Colocado por: DR1982Neste caso para ser bem feito entao na imagem que coloquei os muros seriam betonados até á cota de baixo da viga e depois uma conta em toda a volta betonada junto com a laje é isso?
Colocado por: rjmpireseu como nunca fiz tal coisa, e posso dizer que ja trabalhei nas maiores empresas tanto em frança como Suíça e sempre fiz assim…
É o que faz sentido, elementos verticais e depois os elementos horizontais.
Até o meu empreiteiro com os seus métodos mais "tradicionais" conseguiu fazer, e a minha placa tem uns bons m2
Colocado por: DR1982Eu nao vi, eu sempre fiz assim em França e Suiça, na França ate se fazia ou vinham feitas fora (numa cofragem propria para isso) as vigas até à cota de baixo da laje, e depois betonado o resto.
Entao tudo faz mal 😀
Colocado por: ghost12sim, mesmo as lajes em França costuma ser com pre-lajes, ja fiz algumas com 8cms de espessura e uma malha sol, ficam uns espaçadores pra cima e pronto. Leva so as filas primarias de escoramento e pronto. Mas pelo que sei no caso das lajes estas nao tem funcao estrutural, so cofragem.
Tenho um familiar com uma empresa de construção em França que usa esse método, fabrica vigas e pré lajes em estaleiro, por vezes até pilares. Até já me desafiou para tentar usar o sistema, que realmente é muito mais rápido e com menos mão de obra.
Colocado por: DR1982Aqui, Suiça ate as lajes sao quase sempre betonadas em mais que uma vez, leva estas grelhas a servir de cofragem no meio do ferro e siga… Eu sinceramente custa me a acreditar que todos os engenheiros aceitem isso e seja assim tao grave.
Colocado por: DR1982
A minha duvida era mesmo se este tipo de betonagem “ás mijinhas”como diz o sr. Zédasilva é um pecado assim tao grande 😀
Colocado por: zedasilvao que considera sem a minima noção?
É!
Especialmente quando é feito sem a mínima noção do que se está a fazer como é muito comum por cá.
Colocado por: DR1982Outra pratica comum por aqui, ja que betonamos parcialmente as vigas. Deixamos estas reservaçoes para as outras vigas, tambem é uma má prática?
Colocado por: marcocarÉ verdade que sempre fiz assim, mas também sempre achei o ferro na França como na Suiça uma vergonha e elas estao de pé, contudo nao quer dizer que seja bem feito.
Se isto fosse na prática todos os prédios de frança e da maior parte da Europa já estavam no chão.... 😅
Colocado por: DR1982contudo nao quer dizer que seja bem feito.
Colocado por: zedasilvasim, ha muita coisa mal feita por todo o lado, como disse antes o ferro na Suiça é uma vergonha. O espacamento é tudo a olho, o recobrimento é conforme calha, barras de travaçao que devia levar nem vê-las, não é por nada que sobra sempre muito ferro…
Infelizmente temos a mania que lá fora é que se faz bem.
Umas coisas sim outras não.
Para começar são conceitos de construção diferentes.
São formas de trabalhar diferentes.
Acima de tudo são responsabilidades profissionais diferentes.
Nós ao nível da responsabilidade profissional ainda temos um longo caminho a percorrer.
Por vezes aqui exagera-se nos requisitos pois sabemos perfeitamente como é a realidade em obra.
Colocado por: bettencourtEsqueça isso, não ligue. Então em vigas invertidas como se faz? A ligação tem alguns cuidados. Juntas verticais numa viga é que precisa de ser em zonas específicas. Pergunte a ele se sabe o diagrama de tensões numa viga…precisamente, tenho algumas vigas invertidas no projeto e o engenheiro diz que prefere que seja tudo betonado de uma vez…
Colocado por: DR1982precisamente, tenho algumas vigas invertidas no projeto e o engenheiro diz que prefere que seja tudo betonado de uma vez…