Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Estou em vias de comprar uma pequena moradia geminada que está inacabada. A casa tem 1 piso térreo (onde será feito 1 sala+cozinha, WC e 1 quarto) e um aproveitamento de sótão (onde será feito 1 WC e 1 escritório com varanda). As áreas aproximadas da casa são as seguintes (anexei uma planta simplificada):
    - Quarto: 12m2
    - Sala+cozinha+corredor: 30m2
    - Casa de banho piso inferior: 5m2
    - Entrada escadas piso superior: 12m2
    - Casa de banho piso superior: 10m2
    - Escritório: 20m2
    - Pátio exterior: 50m2

Em termos de obras, precisa praticamente de todos os acabamentos interiores e de algumas obras exteriores. Fiz um pedido de orçamento (incluíndo materiais) e o valor pareceu-me bastante exagerado. Queria saber se me poderiam dar uma opinião quanto aos valores que me apresentaram:

- €1880: Demolição de paredes interiores na sala
    - €1000: Abertura de vão no piso superior em estrutura de madeira ou betão, com reforço da estrutura existente
    - €2970: Estuque projetado em paredes interiores
    - €2820: Teto falso em gesso cartonado com estrutura metálica (piso inferior e superior)
    - €2890: Azulejos cerâmicos em paredes da zona de duche (2 casas de banho)
    - €1300: Azulejos tipo backsplash sobre bancada de cozinha
    - €2170: Aplicação de auto-nivelante em pavimento interior
    - €4100: Chão flutuante vinílico e instalação de rodapés interiores em MDF lacado (nos 2 pisos)
    - €5770: ETICS com placas de lã mineral 40mm e acabamento em reboco mineral armado
    - €1390: Isolamento em cobertura inclinada com XPS e=60mm entre caibros, incluindo barreira de vapor, e lã mineral e=100mm entre caibros e teto falso
    - €530 : Isolamento térmico de caixas de estores, com painéis de EPS revestido
    - €3430: Pintura em paredes e muros exteriores, com tinta acrílica de alta resistência
    - €3300: Pintura plástica em paredes interiores
    - €470: Rodapés exteriores em PVC ou pedra natural
    - €760: Portas interiores em MDF lacado branco
    - €4120: Armários embutidos em MDF, em entrada de escadas e quarto
    - €680: Divisória ripada vertical em madeira ou MDF pintado, incluindo fixações ao pavimento e teto
    - €1800: Construção e instalação de escada em madeira para acesso ao sótão
    - €300: Ventilador/exaustor em 2 WCs
    - €2400: Sanita com chuveiro higiénico, base de duche, vidro temperado de resguardo, equipamento de chuveiro e móvel de lavatório suspenso com cuba cerâmica (2 WCs)
    - €16400: Móveis de cozinha pré-fabricados, bancada em Silestone 20mm (com recorte para lava-loiça e placa), instalação de equipamento de cozinha e lava-loiça
    - €3190: Instalação elétrica e iluminação
    - €2030: Novas canalizações em multicamada para ligação a casa de banho superior
    - €1570: Pré-instalação de ar condicionado
    - €920: Instalação de termoacumulador elétrico vertical de 100L
    - €3150: Portão metálico exterior, com pintura anticorrosiva e automatismo
    - €3320: Resguardo em vidro temperado 8mm na varanda, fixação em perfil de alumínio
    - €2450: Remoção de todo o entulho e limpeza de toda a obra no final

Obrigado pela ajuda.
      quarto.jpg
      cozinha.jpg
      planta.png
  2.  # 2

A licença de construção está válida?
  3.  # 3

Às imagens que já coloquei do quarto e cozinha, acrescento também do wc do piso térreo e do escritório.
      escritorio.jpg
      wc.png
  4.  # 4

Colocado por: PickaxeA licença de construção está válida?

Sim, a licença está válida e pronta para levantar.
  5.  # 5

A licença é de um T1? Pelo que descreve só o piso 1 está licenciado.
    Concordam com este comentário: Camões
  6.  # 6

Colocado por: sergioemsA licença é de um T1? Pelo que descreve só o piso 1 está licenciado.

A licença é de um T2 e pretendemos fazer um pedido de alteração após as obras começarem, que confirmei que é possível fazer junto do arquiteto da câmara municipal. Quanto ao piso superior, a licença também abrange a expansão desse espaço, se bem que não é considerado como sendo espaço habitacional.
  7.  # 7

Algo que me esqueci de referir no meu post é que todos os valores do orçamento são sem IVA, que pelo que percebi na zona em que se insere esta casa será de 23%.

0.0114 seg. NEW