Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Viva,

Esta semana comprei um balão sem membrana e uma bomba nova para o meu poço. Infelizmente só posteriormente é que li esta discussão, que a meu ver é muito útil.

Assim sendo, pedia a ajuda deste fórum para as seguintes questões:

1) Como é feita a purga de um balão sem membrana?

2) A bomba submersível encontra-se muito perto do fundo, cerca de 50 cm, já que o poço tem pouca altura de agua (1,25m). Seria correcto colocar uma rede que permita a entrada de agua, mas que filtre a terra?

Desde já o meu obrigado pela vossa ajuda.

nasei
    PS: O primeiro balão veio furado de fabrica. O segundo esta na garagem a espera do picheleiro para ser instalado.
    • MDA
    • 28 março 2010

# 22

Só tem mesmo o disjuntor !? Hager MW116 C16 (Penso eu de que...)
    Para colocar o tal térmico, obrigará a ter mais cabos entre a bomba e o quadro eléctrico? ou é ligado no mesmo cabo?

Isso quer dizer que tem um disjuntor de 16 amperes, o que é um bocado alto para a bomba e nem sequer o ideal.
    Se for para por só o térmico não terá que passar mais nenhum cabo, se optar por por também o condensador nesse quadro então terá que colocar mais um fio, se ja não existir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulotomas
  2.  # 23

Colocado por: MDA
    Só tem mesmo o disjuntor !? Hager MW116 C16 (Penso eu de que...)
    Para colocar o tal térmico, obrigará a ter mais cabos entre a bomba e o quadro eléctrico? ou é ligado no mesmo cabo?

Isso quer dizer que tem um disjuntor de 16 amperes, o que é um bocado alto para a bomba e nem sequer o ideal.
    Se for para por só o térmico não terá que passar mais nenhum cabo, se optar por por também o condensador nesse quadro então terá que colocar mais um fio, se ja não existir.

Estas pessoas agradeceram este comentário:paulotomas

O que me recomenda fazer MDA?
    • MDA
    • 28 março 2010

# 24

1) Como é feita a purga de um balão sem membrana?

Da mesma maneira que esta já explicada neste tópico, apenas com a nuance que em vez de numa qualquer torneira, deverá ser na que se ira encontrar no fundo do balão.

2) A bomba submersível encontra-se muito perto do fundo, cerca de 50 cm, já que o poço tem pouca altura de agua (1,25m). Seria correcto colocar uma rede que permita a entrada de agua, mas que filtre a terra?

Depende de qual o tipo de bomba que vai instalar. Se for uma própria para poço com turbina larga, ela já vai ter uma grelha que não permite a entrada de detritos que a possam bloquear, poderá sim por um filtro de rede a jusante para capturar algumas partículas que lhe podem danificar alguns equipamentos.
    Se o que vai por é uma bomba usada em furos, poderá por uma rede mais fina, e por o tal filtro a jusante também, mas desaconselho a utilização deste tipo de bombas em poços, pois dão problemas demais, e a única vantagem que tem é o aumento da pressão, nada mais.
    O primeiro balão veio furado de fabrica. O segundo esta na garagem a espera do picheleiro para ser instalado.

Isso acontece, basta uma pequena distração durante a solda, nada que não se repare facilmente.
    • MDA
    • 28 março 2010

# 25

como é que vai controlar o ar necessário para um bom funcionamento??

Existem duas válvulas que permitem que quando para a bomba um dos tramos da canalização se encha com ar, e da próxima vez que ligar a bomba esse ar é injectado para dentro do balão.
    • MDA
    • 28 março 2010

# 26

Para que isso fique bem baratinho poderá fazer o seguinte, ponha o térmico ligado em série depois do tal disjuntor, e o condensador isole-o bem inclusive os contactos, se tiver mais um cabo livre ponha-o no quadro. Atenção não mexa nos contactos dos condensadores mesmo com a electricidade desligada, a experiência é literalmente chocante e perigosa.

ATENÇÃO NÃO TRABALHO PARA NENHUMA EMPRESA QUE FABRICA VENDE OU INSTALA BOMBAS
    As vezes posso ser mal entendido.
  3.  # 27

Para que isso fique bem baratinho poderá fazer o seguinte, ponha o térmico ligado em série depois do tal disjuntor, e o condensador isole-o bem inclusive os contactos, se tiver mais um cabo livre ponha-o no quadro. Atenção não mexa nos contactos dos condensadores mesmo com a electricidade desligada, a experiência é literalmente chocante e perigosa.

Estas pessoas agradeceram este comentário:paulotomas

E o Disjuntor devo troca-lo?
    Lembro-me de o electricista ter dito que a cablagem era para motor trifásico, por isso devo ter fios disponiveis... Como devo ligar o condensador?

Obrigado.
    • MDA
    • 28 março 2010

# 28

O disjuntor não e o mais indicado, mas desenrasca, não existir térmico é que é pior.
    Epa deixe o electricista fazer isso, é mais seguro, e pelo PVP do térmico faz-lhe a mudança toda, se tem fios melhor ainda, pois só deve demorar uns minutos.
    • MDA
    • 29 março 2010

# 29

Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: MDAmas desaconselho a utilização deste tipo de bombas em poços, pois dão problemas demais,

dão...porquê??

Colocado por: MDAIsso acontece, basta uma pequena distração durante a solda, nada que não se repare facilmente

isso acontece porque não existe controlo de qualidade...e muitos menos um ensaio.

como é que vai controlar o ar necessário para um bom funcionamento??

Existem duas válvulas que permitem que quando para a bomba um dos tramos da canalização se encha com ar, e da próxima vez que ligar a bomba esse ar é injectado para dentro do balão.

não vai nada....pensam que vai.

então faz o quê???...trabalha no quê

Se sabe tanto porque não ensina!? As pessoas que abriram este post devem estar mortinhas que lhe ensine e ajude.
    Sou marinheiro! E depois!?

0.0168 seg. NEW