Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ora tenho uma instalação em que
    - quadro principal com diferencial de 4P e 30mA
    - monofasico pois foi feito shunt na contador
    - quadro secundário só para painéis solares mas que vai ter mais dijuntores por causa de 2 ACs. Este tem diferencial de 300mA.

Ora quando liguei os painéis e inversor novo, quadro principal dispara. Isto também era relativamente frequente antes destes painéis e inversor novos.

Ora, faz sentido(pesando o risco inerente) por no principal um de 300mA? É será o ideal do tipo A(DC) ou só AC?.

O que não quero é que ande a disparar o quadro como antes
  2.  # 2

Imagem do quadro
      PXL_20250623_121439503.jpg
  3.  # 3

Colocado por: NunoLimaOra, faz sentido(pesando o risco inerente) por no principal um de 300mA? É será o ideal do tipo A(DC) ou só AC?.

Provavelmente ia deixar de disparar mas também reduz a segurança.

Tire foto também ao quadro parcial.

Na minha opinião, sem certezas porque sem fazer medições não se pode ter certeza de nada, eu faria o seguinte:

No quadro principal trocava o diferencial 4P por 2 monofásicos (da mesma de 30mA) e usava pelo menos tipo A (se pud€r ser por exemplo F super imunizado melhor ainda) e dividia os circuitos por estes dois diferenciais em vez de estar tudo ligado no mesmo como tem agora. Esta alteração seria para resolver os disparos esporádicos que já tinha antes de instalar os painéis.

Agora em relação aos painéis, ainda no quadro principal montava um disjuntor (sem estar ligado ao diferencial) que ia alimentar o quadro parcial. No quadro parcial, um interruptor à entrada, seguido de um diferencial tipo B de 30mA e um disjuntor. No manual de instruções do inversor deve ter lá a indicação de qual o diferencial mais adequado mas em principio será esse.
    Ao interruptor do quadro parcial, ligava ainda um segundo diferencial do tipo F 30mA e respetivos disjuntores para os ar condicionados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoLima
  4.  # 4

Colocado por: elfo106

Provavelmente ia deixar de disparar mas também reduz a segurança.

Tire foto também ao quadro parcial.

Na minha opinião, sem certezas porque sem fazer medições não se pode ter certeza de nada, eu faria o seguinte:

No quadro principal trocava o diferencial 4P por 2 monofásicos (da mesma de 30mA) e usava pelo menos tipo A (se pud€r ser por exemplo F super imunizado melhor ainda) e dividia os circuitos por estes dois diferenciais em vez de estar tudo ligado no mesmo como tem agora. Esta alteração seria para resolver os disparos esporádicos que já tinha antes de instalar os painéis.

Agora em relação aos painéis, ainda no quadro principal montava um disjuntor (sem estar ligado ao diferencial) que ia alimentar o quadro parcial. No quadro parcial, um interruptor à entrada, seguido de um diferencial tipo B de 30mA e um disjuntor. No manual de instruções do inversor deve ter lá a indicação de qual o diferencial mais adequado mas em principio será esse.
    Ao interruptor do quadro parcial, ligava ainda um segundo diferencial do tipo F 30mA e respetivos disjuntores para os ar condicionados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NunoLima

O parcial tem um dijuntor 2P de 300mA. É outro que foi colocado por causa do inversor.

Isto bem até devia ter um barramento antes do diferencial do quadro principal e depois um de 2P.

Mas de resto obrigsdo pelas dicas e fazem sentido, mas um de 4P de tipo A não resolve o problema no quadro principal?

A dúvida reside mesmo no mudar de 30 para 300,deixa de ter tanta proteção e no limite tinha de talvez de fazer upgrade em alguns disjuntores(wc e garagem talvez)
      PXL_20250623_152740056.jpg
  5.  # 5

Se eu percebi bem, da maneira que tem isso ligado esse diferencial que está no parcial nunca vai disparar porque o tem ligado ao diferencial de 30mA que está no quadro principal.
  6.  # 6

Colocado por: elfo106Se eu percebi bem, da maneira que tem isso ligado esse diferencial que está no parcial nunca vai disparar porque o tem ligado ao diferencial de 30mA que está no quadro principal.

Certíssimo, ja estava assim quando comprei a casa. Estou em dúvida e se o quadro disparava antes dos paineis(já tinha) ou depois.

Porque antes os emA podia já ser derivado de alguma corrente de fuga mais o que vem do inversor.

Com os novos aproveito e resolvo tudo
  7.  # 7

já agora que potência é que tens contratada? 6.9 kVA? mais?

0.0107 seg. NEW