Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Vou comprar uma casa anterior a 1951. O proprietário atual não quer solicitar a declaração anterior a 1951 à camara pois não é obrigado.
    Não me preocupei com esta questão porque tenho o valor para a aquisição e porque levei um arquitecto à casa que me garantiu que a legalização iria ser um processo muito pacífico (não há processo anterior na câmara e as áreas mentêm-se).

No entanto agora estão a dizer-me que a afetação da casa (de "casa não licenciada, com deficiente estado de habitabilidade" para "habitação") é obrigatória na escritura, e que me vai custar muito dinheiro pois altera a % de IMT.

Alguma ideia como se pode dar a volta a esta questão?
    A casa tem condições de habitabilidade, e vai ser para habitação própria permanente.

Obrigado desde já!
  2.  # 2

A casa é anterior a 1951, mas habitável.
    Levou um arquiteto que lhe disse que a legalização iria ser pacifica! Bem se o arquiteto está a falar de legalização ou projeto de remodelação e possível ampliação? Porque se a casa já tem obras e evidencias claras de intervenções recentes, o vendedor deveria tratar da sua legalização antes de você comprar.
    Comprar sem licença de utilização ou neste caso declaração de construção anterior a 1951, pode-lhe vir a dar problemas no futuramente.
    A casa é habitavél? Onde é que você viu que a casa é não licenciada e com deficiente estado de habitabilidade? Está situação obriga a ter que fazer obras para demonstrar a sua habitabilidade. Veja bem toda a documentação da habitação e cuidado para as incoerências. Uma casa habitavél têm um valor x, a mesma casa não habitavél tem um valor abaixo de x, logo é normal pagar % de IMT distinta.
  3.  # 3

Colocado por: Mafalda RangelO proprietário atual não quer solicitar a declaração anterior a 1951 à camara pois não é obrigado.

Quais as implicações desta declaração ser lavrada?

30€? É quanto custa no máximo?

Há outras situações que se colocam?
    Tempos de espera.
    Taxas extra?

Por que não ter tudo bem?
  4.  # 4

Obrigado

A casa está habitável, e a indicação das condições deficientes está no registo predial.
    O atual dono não quer qualquer interação com a câmara. Assim não tem a ver com as taxas ou tempos de espera.
    Falaram-me da hipótese de pedir isenção de IMT para fazer obras de reabilitação: https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/bf_rep/Pages/ebf-artigo-45-ordm.aspx
    Penso que cumpro os requisitos.
    Alguém aqui no fórum já fez este pedido?
    Obrigado
  5.  # 5

Eu fugia desse negócio, o vendedor está claramente a tentar vender um "presente envenenado".
  6.  # 6

Depende do concelho mas hj em dia basta estar com agua e energia cortada mais de seis meses consecutivos para ganhar o estatuto de devoluta isto se estamos a falar do mesmo claro.
  7.  # 7

Salvo erro, a junta de freguesia pode produzir um documento a atestar que a edificação é anterior a 1951. Será que ajuda à sua problemática ?
  8.  # 8

Já viu a documentação da casa?
    Na ficha das finanças diz o ano da inscrição na Matriz?
  9.  # 9

Colocado por: paulo_pereirajunta de freguesia pode produzir um documento a atestar que a edificação é anterior a 1951.

É na Câmara, de acordo com o processo, dito número de obra .
    Se não houver nada, recorrem às vezes a prova fotográfica de fotografia aérea da época.
    E outras vezes podem eventualmente fazer uma visita para verificar a arquitectura e atestar a antiguidade.
  10.  # 10

A minha advogada sempre pugnou para que as minhas coisas fossem tratadas antes da escritura.
    Já paguei topográfos do meu bolso e fiz várias coisas, com assinaturas dos proprietários/herdeiros dos imóveis que eu ia comprar.
    Tratei eu das coisas mas foi assim que combinámos.

Outras vezes foi a própria pessoa que fez o que era preciso para a escritura se poder realizar.

0.0130 seg. NEW