Colocado por: ThiagoSantoscomentários
Colocado por: N Miguel Oliveira
Olá.
Falta contexto.
Não se percebe nada do projecto, do local, das referências do sítio, implantação, norte, orçamento, do que pediu...
Do que apresentou... pouco ou nada se pode dizer sem saber o que enunciei em cima. Eu abriria essa cozinha, rodando-a 90 graus. Aquele acesso à garagem... enfim... vai entrar em casa pelo corredor dos quartos? E aquele escadório todo? Porque é que os quartos pequenos não são iguais?
Boa sorte.
Colocado por: gil.alveswow....
E aí está!
Contexto! ... :)
Agora com muita convicção. O que aí está está completamente desenquadrado do terreno que tem!...
Onde fica a Serra da Estrela?
Colocado por: ThiagoSantosa ideia será que o acesso seja para a zona da cozinha com uma porta ripada escondida ou pelo menos algo similar.
Colocado por: ThiagoSantosRelativamente aos quartos, o maior será o quarto do miúdo, a ideia será que tenha dimensão suficiente para este poder estar, jogar, brincar, e estudar quando estiver idade para isso.
Colocado por: N Miguel Oliveira
E onde deixa os sapatos? Para que quer um hall se depois entra pela cozinha? Não estará a duplicar funções? A duplicar gastos? Não faria mais sentido sair da garagem para o átrio de entrada? Não é para isso que ele serve?
Aqui penso que me expliquei um pouco mal, o acesso não será logo directo da garagem para a cozinha, mas através do cómodo identificado com o 06, que é uma lavandaria, arrumos, etc...aí sim para deixar sapatos, casacos, e outros apetrechos do dia a dia. Mas talvez tenha que estudar melhor porque deveria ter o acesso aos quartos, uma vez que é lavandaria sem ter que andar a sirandar a casa toda...
Quando constrói uma casa deve ter sempre em mente a eventualidade de a vender. Talvez fizesse mais sentido que ambos os quartos fossem idênticos a fim de albergar um casal com dois filhos por exemplo.
Colocado por: antonylemoscom apenas aquilo que nos apresentou, (como já foi referido não existe contexto nenhum para aprofundar a crítica)é completamente bizarro (para mim) essa circulação.. quer o hall de entrada principal com a Is ao lado quer o acesso desde a garagem...
não faz (para mim) qualquer sentido eu entrar na garagem carregado com compras etc e ter de atravessar a casa toda num sentido ter de abrir e fechar aquelas portas todas, ter de passar pela zona dos quartos e depois ter de voltar atrás e fazer quase o percurso todo de novo para chegar à cozinha. que espaço é aquele a seguir à garagem?
também é inconcebível para mim a cozinha estar separada do resto da cas nos dias de hoje. coitado de quem tiver de estar ali a cozinha ou fazer outras coisas quando houver visitas em casa.. só faz sentido essa situação se o cozinheiro/a for um empregado que não faz parte da família
Colocado por: ThiagoSantosmas a casa deve ser para a minha família, o que mais se adequado a vida desta, ignorando para isso essas possíveis realidades... No entanto casa terá sempre 3 quartos, apenas um será mais reduzido...
Colocado por: ThiagoSantostambém me faz muito fastio, mas por mais que de voltas ...não estou a ver onde poderia colocar
Colocado por: durielBem vindo ao forum!
Tem aí imenso potencial.Aguente por aqui que vale a pena.
Faz bem em abrir a cozinha, gosto dessa disposição cozinha - refeições - sala
Os quartos em si nada a apontar.
Talvez passasse a janela da casa de banho de serviço para poente, para não ficar virada para a via pública, e até acho que a fachada principal ficava mais limpa.
Porque é que a pala é maior a nascente?
O que me faz mais comichão na planta, no entanto, é a harmonia entre a entrada pela garagem e entrada a pé. Acho que é muito bom quando as casas conseguem ter um bom hall de entrada onde se acede tanto pela porta principal como pela garagem. Aquela divisão ali no meio é zona técnica + lavandaria? tem uma boa localização para ambas as funções, mas não é agradável entrar por aí todos os dias.
Infelizmente não vejo como solucionar esse problema, a entrada pedonal está distante demais para juntar tudo sem redesenhar um bocado. Eu acho que valia a pena esboçar uma solução parecida - 2 quadrados que se sobrepõe no hall de entrada, os quartos ficam como estão, e a configuração da area social também igual, só fica necessário reposicionar o wc social e já entra no centro da casa tanto a pé como de carro, com a zona social de um lado e a privativa do outro.
Tem aí 200m2 para fazer com 250 000, vai ser muito desafiante, desejo-lhe coragem e sorte.
Colocado por: ThiagoSantosOlá, ao fim de ler muitos e muitos testemunhos, de ler páginas a fio sobre construção, e andar viciado em tik toks e reels sobre construção, avançamos para o nosso sonho, de construir uma moradia térrea. A ideia aqui ter comentários dos membros do forum, interpretações sobre o projecto para o melhorar...e ir documentando a aventura que vai ser até colocar a chave na porta.
Colocado por: marco1Um esboço, pode ser que ajude um pouco sem fugir ao que está.
Colocado por: marco1só por brincadeira, mas este terreno parece talhado para algo assim
https://www.archilovers.com/projects/338622/camiral-house-gallery?3787407