Viva! O meu terreno não dispõe de infraestrutura de abastecimento de água perto. O abastecimento dista aproximadamente 300m.
No seguimento do meu pedido de ligação ao ramal da água, a AdRA (Águas de Aveiro) foi consultada para se pedir um orçamento para a ampliação da rede de abastecimento. O orçamento chegou e são aproximadamente 24.000 + IVA.
Queremos tentar perceber quais as opções parar minimizar o impacto deste custo. A AdRA informa que a ampliação pode ser "executada através de empresa devidamente habilitada para este tipo de obra". A que portas devo bater? Alguém conhece empresas no distrito que prestem estes serviços? Será que consigo um preço muito diferente ou andará sempre tudo neste ordem de valores?
Conheço empresas que fazem, de que zona de Aveiro é? Pode ser que conheça alguma que tenha interesse.
Sendo pavimento em calçada, e mesmo sem ter mais informações, acho o preço bastante inflacionado.
Algumas dicas / informações que podem ser convenientes:
Se o empreiteiro tiver cuidado ao abrir vala e não enterrar cubos, basicamente trata-se de uma trabalho de levantamento de pavimento e reposição. A vala para tubo de água apenas, não precisa de ser muito larga e funda (80 a 90cm).
No que toca a materiais (tubos de 63mm em rolo PEAD PN16 (por exemplo), válvulas, uniões, casquilhos, fita sinalizadora, pico para envolver a tubagem, outros acessórios em ferro fundido ect), acho que o valor não chega a 4000€ (e estou a ser conservador).
Depois depende muito do andamento do trabalho, se ao abrir vala não apanhar rocha dura e o solo for macio, em 2/3 dias, uma pequena giratória com 2 trabalhadores, enterra os 300m de tubagem. Se apanhar muito duro, pode demorar muito mais.
Claro que antes de ligar à rede publica, deve ser necessário executar o ensaio à pressão do novo troço e a limpeza. Todos estes processos são acompanhados pela AdRA, ou deviam ser. Mas 1000€ deve chegar para estes serviços.
Depois vem a ligação a rede publica, que implica agendamento com a AdRA para estes cortarem temporariamente o serviço da água e depois a pavimentação.
Ou seja, penso que o preço está bastante inflacionado.
Infelizmente não consigo partilhar ninguém que trabalhe para essa zona.
Mas procure empresas que trabalhem no seu municipio, ou nos vizinhos, em obras de saneamento, de abastecimento de águas, de pluviais e peça contactos. Talvez seja a forma mais fácil de conseguir. Muitas vezes essas empresas têm também sub-empreiteiros que procuram trabalhos como esse.