Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, ao fim de ler muitos e muitos testemunhos, de ler páginas a fio sobre construção, e andar viciado em tik toks e reels sobre construção, avançamos para o nosso sonho, de construir uma moradia térrea. A ideia aqui ter comentários dos membros do forum, interpretações sobre o projecto para o melhorar...e ir documentando a aventura que vai ser até colocar a chave na porta. Planta
  2.  # 2

uma ajuda...

Bem vindo à chafarica.
    Se o Tiago se aguentar por aqui depois de levar na cabeça e tiver "estômago" para aguentar "críticas" mais e menos construtívas terá muita ajuda por este forum pre-historico.

Primeiro impacto:
    Localização (Concelho)?
    Implantação? tem levantamento que possa partilhar para perceber onde anda o Norte disso?
    Orçamento? se quiser partilhar.

Assim a frio está simples. Tirando a risca ao meio não tem "Arquitectura" mas cumprirá o efeito certamente.
    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ThiagoSantos
  3.  # 3

Colocado por: ThiagoSantoscomentários

Olá.
    Falta contexto.
    Não se percebe nada do projecto, do local, das referências do sítio, implantação, norte, orçamento, do que pediu...

Do que apresentou... pouco ou nada se pode dizer sem saber o que enunciei em cima. Eu abriria essa cozinha, rodando-a 90 graus. Aquele acesso à garagem... enfim... vai entrar em casa pelo corredor dos quartos? E aquele escadório todo? Porque é que os quartos pequenos não são iguais?

Boa sorte.
  4.  # 4

com apenas aquilo que nos apresentou, (como já foi referido não existe contexto nenhum para aprofundar a crítica)é completamente bizarro (para mim) essa circulação.. quer o hall de entrada principal com a Is ao lado quer o acesso desde a garagem...
    não faz (para mim) qualquer sentido eu entrar na garagem carregado com compras etc e ter de atravessar a casa toda num sentido ter de abrir e fechar aquelas portas todas, ter de passar pela zona dos quartos e depois ter de voltar atrás e fazer quase o percurso todo de novo para chegar à cozinha. que espaço é aquele a seguir à garagem?
    também é inconcebível para mim a cozinha estar separada do resto da cas nos dias de hoje. coitado de quem tiver de estar ali a cozinha ou fazer outras coisas quando houver visitas em casa.. só faz sentido essa situação se o cozinheiro/a for um empregado que não faz parte da família
  5.  # 5

Olá Gil, obrigado pela receção aqui ao fórum... A ideia será mesmo levar na cabeça, e ouvir opiniões várias de forma a melhorar aquilo que será em todo o caso um projeto de vida.

A moradia vai ser no concelho de Mangualde, a casa fica exposta a sul, com vistas sobre a serra da Estrela.

A nível de solução de arquitectura interior ,procuramos algo funcional com uma clara divisão entre a área social e privativa, a ideia será ter uma sala grande, para permitir o convívio de uma família grande.

Orçamento: 230k a 250k
      IMG_20250709_185135.jpg
  6.  # 6

wow....

E aí está!
    Contexto! ... :)

Agora com muita convicção. O que aí está está completamente desenquadrado do terreno que tem!...
    Onde fica a Serra da Estrela?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

Colocado por: N Miguel Oliveira
    Olá.
    Falta contexto.
    Não se percebe nada do projecto, do local, das referências do sítio, implantação, norte, orçamento, do que pediu...

Do que apresentou... pouco ou nada se pode dizer sem saber o que enunciei em cima. Eu abriria essa cozinha, rodando-a 90 graus. Aquele acesso à garagem... enfim... vai entrar em casa pelo corredor dos quartos? E aquele escadório todo? Porque é que os quartos pequenos não são iguais?

Boa sorte.

Olá Miguel, efectivamente o acesso pela zona dos quartos é para alterar não faz sentido nenhum como refere, sendo que a ideia é que essa zona seja mais reservada e isolada da área social, a ideia será que o acesso seja para a zona da cozinha com uma porta ripada escondida ou pelo menos algo similar.

Relativamente aos quartos, o maior será o quarto do miúdo, a ideia será que tenha dimensão suficiente para este poder estar, jogar, brincar, e estudar quando estiver idade para isso.

A parede que divide a cozinha da sala é outro ponto assente que é para eliminar, tornandoa num Open space que permita melhor aproveitamento da sala e cozinha e maior ligação entre as áreas.
  8.  # 8

Colocado por: gil.alveswow....

E aí está!
    Contexto! ... :)

Agora com muita convicção. O que aí está está completamente desenquadrado do terreno que tem!...
    Onde fica a Serra da Estrela?

A serra da estrela fica a sul, sendo o terreno elevado, e com vista desafogada para a dita.

A ideia é mesmo poder aproveitar a vista e a exposição solar.

Para dar mais contexto além do aclive do terreno o mesmo conta com alguns afloramentos rochosos graníticos pelo que uma solução com cave ou que englobe escavar sera sempre para excluir devido aos potenciais custos ...
  9.  # 9

Colocado por: ThiagoSantosa ideia será que o acesso seja para a zona da cozinha com uma porta ripada escondida ou pelo menos algo similar.

E onde deixa os sapatos? Para que quer um hall se depois entra pela cozinha? Não estará a duplicar funções? A duplicar gastos? Não faria mais sentido sair da garagem para o átrio de entrada? Não é para isso que ele serve?

Colocado por: ThiagoSantosRelativamente aos quartos, o maior será o quarto do miúdo, a ideia será que tenha dimensão suficiente para este poder estar, jogar, brincar, e estudar quando estiver idade para isso.

Quando constrói uma casa deve ter sempre em mente a eventualidade de a vender. Talvez fizesse mais sentido que ambos os quartos fossem idênticos a fim de albergar um casal com dois filhos por exemplo.
  10.  # 10

Colocado por: N Miguel Oliveira

E onde deixa os sapatos? Para que quer um hall se depois entra pela cozinha? Não estará a duplicar funções? A duplicar gastos? Não faria mais sentido sair da garagem para o átrio de entrada? Não é para isso que ele serve?

Aqui penso que me expliquei um pouco mal, o acesso não será logo directo da garagem para a cozinha, mas através do cómodo identificado com o 06, que é uma lavandaria, arrumos, etc...aí sim para deixar sapatos, casacos, e outros apetrechos do dia a dia. Mas talvez tenha que estudar melhor porque deveria ter o acesso aos quartos, uma vez que é lavandaria sem ter que andar a sirandar a casa toda...

Quando constrói uma casa deve ter sempre em mente a eventualidade de a vender. Talvez fizesse mais sentido que ambos os quartos fossem idênticos a fim de albergar um casal com dois filhos por exemplo.

Aqui ainda que entenda perfeitamente o ponto de vista, e sim é realmente sensato essa opção e raciocino mais realista, mas a casa deve ser para a minha família, o que mais se adequado a vida desta, ignorando para isso essas possíveis realidades... No entanto casa terá sempre 3 quartos, apenas um será mais reduzido...
  11.  # 11

Bem vindo ao forum!

Tem aí imenso potencial.Aguente por aqui que vale a pena.
    Faz bem em abrir a cozinha, gosto dessa disposição cozinha - refeições - sala
    Os quartos em si nada a apontar.
    Talvez passasse a janela da casa de banho de serviço para poente, para não ficar virada para a via pública, e até acho que a fachada principal ficava mais limpa.

Porque é que a pala é maior a nascente?

O que me faz mais comichão na planta, no entanto, é a harmonia entre a entrada pela garagem e entrada a pé. Acho que é muito bom quando as casas conseguem ter um bom hall de entrada onde se acede tanto pela porta principal como pela garagem. Aquela divisão ali no meio é zona técnica + lavandaria? tem uma boa localização para ambas as funções, mas não é agradável entrar por aí todos os dias.
    Infelizmente não vejo como solucionar esse problema, a entrada pedonal está distante demais para juntar tudo sem redesenhar um bocado. Eu acho que valia a pena esboçar uma solução parecida - 2 quadrados que se sobrepõe no hall de entrada, os quartos ficam como estão, e a configuração da area social também igual, só fica necessário reposicionar o wc social e já entra no centro da casa tanto a pé como de carro, com a zona social de um lado e a privativa do outro.

Tem aí 200m2 para fazer com 250 000, vai ser muito desafiante, desejo-lhe coragem e sorte.
  12.  # 12

Colocado por: antonylemoscom apenas aquilo que nos apresentou, (como já foi referido não existe contexto nenhum para aprofundar a crítica)é completamente bizarro (para mim) essa circulação.. quer o hall de entrada principal com a Is ao lado quer o acesso desde a garagem...
    não faz (para mim) qualquer sentido eu entrar na garagem carregado com compras etc e ter de atravessar a casa toda num sentido ter de abrir e fechar aquelas portas todas, ter de passar pela zona dos quartos e depois ter de voltar atrás e fazer quase o percurso todo de novo para chegar à cozinha. que espaço é aquele a seguir à garagem?
    também é inconcebível para mim a cozinha estar separada do resto da cas nos dias de hoje. coitado de quem tiver de estar ali a cozinha ou fazer outras coisas quando houver visitas em casa.. só faz sentido essa situação se o cozinheiro/a for um empregado que não faz parte da família

Obrigado pelo feedback Antony,

Alguns dos pontos bem relevantes que levantou já foram sendo respondidos.

A questão da casa banho de serviço ser onde é, também me faz muito fastio, mas por mais que de voltas ...não estou a ver onde poderia colocar, sendo o objetivo a área social ficar completamente isolada da área privativa.
  13.  # 13

Colocado por: ThiagoSantosmas a casa deve ser para a minha família, o que mais se adequado a vida desta, ignorando para isso essas possíveis realidades... No entanto casa terá sempre 3 quartos, apenas um será mais reduzido...

Concerteza.
    Mas convém não descuidar esse ponto.
    Amanhã divorcia-se, fica viúvo, quer vender a casa, e é um ponto negativo facilmente evitável. Não seria por isso que não compraria a casa, mas não deixa de ser um ponto na lista das desvantagens.
    Como isso, outras coisas... como essa de duplicar entradas.

Eu sei que é fácil perdermo-nos perante um desenho... mas tente abstrair-se da planta e pense racionalmente naquilo que faz sentido e o que não faz, não só para a sua familia, como também em algo mais standard. Não é preciso abdicar de nada, é perfeitamente complementar...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

Colocado por: ThiagoSantostambém me faz muito fastio, mas por mais que de voltas ...não estou a ver onde poderia colocar

É isso que não deve fazer.
    Não procure resolver o projecto.
    Apenas diga o que quer e o que não quer ao Arquitecto. Toca-lhe a ele queimar as pestanas.
    Concordam com este comentário: ThiagoSantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ThiagoSantos
  15.  # 15

Colocado por: durielBem vindo ao forum!

Tem aí imenso potencial.Aguente por aqui que vale a pena.
    Faz bem em abrir a cozinha, gosto dessa disposição cozinha - refeições - sala
    Os quartos em si nada a apontar.
    Talvez passasse a janela da casa de banho de serviço para poente, para não ficar virada para a via pública, e até acho que a fachada principal ficava mais limpa.

Porque é que a pala é maior a nascente?

O que me faz mais comichão na planta, no entanto, é a harmonia entre a entrada pela garagem e entrada a pé. Acho que é muito bom quando as casas conseguem ter um bom hall de entrada onde se acede tanto pela porta principal como pela garagem. Aquela divisão ali no meio é zona técnica + lavandaria? tem uma boa localização para ambas as funções, mas não é agradável entrar por aí todos os dias.
    Infelizmente não vejo como solucionar esse problema, a entrada pedonal está distante demais para juntar tudo sem redesenhar um bocado. Eu acho que valia a pena esboçar uma solução parecida - 2 quadrados que se sobrepõe no hall de entrada, os quartos ficam como estão, e a configuração da area social também igual, só fica necessário reposicionar o wc social e já entra no centro da casa tanto a pé como de carro, com a zona social de um lado e a privativa do outro.

Tem aí 200m2 para fazer com 250 000, vai ser muito desafiante, desejo-lhe coragem e sorte.

Olá Duriel, obrigado pelo feedback.

Sim concordo que o facto de a garagem não ter um acesso pedonal facilitado a porta de entrada principal é algo "estranho".

Mas a ideia e ter uma frente de moradia limpa, sem ter garagem onde fique em evidência a porta principal e a fachada com a varanda.

A questão da janela da casa de banho de serviço é uma óptima observação... Tinha-me passado despercebida...talvez porque ainda não estou convencido com localização.

A ideia da lavandaria ser central e para permitir mesmo o acesso pela garagem, para deixar sapatos, roupas, sacos...mas sim confesso que ser fazer disso a nossa entrada de sempre se vá tornar no mínimo "enjoativo"

Muita coisa a pensar...mas acho que o back boné do projeto está de encontro ao que procuramos, e estes feedback serve para limar as arestas...
  16.  # 16

Colocado por: ThiagoSantosOlá, ao fim de ler muitos e muitos testemunhos, de ler páginas a fio sobre construção, e andar viciado em tik toks e reels sobre construção, avançamos para o nosso sonho, de construir uma moradia térrea. A ideia aqui ter comentários dos membros do forum, interpretações sobre o projecto para o melhorar...e ir documentando a aventura que vai ser até colocar a chave na porta.Planta

Viva Thiago

No geral gostei da planta, mas há alguns pontos que certamente alterava, principalmente a passagem da garagem para a casa, para mim é um pormenor muito estranho. Pelo menos aproveitava parte daquele espaço para uma zona técnica, uma lavandaria, uma despensa de apoio á cozinha.... qualquer coisa menos o que lá está.

A passagem da cozinha para a zona de jantar é demasiado estreita também, na minha opinião.

Boa sorte!
    •  
      marco1
    • 10 julho 2025 editado

# 17

Um esboço, pode ser que ajude um pouco sem fugir ao que está.
    Concordam com este comentário: ThiagoSantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sppmartins, ThiagoSantos
  17.  # 18

só por brincadeira, mas este terreno parece talhado para algo assim
    https://www.archilovers.com/projects/338622/camiral-house-gallery?3787407
    Concordam com este comentário: paulo.g
  18.  # 19

Colocado por: marco1Um esboço, pode ser que ajude um pouco sem fugir ao que está.
    Concordam com este comentário:ThiagoSantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ThiagoSantos

Olá, Marco... obrigado pela planta e pelo input

Algumas das soluções apresentadas, fazem algum sentido, e certamente já me deixam muito em que pensar, principalmente na distribuição interior da sala, cozinha e lavandaria.

No entanto pela forma como as palas da varanda e hall exterior fazem parte da vertente estética da moradia dando-lhe um toque mais minimalista moderno, o extender as mesmas penso que quebra um pouco o intuito.

Partilho o render para dar mais ideia do que falo.
      Screenshot_2025-07-09-22-37-31-489_com.miui.gallery-edit.jpg
  19.  # 20

Colocado por: marco1só por brincadeira, mas este terreno parece talhado para algo assim
    https://www.archilovers.com/projects/338622/camiral-house-gallery?3787407

Concordo que é realmente é bonito, para mim ... A minha senhora não vai tanto a bola com minimalismo... Optamos como se pode ver acima por um misto entre o moderno e tradicional, onde o que saltasse a vista fosse a fachada principal, e como a exposição é a sul e para a serra da estrela tentar aproveitar o máximo da exposição solar no inverno e as vistas.

0.0250 seg. NEW