Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos. Possuo um controlador solar AQS Cirelius 41. Alguém me sabe dizer quais são os pinos da ficha RJ12 para leitura RS485? É que tem a opção de ligação via Econet, por isso penso que deve permitir conexão via RS485.
    Penso que são fabricados pela Solus mas não consigo saber quais são os pinos A e B para leitura da informação.Nem com um multímetro.
    Algum instalador ou com conhecimento desta marca me consegue ajudar?

Obrigado
    • SrR
    • há 4 dias

# 2

No Manual n tem essa informação?
  2.  # 3

Obrigado por ajudar.
    Infelizmente, só diz na imagem que a porta RJ12 é RS485, mas não refere nada sobre os pinos para tal. Ainda tentei encontrar o cabo de ligação do módulo Econet para tentar perceber o enfichamento do cabo, mas não consegui.
    Segundo pude apurar, o controlador é um Solius 41, da Cirelius, que é fabricado pela Plum, com o nome de Ecosol. Não consigo é saber o modelo exato da Plum, mas penso que o meu seja o ecosol 301, mas tem tantos modelos que é muito difícil de saber exatamente o modelo em concreto.
    Enviei um email para a Cirelius a questionar, mas ainda não obtive resposta, se é que irei sequer ter.

O interior é muito semelhante ao da foto, embora não seja igual.

Obrigado.
      Screenshot_20250523-082741.png
    • SrR
    • há 4 dias

# 4

Plum ou salus um deles deve ser o fabricante va pesquisando em ambos algum deles há de ter um manual completo
  3.  # 5

O pinout nessas fichas RJ12 não é standard. A solius não vende um cabo já feito?

Se tiver um osciloscópio consegue ver, procura um pino que tenha um sinal variável e outro que tenha um sinal igual mas espelhado (isto é, quando um sobe, o outro desce).
  4.  # 6

Colocado por: SrRPlum ou salus um deles deve ser o fabricante va pesquisando em ambos algum deles há de ter um manual completo

Tem razão. Esqueci-me da Salus. De facto, há estes 2, mas vendo pela web, parece-me que é a Salus o fabricante.

Colocado por: ClioIIO pinout nessas fichas RJ12 não é standard. A solius não vende um cabo já feito?

Se tiver um osciloscópio consegue ver, procura um pino que tenha um sinal variável e outro que tenha um sinal igual mas espelhado (isto é, quando um sobe, o outro desce).

É uma excelente ideia. Vou ver se há algum cabo que ligue ao router da TP-Link( modulo Econet) e encomendo também um osciloscópio.

Infelizmente, falta na indústria eletrónica um standard de comunicação, pelo menos para receber informação dos dispositivos. Um simples MQTT era suficiente.
    Dava jeito obter informação para poder ler as temperaturas e poder integrar no Home assistant sem ter que usar controladores externos...
    É o que é.

Obrigado a todos pelas sugestões.
    Vou tentar e depois dou feedback.

Um abraço

0.0109 seg. NEW