A casa que estou a remodelar tem a pintura original em algumas paredes, e outras zonas têm reboco novo, onde não foi aplicado qualquer impermeabilizante ou tinta.
Se eu pintar as paredes, ficam-se a ver estes pegamentos todos.
Uma loja recomendou-me o Realibita RR20 da Secil, no entanto eles indicam que "recomenda-se a eliminação do esquema de pintura existente"
EDIT: Falei com o comercial da Ceciltek da zona centro (ele veio até à minha residência) e este recomendou aplicar Reabilita RS 12.
Por fim, embora isto seja uma casa com paredes de pedra, algumas partes foram rebocadas com argamassa cimentícia (cimento MAESTRO) porque os pedreiros em portugal têm muita falta de formação...
Portanto, o comercial indicou que era preferível aplicar uma tinta de membrana (em vez de uma tinta de silicatos), visto que o reboco não é à base de cal.
Só queria deixar aqui esta informação, caso alguém venha a necessitar.
antes demais convém que o esquema de pintura, seja membrana ou não, permita a difusão do vapor de água. Essa membrana apresenta boas performances no que a isso diz respeito?
Colocado por: Pedro Barradasque o reboco não é à base de ca
Ainda não decidi qual tinta aplicar, mas ando a ver preços da CIN Novatex HD. Esta tem uma permeabilidade média do vapor de água... será que é apropriada?
O único problema que estou a ver com esta solução, é que o RS12 proporciona um acabamento liso, enquanto que outras paredes da casa têm um acabamento areado médio/fino (feito com técnica de esponjamento com argamassa REDUR MANUAL).
Espero que a textura da tinta fique semelhante às fachadas que não vão levar RS12.
Já estive a informar-me melhor sobre a tinta Novatex HD, e de acordo com o Sr. Pedro (nesta discussão), a tinta tem pouca permeabilidade ao vapor de água. Portanto vou descartar esta opção!
Também vi o seu comentário nesta discussão, onde recomenda a aplicação de um barramento superficial em paredes cujo esquema de pintura existente têm revestimento do tipo kerapas (eu julgo que não é o meu caso, mas a tinta da minha parede tem uma textura com 2mm a 3mm de espessura).
Concluindo, aquilo que me parece ser uma boa abordagem é...
1° - Lavar as paredes e aplicar um tratamento com AD 41 (para limpeza de musgos, fungos e outras sujidades) 2° - Barrar as paredes com RS 34 (com ISOVIT REDE 160 incorporada) e dar um acabamento com recurso a esponja (tal como indicado na página 54 do manual técnico da linha REABILITA da Secil) 3° - Aplicar 1 demão de primário AD 25 4° - Aplicar, pelo menos, 2 demão com tinta de silicatos REV SP