Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Comprei um apartamento no qual descobri um problema chato com o passar do tempo: cheiro de comida de vizinho dentro da minha casa!
    Temos uma chaminé em comum para todos os apartamentos (para cozinha) e acredito que, por conta disso, acontecem fugas de cheiro (de fritura e comida) e houve época que até fumo saía do foco de luz do hall de entrada do meu apartamento.

Conversei com vizinhos e fui informada de que, pelo jeito, nunca houve uma limpeza na chaminé e que possivelmente há buracos ou fissuras que fazem com que o cheiro entre para casa. O problema não é apenas no meu apartamento, e sim com todos os vizinhos. Isso acontece há muito tempo.

Cheguei a comprar um purificador de ar e gerador de ozônio para aliviar o sofrimento. Estes aparelhos ajudam, mas quero resolver essa situação.

Será que basta uma limpeza na chaminé para resolver? Existe como tapar/cobrir esses buracos ou fissuras dentro das chaminés de cozinha? Seria um serviço simples ou algo que precisa de obras profundas para resolver? O seguro do condomínio cobriria isso? Ou será que o meu seguro?

Estou aceitando sugestões para assim levar aos administradores do prédio.
    Obrigada!
    • size
    • há 6 dias editado

# 2

Quantos anos tem o prédio ?
    Tem a certeza que cada cozinha não tem uma conduta de exaustão própria até à cobertura ?

Coloque foto da sua chaminé
  2.  # 3

O prédio tem condomínio organizado?
    É preciso chamarem uma equipa de limpeza para a chaminé.
    Depois é avaliar a situação de novo.

Uma vez chamei e saiu mesmo muita fuligem,como nunca tinha imaginado.
  3.  # 4

O prédio é de 1973, os 4 primeiros pisos são arrendados para comércio (temos uma empresa de eletrodomésticos e do outro lado, uma mecânica, logo eles não são motivos do cheiro) e do 5 piso(que é onde eu moro) até o 11 piso são de moradores.

Pelo o que conversei com um vizinho que está há anos aqui, a conduta é partilhada por todos os apartamentos e acredito que vá até a cobertura.

O condomínio se tornou mais eficiente e organizado no começo deste ano, e os novos administradores estão resolvendo os problemas por prioridades (não tinhamos extintores, temos problemas de infiltrações nos corredores, elevadores velhos que devem ser trocados, entre outros).

Vou colocar a foto da chaminé da minha cozinha. Ela tem essa caixa de proteção que a parte de cima é aberta para entrada de ar e foi feita por questão estética para não ficar a mostra os buracos.

Quanto a limpeza das chaminés, pelo o que já conversei, nunca fizeram ou se fizeram fazem anos.

Penso em ligar para alguma empresa de limpeza de chaminé para solicitar limpeza do meu lado porém o problema não é meu e sim vindo dos vizinhos porque nem sei fritar nada (uso muito airfryer).

Toda sugestão e opinião serão bem vindas pois ando a passar maus momentos por isso.
  4.  # 5

Eis a foto
      chamine cozinha.jpg
  5.  # 6

Em Lisboa tínhamos esse problema. Não era muito grave, mas nas horas de refeições lá vinham os vapores dos estufados dos vizinhos. Resultava ter o exaustor ligado, a extração puxava os vapores para a conduta.
    .
    No meu apartamento temos conduta de extração comum. Nunca tivemos cheiro dos vizinhos em casa. Talvez porque a exaustão comum está ligada todo o dia. Liga automaticamente às 6h e desliga às 00h.
    .
    Não sei se limpar a conduta resolverá as fugas que tem em casa, mas penso que podiam considerar uma exaustão comum na conduta a funcionar todo o dia, como a nossa. Imagino que ajude bastante no seu caso, especialmente porque o prédio tem muitos andares e a conduta é enorme.
  6.  # 7

Na teoria cada condómino deveria ter um tubo individual de exaustão, que não parece ser o caso. O retorno do cheiro da comida deve-se à baixa pressão que é gerada na chaminé que faz com que esses cheiros não sairam pela chaminé mas 'entrem' nas casas.

Uma hipótese 'relativamente' eficaz é aplicar uma girandola no topo da chaminé que pela sua acção mecânica 'puxa' os vapores para o exterior. Nem sempre funciona, mas normalmente resolve esse problema

0.0123 seg. NEW