaram por cair em desuso.
    Ou a reinvenção das caixas de ar nos pisos que em teoria são uma solução milagrosa e na prática são um dos maiores cancros das nossa habitações
  9.  # 9

Colocado por: larkheExistem ja alguns materiais deste tipo a serem usados a nível industrial a alguns anos

Tenho alguns fornos que trabalham a cerca de 1000 ºC revestidos internamente com este materialhttps://emisshield.com/

parece me bastante idêntico ao Bauter pelo menos na Ideia de funcionamento, mas com melhor performance , e conseguimos poupanças na casa dos 10% nos fornos

è mesmo certificado pela Nasa para uso no exterior dos space schuttles , quando apareceu ha uns anos tb houve toda esta desacreditaçao que uma pelicula tão fina pudesse trazer tantos beneficios mas a verdade é que caminha para ser usado em todos os equipamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HideCode,whocarez,Shadow A,fabsil

Para algums equipamentos não é a melhor solução visto não ser propriamente um material isolante.
    Já o utilizámos em alguns equipamentos, mas há que ser seletivo.

Efetivamente os melhores materiais aparecem primeiro na grande indústria, é aí que os ganhos/perdas são na ordem dos milhõ€s €€€€
  10.  # 10

Colocado por: RicardoPortoPorque o princípio é a reflexão.. o material não tem resistência térmica

Tem aquilo que se chama resistência térmica equivalente e que vale o mesmo.
    No fundo significa qual a energia que irá fluir do exterior para o interior tendo essencialmente por base a reflexão térmica. Existirá ainda a temperatura de superfície a quantificar gerada pela natural convecção junto à superfície.
    O problema (na minha opinião) é quando falamos nos ganhos térmicos, nomeadamente nos ganhos solares que com a aplicação de uma solução como esta, são significativamente reduzidos. Num país como o nosso os ganhos solares são importantes, seja para o bom (inverno) seja para o mau (verão).

Colocado por: larkhequando apareceu ha uns anos tb houve toda esta desacreditaçao que uma pelicula tão fina

Existem já muitas soluções, tipo gesso, com essas propriedades com poupança a rondar os 25% nas necessidades de aquecimento mas, são de aplicação pelo interior.

Colocado por: zedasilvaeram a revolução e que acabaram

E os rebocos térmicos são uma excelente solução.
    Há rebocos térmicos com condutibilidades de 0.026 W/mK o que significa que onde usaria um EPS100 com 8cm, pode usar um reboco térmico com 5,46cm. O problema será sempre o preço final deste tipo de reboco.

Por outro lado se olharmos para edifícios onde não é possível aplicar um sistema ETICS, uma fachada ventilada, uma solução com 5-6-7cm de isolamento, o reboco térmico é uma excelente solução. Basta pensarmos em edifícios históricos, em zonas históricas, virados para a via pública, etc.

Aplicar um reboco térmico com 3cm com uma condutibilidades de 0.026 W/mK, numa parede sem isolamento térmico, significa reduzir para menos de metade a energia transferida.
  11.  # 11

Vi essa solução hoje, e fiquei com bastantes dúvidas de como é aplicado numa construção, é diretamente na fachada, ou seja no meu caso no bloco térmico? Já que o capoto, leva aquelas camadas de esferovite, rede, etc...
      Screenshot 2025-06-04 at 18.44.32.png
  12.  # 12

Colocado por: polo frteitasno meu caso no bloco térmico?

No seu caso.
    Não tem aí meia dúzia de blocos simples misturados com os térmicos?
    Vai fazer as vigas a assentar diretamente em cima dessas paredes?
  13.  # 13

Colocado por: zedasilva
    No seu caso.
    Não tem aí meia dúzia de blocos simples misturados com os térmicos?
    Vai fazer as vigas a assentar diretamente em cima dessas paredes?

Os blocos são todos térmicos, depois a foto é só para ilustrar, resumindo que se calhar é mais fácil e não vai criar confusão, podemos aplicar diretamente nas fachadas ( sejam blocos térmicos ou não térmicos) como o capoto ou não? Porque se as fachadas tiverem que ser preparadas, isto é revestidas com cimento, os tais 48m2 de que falam, já não é bem assim.
  14.  # 14

Colocado por: polo frteitas
    Os blocos são todos térmicos, depois a foto é só para ilustrar, resumindo que se calhar é mais fácil e não vai criar confusão, podemos aplicar diretamente nas fachadas ( sejam blocos térmicos ou não térmicos) como o capoto ou não? Porque se as fachadas tiverem que ser preparadas, isto é revestidas com cimento, os tais 48m2 de que falam, já não é bem assim.

...os tais 48 euros por m2 de que falam, já não é bem assim...
  15.  # 15

Boa noite.

Produto que promete tanto, que mesmo com explicações técnicas completas custa a acreditar que seja assim tão bom.

Tópico a seguir com interesse.

0.0178 seg. NEW