Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma moradia com um painel solar para aquecimento de águas sanitárias.
    O sistema envia a água quente para um reservatório (cilindro) que tem uma resistência para aquecer a água (só de noite, pois tem um relógio que dá para programar) apenas no caso de a água não ter a temperatura desejada.
    Isso significa que o cilindro tem 2 sensores de temperatura. O do sistema solar e o do termostato.
    (Ainda há um terceiro sensor que mede a temperatura no coletor solar, mas para este caso isso não interessa, acho eu)

Acontece que esses 2 sensores apresentam (POR VEZES) temperaturas muito diferentes. Por exemplo, o sensor do termostato indica 20°C enquanto que o do sistema solar indica 50°C! (O do coletor solar indica ainda mais, mas isso é normal e não é esse o problema)

O problema é que a água sai muito quente (50°C é mais do que suficiente para nós), MAS O CILINDRO AQUECE A ÁGUA AINDA MAIS PORQUE PENSA QUE ESTÁ SÓ A 20°C!!!

Estou a gastar eletricidade a aquecer água já muito quente que vem do coletor solar!!

Isto nem sempre acontece, mas tem acontecido mais nos dias muito quentes.

Sei que os sensores que estão a alturas diferentes podem indicar temperaturas divergentes, mas isto é um exagero, a meu ver.

Já tentei diminuir a temperatura do termostato (para 15°C, por exemplo) para este não ligar em dias quentes. No entanto ISTO NÃO É SOLUÇÃO porque nos dias nublados ou frios preciso mesmo que o cilindro ligue para ter água quente. Nesses dias a diferença de temperatura dos 2 sensores não é significativa.

Alguém tem o mesmo problema?
    Conhecem a causa?
    Terá solução?
    • SrR
    • há 2 dias

# 2

Fotos
  2.  # 3

Colocado por: SrRFotos

Neste caso, o termostato do reservatório/cilindro até nem marca um valor muito diferente do sensor do cilindro do sistema solar (50°C e 60,5°C respetivamente). Não se vê na imagem mas a temperatura do coletor solar é ainda maior, cerca de 65, mas isso é normal, até porque a bomba que bombeia a água do coletor para o reservatório só atua quando a diferença de temperatura é de 6°C ou mais.

O que não é normal (penso eu) são temperaturas deste género:

termostato do reservatório / cilindro: 20
    sensor do cilindro do sistema solar: 50

Ou

termostato do reservatório / cilindro: 25
    sensor do cilindro do sistema solar: 45

Nestas situações o termostato ativa a resistência do cilindro desnecessáriamente.
    Ainda por cima a diferença de temperatura nem sempre é a mesma. Se fosse eu poderia regular o termostato de acordo com essa e diferença e estaria resolvido.
    Por vezes os 2 dão o mesmo resultado (por exemplo 20°C) e nese caso é claro que quero que a resistência ligue. Mas quando um dá 20 e na realidade é 40 ou mais (sei porque a água sai quente) , já está a ligar desnecessáriamente.
      20250529_191401.jpg
    • SrR
    • há 13 horas

# 4

Onde é que está a sonda do solar?
    • SrR
    • há 13 horas

# 5

Essa resistência está muito em baixo , retira a prioridade ao solar, o que pode fazer é utilizar o controlador solar para controlar tb a resistência a ver se garante prioridade ao solar

0.0087 seg. NEW