Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a começar a pensar como vou fazer os arranjos exteriores da minha moradia e gostava de colocar arbustos semelhantes aos da imagem à volta do terreno. Embora tenha muros de 2m (lado exterior), os vizinhos conseguem ver quase tudo cá para dentro.

O meu único problema com estes arbustos é como não os deixar crescer para o lado dos vizinhos e conseguir podar desse mesmo lado.
    Alguma sugestão?
      jivaya-izgorod-foto-1280x720.jpg
  2.  # 2

Tem de os podar de cima do muro.
  3.  # 3

Colocado por: Andre309O meu único problema com estes arbustos é como não os deixar crescer para o lado dos vizinhos e conseguir podar desse mesmo lado.

Plante a 1.5metros do limite do terreno e não em cima da estrema como muitos fazem. Assim tem sempre espaço para passar e trabalhar entre o limite do terreno e a sebe
  4.  # 4

Qual o problema de irem para o outro lado? Fale com o vizinho diga que os pode cortar quando ele pretender ou então ele o pode fazer, qual o drama?
  5.  # 5

Colocado por: bmccruzQual o problema de irem para o outro lado?
    O problema depende de como a situação é gerida pelos dois lados...
    O meu exemplo (de entre muitos outros que conheço mas que nem vale a pena comentar), o meu vizinho tem esse tipo de cipreste para bardo, colado ao muro dele. Quando vêm as equipas de manutenção dos jardins, fazem a poda como seria de esperar, sem se importar com o lixo que cai para os lotes vizinhos, mas pior que isso é nem falarem com os proprietários. Julgo que era o correto a fazer, informar que iam fazer aquilo e perguntarem se não havia problema em ir o lixo para a propriedade dos outros, e o normal seria irem fazer a limpeza desse lixo.
    Eu ainda estou a construir, portanto é um estaleiro de obras, e como tal por enquanto não me faz qualquer diferença. Depois das obras concluídas e de junto a essa parede eu ter o meu jardim, com plantas aromáticas que servem para consumo, uma piscina ou seja o que for, não vou admitir o mesmo comportamento. Estou pronto a colaborar como bom vizinho, mas se for assim como tem sido, de forma ignorante, comigo não vai lá.

Colocado por: bmccruzqual o drama?
    Quando todos se respeitam, não há drama nenhum. Lamentavelmente, nem sempre é assim.
  6.  # 6

Meta muro e chapa do seu lado...
  7.  # 7

Metrocideros
  8.  # 8

Alguns truques para fazer a sebe fechar mais depressa?

Li algures (mas já não encontro), que se podia “atar” as folhas das plantas.. funciona?

0.0108 seg. NEW