Colocado por: dmanteigasE atenção, eu tb nao adoro a planta mas tb nao sei quais são as vivências deles. Neste caso tendo a garagem ali eu ate preferia ter o tal Hall tradicional entre a garagem e a zona social, inverter a cozinha e meter lavandaria e despesa atrás da cozinha.
De certa forma, algo como aquilo que me apresentaram numa das empresas que visitei o ano passado:
https://youtu.be/9F0NWGjVTh0
Colocado por: setaevra-quase que estaciona o quarto no quarto.
-juntava a dispensa e a lavandaria, poupa dinheiro e parede e portas 😀
-desde a entrada até aos quartos vai fazer kms
-a lareira colocava na parede que esta do lado avenida do carro (sem janela).
-vai se arrependar nal ter uma janela na sala para o lado da avenida, a luz é a coisa mais importante, essa sala vai ficar muito escura da forma como está.
-eu fazia open space, esta a cozinhar nao comsegue olha para a televisão (deveria estar.na parede da avenida). Quer ver os filhos ou as visitas da cozinha e nao comsegue.
-
Colocado por: RuikodeÉ mais um L, pelo que apresenta sempre desafios a meu ver. Esse tipo de disposição raramente fica bem resolvido, como um cobertor curto, puxa de um lado e destapa o outro.
A zona privada não é a pior das soluções, bem melhor que as divisões todas de um lado e um corredor austero com uma parede enorme num dos lados (embora o corredor feio exista ali sempre).
A zona social está uma desgraça, à semelhança de tantas outras plantas deste género. Não consigo expressar o quanto considero feio e disfuncional a entrada de uma habitação num qualquer canto de uma sala (e ás vezes pior, diretamente para uma cozinha, mesmo que seja o open space da moda). Faz zero sentido ter de atravessar toda aquela zona social para chegar a outras áreas da casa.
Sou defensor de que a zona de entrada é beneficiada por ter uma área intermédia (hall) e que a mesma permita aceder diretamente às zonas principais (zona social e zona privada).
Compreendo que isto já seja considerado démodé, mas é só uma opinião pessoal, de quem valoriza mais a utilização, lógica e ergonomia do que as novas linguagens estéticas da moda.
Quanto a áreas, cada um sabe do que precisa, mas a sala parece-me um pouco avantajada, a cozinha parece razoável mas com algum espaço desperdiçado no centro (e para mim faria mais sentido a zona de refeições estar mais junto à cozinha, devendo trocar com a zona de estar). Os quartos estão no limite superior do tamanho, podia-se cortar umas gorduras também aí.
Não vejo o sentido dos lavatórios ficarem enfiados aos cantos, parece-me extremamente disfuncional.
Aquele polígono (zona técnica, IS, lavandaria, despensa) está aparentemente mal aproveitado como já foi referido, parecem peças plantadas sem ligação lógica.
A churrasqueira naquele local é difícil de entender, não dignifica a entrada da casa, como já foi referido.
A sala a manter aquela dimensão, ao menos que tivesse mais vidro na parede voltada para a piscina.
O escritório parece um intruso no meio dos quartos, deveria morar noutro sitio, como por exemplo trocar com o quarto mais próximo da zona social.
Parecem muitas criticas, mas é agora que pode e deve refletir sobre todas essas questões pois ainda vai a tempo de olhar para a planta com outros olhos. Depois de começar a construir já não é o momento para ter arrependimentos.
Boa sorte.
Colocado por: FrancLopes
Obrigado pela partilha. Sim, parece fazer mais sentido...
Colocado por: dmanteigas
Eu também acho, mas cada cabeça sua sentença. A casa do video que enviei também não estava bem de acordo com o que nos queríamos, mas numa planta em L pareceu-me bem estruturada
Consegue e/ou pode partilhar esta planta? Ou a vossa final? Ficaria muito agradecido. Obrigado.
Não avançamos com eles e não ficamos com a planta em 2D, só o vídeo.
A minha conto apresentar em breve assim que tiver a arquitetura finalizada
Colocado por: FrancLopesBoa noite, sem problema. A zona é numa aldeia que pertence ao concelho de Águeda. O valor estimado é de +-320000€. Qual é a sua opinião em relação ao projeto e à disposição da casa? Já agora aproveito para mencionar que iremos optar por telhado convencional. Peço desculpa por não ter referido acima.
Cumprimentos e obrigado pelo apoio.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Deve dar.
A forma em L foi um requisito?
Qual é a diferença de altura entre a rua e o interior da casa?
Boa noite, sem problema. A zona é numa aldeia que pertence ao concelho de Águeda. O valor estimado é de +-320000€. Qual é a sua opinião em relação ao projeto e à disposição da casa? Já agora aproveito para mencionar que iremos optar por telhado convencional. Peço desculpa por não ter referido acima.
Cumprimentos e obrigado pelo apoio.
Mas continua com uma versão em L?
Colocado por: zedasilva320 com todos esses arranjos exteriores e muros, vai ter que haver algumas "jogadas" processuais para que o valor chegue para tudo
Colocado por: fernandoFerreirapenso que talvez 320 +Iva,
Colocado por: fernandoFerreira
não chega...
vejamos:
Habitação: 220 m2
Garagem: 43 m2
Varanda virada p/ piscina: 43 m2
deck piscina: 62 m2
piscina:
muros...
arranjos exteriores...
com telhado tradicional.... (cheio de recortes...)
Nao, e mais uma especie de um U.
Inicialmente tambem tinhamos essa ideia do L mas apos ir vendo aqui o forum da casa chegamos a conclusao que o melhor era apresentar os nossos requisitos e ver o que nos apresentavam. E ainda bem porque dos Ls que nos foram apresentando nenhum cumpria tao bem o criterio de privacidade que para nos era essencial acima de todos os outros.
Consegue algum rascunho do que está a mencionar? Ainda vou a tempo de corrigir esta planta..
Colocado por: FrancLopesNão, o requisito que demos foi valorizar a exposição solar. A forma pode ser qualquer uma..alguma sugestão? É de +- 0.5 a 1m superior à estrada. Inicialmente queríamos cave mas o Arq. mencionou que não justificava dado que tínhamos de tirar muita terra. A orientação do L parece-lhe bem?