Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

É uma curiosidade que sempre tive e gostaria de obter feedback de quem tem, na pratica tiram partido da possibilidade de abrir a janela toda?

Nos temos no apartamento e tenho a minha opinião acerca do assunto, mas gostaria de perceber se ha mais pessoas com a mesma opiniao :)
  2.  # 2

Em relação ao tema a minha opiniao é a seguinte:
    A partir do momento em que se instalou AC as janelas dos quartos só se abrem para arejar a casa. A da sala ainda se abria algumas tardes para o entra e sai dos miudos a brincar na varanda, contudo cada vez se faz menos isso por causa do calor, mais junto a noite por causa dos insetos, pelo que praticamente nao se abrem as janelas.
    Totalmente abriram-se meia duzia de vezes ao longo de 7 anos.
    Conclusao, janelas que proporcionam grandes aberturas a meu ver só mesmo na fotografia, na pratica é quase impossivel.
  3.  # 3

Colocado por: DR1982Em relação ao tema a monha opiniao é a seguinte:
    A partir do momento em que se instalou AC as janelas dos quartos sonse abrem para arejar a casa. A da sala ainda se abria algumas tardes para o entra e sai dos miudos a brincar na varanda, contudo mas cada vez se faz menos isso por causa do calor, mais junto a noite por causa dos insetos, pelo que praticamente naonse abrem as janelas, totalmente abriram-se meia duzia de vezes ao longo de 7 anos.
    Conclusao, janelas que proporcionam grandes aberturas a meu ver só mesmo na fotografia, na pratica é quase impossivel.

Idealmente serão janelas viradas a norte/poente, janelas viradas a sul no inverno são boas mas no verão já é preciso algum sombreamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguek
  4.  # 4

Acho que mesmo com sombreamento, se dentro tiver algum equipamento a refrescar a casa na vai ter as janelas abertas a levar com insetos casa dentro
  5.  # 5

Colocado por: DR1982Conclusao, janelas que proporcionam grandes aberturas a meu ver só mesmo na fotografia

Só mesmo a seu ver, DR. Ainda estamos a construir, mas onde vivemos atualmente as janelas estão sempre abertas, de verão ou de inverno (noite e dia algumas delas). Na casa que está a ser feita os vão não serão enormes (uns com 3,70 e outros com 3m, e o restante média 2m), mas seja como for, vai ser a mesma lógica e vão estar muito tempo abertos.
    Eu sei que somos exceção á regra hoje em dia, mas nunca conseguiria estar num ambiente hipercontrolado tipo aquário estanque, artificialmente climatizado ao meio grau.
    Pra mim, só vantagens: Livrei-me de uma construção com ETICS que detesto, livrei-me de VMC's, PRH's e principalmente do drama dos tópicos ao lado relativamente a 50 mil tipos de pontes térmicas.

Uma casa é para se viver de forma livre e não ser uma prisão, cheia de limitações e complicações. Isto, do meu ponto de vista claro, cada um sabe de si e das sua prioridades e necessidades. Sempre vivi em casas "normais" feitas no tempo em que isolamentos térmicos não eram tidos em consideração, xps/eps/... não tinham sido inventados. Vivi num prédio que ainda hoje existe e está todo ocupado e que deve ter uns 120 anos, e zero stresses com essas questões.

Acrescento ainda, embora isto seja uma ofensa mortal para a maioria de vós, que nós como seres humanos fazemos parte de um mundo que tem estações, tem épocas quentes e frias, e como tal faz parte da nossa natureza ter contato com essas variações (sem chegar ao ponto de passar mal por isso é claro), mas isto para dizer que convém e é saudável que nós sintamos alguma variação de temperatura ao longo do ano, ao invés de controlar a temperatura ao meio grau como referi antes.

Para além disso, é claro que cada zona do país (ou em diferentes países) as necessidades são diferentes. Eu sou do sul de Portugal, temperaturas amenas quase todo o ano, inverno nada rigoroso e verão com 2 ou 3 meses mais chatos. Colocado tudo isso na balança, definimos as opções construtivas que para nós e para o nosso estilo de vida fazem sentido.

Ah... isto era só sobre janelas né? 😁😁
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  6.  # 6

Obrigado pela sua opinião.
    Ja ahora como fazem com as moscas e melgas? Ou por ai nao ha? :)
  7.  # 7

Colocado por: DR1982Ja ahora como fazem com as moscas e melgas? Ou por ai nao ha? :)

Rede, integrada no sistema. Não é a coisa mais linda, mas como em tudo o resto privilegiamos o conforto (a nossa versão de conforto) e a funcionalidade. A estética também conta mas vem mais abaixo na tabela de prioridades.
  8.  # 8

Lá esta, é uma solução que nao sera certamente para qualquer um.
  9.  # 9

A verdade é que em 1 ano e meio de uso, os vãos grandes só foram totalmente abertos para limpar... do resto abrimos 1m para passagem...

Mas porquê colocamos vãos de correr, o maior de 4,4 metros, se não usamos??? porque simplesmente não gostamos de ver vãos assimétricos. a patroa sempre disse que nem pensar colocar um vidro grande com uma "portinha" ao lado... são gostos... assim como se colocam n coisas "estéticas" na arquitetura de uma casa, que implicam gastos desproporcionais e não aportam utilidade quase nenhuma. quantas moradias há com bonitas piscinas, que custaram dezenas de milhares de euros, em que os donos preferem ir para a praia? são gostos 😎
  10.  # 10

Colocado por: mafs4960A verdade é que em 1 ano e meio de uso, os vãos grandes só foram totalmente abertos para limpar... do resto abrimos 1m para passagem...
    É isto.
    Concordam com este comentário: setaevra
  11.  # 11

DR
    não é nada isso, depende dos casos
    olhe no seu caso seria como que um crime ter aquela plataforma do deck da piscina ali e estar "fechado numa redoma de vidro apenas com 1 metro para abrir
    enfim, agora ando para embirrar consigo :)
  12.  # 12

Pode embirrar à vontade, só gosto pouco de quem embirra e nada acrescenta o que nao é o caso.
    O que diz não é nada que ja não me tenha passado pela cabeça, claro que é estranho, contudo na pratica a experiencia que tenho é que nao se usa, pelos motivos que descrevi acima.
  13.  # 13

Olhe aqui uma redoma bem pintarolas 😆
      IMG_4213.jpeg
  14.  # 14

se reparar bem não é a mesma coisa, ali na foto o exterior é quase como a divisão pois tem uma profundidade de alpendre significativa
    portanto aqueles espaços interiores não precisam de "abrir" tanto para fora
    olhe a meu ver não tem de complicar, é dividir a largura da janela e fazer duas folhas de correr. pois para alem de fechada permite-lhe pelo menos criar 3 situações/opções de abertura/circulação.
  15.  # 15

Sim poderá nao ser a mesma coisa.
    Estava d€sgraçado, com 6.80m de janela teriam de ser duas folhas de 3.40m :)
  16.  # 16

ok ta bem, meta 3 que ainda é melhor, dá mais opções
  17.  # 17

Colocado por: marco1ok ta bem, meta 3 que ainda é melhor, dá mais opções
    É onque esta previsto, mas sinceramente acho que vai levar mesmo a porta de metro :) precisamente porque nao ache que se tire proveito.
  18.  # 18

DR sabes que tb vai muito do posicionamento… se for um janelão que tem acesso a uma zona de lazer (sofá) vai acabar por ficar fechada.

Por exemplo tenho uma (a única de correr) 2.5m que correm orientada à mesa da refeição que facilmente vai acabar aberta facilmente (não nestas temperaturas é certo) quando for fresco e vier a famelga (que é habitue fim de semana sim/não) estica-se a mesa lá para fora(!)… ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  19.  # 19

Colocado por: gil.alvesDR sabes que tb vai muito do posicionamento… se for um janelão que tem acesso a uma zona de lazer (sofá) vai acabar por ficar fechada.

Por exemplo tenho uma (a única de correr) 2.5m que correm orientada à mesa da refeição que facilmente vai acabar aberta facilmente (não nestas temperaturas é certo) quando for fresco e vier a famelga (que é habitue fim de semana sim/não) estica-se a mesa lá para fora(!)… ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    nesse caso, ha uma necessidade de ter uma grande abertura para esticar a mesa. Se existir uma zona de mesa exterior independente já cai por terra a necessidade de tamanha abertura.
  20.  # 20

Colocado por: DR1982mesa exterior independente já cai por terra a necessidade de tamanha abertura

Mesmo com essa zona. Há momentos que dá jeito almoçar “conectado” com o jardim sem necessidade de estar lá fora.
    Vai de vivências e planeamento.
    Concordam com este comentário: DR1982

0.0148 seg. NEW