Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: hangasMas de resto está a funcionar tudo OK.
    Agora que há sol deixei-o ficar com a grid desligada.
      IMG_0861.jpeg

Tiveste que configurar o Victron para funcionar? Precisaste do cabo MK3, certo ?
  2.  # 2

Colocado por: hangasNao sei o motivo da passagem de Inverting para Passthrough.
    Era já de noite e o SOC eram 30%, com 400W de AC loads.

Pois esse Passthrough com o ESS activo é um estado de erro.

Eu também tenho aqui em casa quando ligo a bimby em determinados periodos do dia em que a rede está mais instável.
    Pelo que vi na net também pode ser causado por más ligações no quadro.

Ainda me acontece algumas vezes durante o dia durante uns segundos.
  3.  # 3

Colocado por: hangasMas de resto está a funcionar tudo OK.
    Agora que há sol deixei-o ficar com a grid desligada.
      IMG_0861.jpeg

Maravilha, muitos parabéns!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  4.  # 4

Colocado por: callinasNo Victron ,
    Alguém sabe como se passa à vista antiga ?
      Screenshot_2025-06-05-09-19-42-046_nl.victronenergy-edit.jpg

Clique no Resumen que tem uma vista muito parecida.

Tem isso em espanhol por algum motivo?
  5.  # 5

Colocado por: callinasveste que configurar o Victron para funcionar? Precisaste do cabo MK3, certo ?

Sim, precisei do VConfig para fazer setup do assistant.

Usei o VRM para remote config. Download do ficheiro via VRM, edita-lo no VConfig e depois upload.
    O chato foi por o Vconfig a correr em Mac :)
  6.  # 6

Colocado por: callinasAlguém sabe como se passa à vista antiga ?

No meu caso tenho as duas:

http://ip.address/gui-v1/ (antiga)
    http://ip.address/gui-v2/ (nova)
  7.  # 7

Colocado por: HFSFPois esse Passthrough com o ESS activo é um estado de erro.

Mas é possivel que seja porque 30mA é muito pouco para estar a montante da casa toda, e não ha selectividade com os outros 5 RCD espalhados pelos quadros da casa.

Porque quando o piso de cima está seccionado tudo funciona impecavelmente. Mas quando transfiro o ACOut para o piso de cima é que se dá o disparo.
  8.  # 8

Colocado por: HFSFEu devo desligar o ESS com as novas baterias.

E como ficaria? off-grid com PowerAssist?
  9.  # 9

Colocado por: hangas

E como ficaria? off-grid com PowerAssist?

Sim, como devo ficar com 48 kwh de bateria quase nunca devo precisar da rede fora dos meses de inverno.
    Vamos ver a qualidade das celulas que me chegam hoje em princio :)
  10.  # 10

Colocado por: hangasMas é possivel que seja porque 30mA é muito pouco para estar a montante da casa toda, e não ha selectividade com os outros 5 RCD espalhados pelos quadros da casa.

Parece-me estranho que seja por isso sinceramente.
    Faz sentido que o RCD vá abaixo quando entra em pass through mas não deve ser a causa.

Se não for um loop de pass through não há tema, ontem o meu sistema esteve 2x uns 10s em pass through, o problema é quando é constante.
  11.  # 11

E pronto.. 300mA resolveu o problema. Antes 300mA que nada.
    E este circuito alimenta so o AcIn do Victron, depois do ACout ja todos os circuitos estão protegidos pelos diferenciais dos seus grupos.

Agora é monitorizar e afinar. :)
    Entre outras coisas queria ver se adicionava o V2C como um Virtual Device.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  12.  # 12

Boa!!
    Já sem passthrough?

Estou a tentar começar a montar os BMSs dos modulos que chegaram hoje.
      foto_no_exif.jpeg
  13.  # 13

Colocado por: HFSFJá sem passthrough?

Sim. Depois de fazer o teste/sync à rede ficou com o mains-on ligado.
    Uma coisa que notei agora que conseguiu entrar nesse estado, é que a rede está a 240v e ele está a gerar 230 no ACOut quando está sem rede. No momento em que antes ia abaixo é quando sincroniza os 2 e fica com o ACout tb a 240.

Anyway, agora pensando bem ter apenas 30mA classe AC à entrada da rede para a casa com tanto circuito, acho que mesmo sem o Victro não ia dar.

Colocado por: HFSFEstou a tentar começar a montar os BMSs dos modulos que chegaram hoje.

Força nisso. Está ai um belo projecto sim Sr!
      Screenshot 2025-06-05 at 21.40.33.png
  14.  # 14

Colocado por: hangasUma coisa que notei agora que conseguiu entrar nesse estado, é que a rede está a 240v e ele está a gerar 230 no ACOut quando está sem rede. No momento em que antes ia abaixo é quando sincroniza os 2 e fica com o ACout tb a 240.

Pois é por isso que quero desligar o ESS. Ele tem de sincronizar para conseguir injetar e ainda há pouco lá estava ele sincronizado a 203, 204, 205v e la me começa tudo em casa a trabalhar a meio gás.

Colocado por: hangasForça nisso. Está ai um belo projecto sim Sr!

Bem vou precisar eheheh
  15.  # 15

Uma questão aqui...
    No tarifário indexado, embora o valor da energia durante o dia seja quase 0 , associado as taxas fica mais caro mesmo assim que o energia durante a noite, ou estarei errado ?

Isto porque, , para saber se vale a pena esvaziar a bateria durante a noite ou não !
  16.  # 16

Já estou a tratar da encomenda de bateria de 15 kW, nem sei muito bem como vou colocar 135 kg na cave, mas alguma coisa será . Deve ficar na ordem 1800 euros.
  17.  # 17

Colocado por: HFSFBoa!!
    Já sem passthrough?

Estou a tentar começar a montar os BMSs dos modulos que chegaram hoje.
      foto_no_exif.jpeg

que tipo de células são essas ?
  18.  # 18

Colocado por: callinasque tipo de células são essas ?

EVE MB31
  19.  # 19

Colocado por: callinasUma questão aqui...
    No tarifário indexado, embora o valor da energia durante o dia seja quase 0 , associado as taxas fica mais caro mesmo assim que o energia durante a noite, ou estarei errado ?

Isto porque, , para saber se vale a pena esvaziar a bateria durante a noite ou não !

Usando a ilustração do T. Felícia depende muito se é simples ou bi-horário, pois as TAR fazem alguma diferença.

Mas podendo carregar no dia seguinte, diria que compensa sempre descarregar à noite.

Ou está a falar para exportar o que está na bateria?
      IMG_0867.png
  20.  # 20

Colocado por: HFSF

EVE MB31

Qual vai ser o arranjo? 15S3P?

0.0260 seg. NEW