Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,
    Estou a construir uma casa no interior do país (zona da Serra da Estrela) e estou com algumas dúvidas em relação à cobertura. O arquiteto e o engenheiro de estabilidade projetaram a cobertura em laje de betão armado, com o seguinte detalhamento:
    * Laje em betão armado (betão bruto)
    * Impermeabilização em tela asfáltica (dupla camada)
    * Manta geodreno para drenagem
    * Isolamento térmico em XPS (poliestireno extrudido) de 8 cm
    * Manta geotêxtil
    * Gravilha como camada de proteção/sobre camada

No entanto, o construtor insiste em usar painel sanduíche. Ele alega que tem receio de assumir a garantia da cobertura em betão (impermeabilização em tela, etc.) e prefere o painel sanduíchepela simplicidade de execução. Nós, por outro lado, não gostamos dessa alternativa porque:
    1. Esteticamente nao é bonito.
    2. Preocupamo-nos com o ruído que a chuva possa causar ao bater no painel metálico;
    3. Achamos que a solução de betão, apesar de mais trabalhosa, oferece maior fiabilidade.

Após alguma negociação, o construtor apresentou uma proposta de fazer a cobertura do piso 0 (com 34 m²) em betão armado mas contratando outra empresa especializada, e a cobertura do piso 1 em painel sanduíche. O valor que nos apresentaram para a cobertura do piso 0 (34 m² em laje de betão armado + impermeabilização + isolamento, etc.) foi de 30 000 €, ou seja, cerca de 882 €/m².

Achei este preço exorbitante. Além disso, continuo com as seguintes dúvidas:

Como não sabemos nada sobre preços de construção, Este valor não vos parece demasiado elevado?

Já agora, se souberem de empresas na zona de Covilhã/Fundão/Guarda que saibam fazer a cobertura com a gravilha, partilhem.

Obrigada
  2.  # 2

O construtor quando deu orçamento referiu que não assumia a responsabilidade pela cobertura com essa solução?
    A solução de painéis sanduíche até deveria ser proibida em habitações
    Concordam com este comentário: HideCode, Vítor Magalhães, Pedro Barradas
  3.  # 3

Colocado por: maryjane86No entanto, o construtor insiste em usar painel sanduíche

É fugir dessa solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maryjane86
  4.  # 4

Obrigada!
    E sabem dizer quanto custa mais ou menos ao metro quadrado a solução inicial?
    30k por 34 metros quadrados parece-me exagerado
  5.  # 5

O orçamento que o construtor deu para levantar a casa excluía a cobertura?!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maryjane86
  6.  # 6

Sim, a casa tem 213m2 - 200k

(exclui climatizacao, azulejos,caixilharia,serralharias,carpintarias,louças sanitárias e a cobertura da cozinha com tela e gravilha, para esta última são 30k)
  7.  # 7

Colocado por: maryjane8630k por 34 metros quadrados parece-me exagerado

Para 34m2---Aplicar a tela, isolamento termico (o mínimo em XPS são 10cm, não pode aplicar 8cm). isso custa uns 3000€, já com grande margem de lucro..
    Tem aí um ZERO a mais.... 30.000€!?

Na serra da estrela. somente 80mm de espessura de isolamento térmico na cobertura!?
  8.  # 8

Colocado por: Pedro Barradas
    Para 34m2---Aplicar a tela, isolamento termico (o mínimo em XPS são 10cm, não pode aplicar 8cm). isso custa uns 3000€, já com grande margem de lucro..
    Tem aí um ZERO a mais.... 30.000€!?

Na serra da estrela. somente 80mm de espessura de isolamento térmico na cobertura!?

Também deve estar incluída a laje nesse preço, já é mais perto de realista mas ainda assim algo empolado.

Eu estou no Algarve e tenho 120mm, 80mm para a Serra da Estrela também me parece pouco mas não sou Eng de Térmica.
    • SrR
    • há 2 dias

# 9

34m2 é a cobertura toda?
  9.  # 10

Tenho cá para mim que o seu construtor das duas uma:

1 - Não sabe fazer laje de betão armado
    2 - Deu-lhe um orçamento que enganou-se nos cálculos ou está a tentar ficar com mais lucro

A pergunta que eu faço é porque razão não foi projetada lage aligeirada? Sendo que isso faz parte do projeto de estabilidade acredito que haja uma boa razão.
  10.  # 11

Instalar Painel sem uma lage por baixo? Não estou a perceber. Ele provavelmente vai fazer a lage, mas depois em vez de aplicar a tela e afins, prefere aplicar o painel (usado em frequentemente em novas construções de arquitectura moderna).
    Concordam com este comentário: ALCLCF
  11.  # 12

meteu-se com um aldrabão dos bons
  12.  # 13

Colocado por: setaevraInstalar Painel sem uma lage por baixo? Não estou a perceber. Ele provavelmente vai fazer a lage, mas depois em vez de aplicar a tela e afins, prefere aplicar o painel (usado em frequentemente em novas construções de arquitectura moderna).

As tantas é isso, vou informar-me melhor!!

Obrigada a todos
  13.  # 14

0.0175 seg. NEW