Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho acompanhado este forum nos últimos tempos e embora já tenha lido muitos tópicos sobre este assunto gostaria de pedir-vos a vossa mais sincera opinião sobre o meu caso em particular.

Vou comprar a minha primeira casa, já fiz a proposta e só falta assinar o CPCV. Sei que o certificado energético da casa é o E.
    Trata-se de uma moradia, sem sistema de ar condicionado, com caixilharias e portas das antigas (metálicas) e o chão pelo que percebi da última vez que foi mexido foi colocado um soalho flutuante em cima do chão de madeira existente (que deve estar podre neste momento).

Para além disso o consultor disse-me que a casa esteve fechada durante muito tempo e que a antiga proprietária nem sequer abria as janelas da casa e mantinha sempre tudo fechado. Ou seja, esta é uma casa que não teve as condições necessárias de isolamento e ventilação nos últimos anos.

O que me preocupa realmente é que na segunda visita que fiz reparei melhor nestes pormenores da humidade e reparei que existem manchas grandes e amareladas nas paredes que dão para o exterior e outras mais pequenas noutras zonas da casa (ao pé do rodapé, o que me faz pensar que pode ser humidade ascendente... inclusive os rodapés estão a descolar-se).

Ao comprar esta moradia é certo que iria mudar as caixilharias para vidros duplos e de PVC, soalho vinilico e iria instalar um sistema de ar condicionado. O meu medo é que isto não seja suficiente para resolver o problema em questão... tenho muito medo de investir nesta casa e continuar com um grave problema.

Só não desisti ainda deste negócio porque a casa preenche todos os meus requisitos e não tem sido fácil arranjar uma oportunidade destas.

Informo ainda que as paredes da casa são de pladur no interior e por fora não sei qual a qualidade do material mas sei que a espessura não é muita... Nestes últimos dias choveu um pouco (nada de mais) e as paredes pareciam que estavam super frias e húmidas ao toque, mas já nem sei se foi apenas impressão minha.

A casa é originalmente antiga (anos 60) e não sei até que ponto foi uma casa "devidamente" bem construída.

Se alguém me puder dar uma luz ou indicar-me alguém que faça "vistoria" a imóveis antes de eu assinar o CPCV agradeceria imenso.

Infelizmente não tirei fotos às zonas mais graves com manchas de humidade, por isso aproveitei as fotos que já tinha para mostrar-vos só algumas zonas afetadas.

Muito obrigada desde já!
      20250711_151911(1).jpg
      20250711_151326(1).jpg
      20250711_151326(2).jpg
  2.  # 2

Não compre essa casa (já).

1. Manchas Amareladas nas paredes é sinal de infiltrações ou humidade ascendente, o que é um problema estrutural sério.
    2. Paredes Interiores em Pladur, o pladur pode estar a esconder problemas.

---->>> Peça uma vistoria Técnica! Só assine o CPCV depois disto.

Não estou a dizer para não comprar, se o preço for o certo pode compensar comprar e fazer as obras para tratar das humidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DianaR22
  3.  # 3

Parece ter ai sérios problemas de humidades, sejam por infiltração ( os caixilhos são muito maus, parece não haver pedras de peito/ soleira), seja ascendentes (é um piso térreo, certo?) ou pode esconder problemas com fugas de agua nos sistemas de canalização e/ou esgotos.
    As tubagens de canalização foram alguma vez mudadas?

O pavimento é flutuante? Os rodapés também já estão com patologias... e estamos no verão

Peça uma peritagem técnica de diagnóstico.
    atenção!
  4.  # 4

Colocado por: rod_2000Não compre essa casa (já).

1. Manchas Amareladas nas paredes é sinal de infiltrações ou humidade ascendente, o que é um problema estrutural sério.
    2. Paredes Interiores em Pladur, o pladur pode estar a esconder problemas.

---->>> Peça uma vistoria Técnica! Só assine o CPCV depois disto.

Não estou a dizer para não comprar, se o preço for o certo pode compensar comprar e fazer as obras para tratar das humidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DianaR22

Pois é isso, não irei avançar sem solicitar uma vistoria técnica...

O Consultor disse-me que estes problemas de humidade devem-se ao facto da casa ter ficado fechada durante muito tempo, mas eu desconfiei que isto pudesse ser um problema mais grave.

Muito obrigada pela sua opinião
  5.  # 5

Colocado por: DianaR22

Pois é isso, não irei avançar sem solicitar uma vistoria técnica...

O Consultor disse-me que estes problemas de humidade devem-se ao facto da casa ter ficado fechada durante muito tempo, mas eu desconfiei que isto pudesse ser um problema mais grave.

Muito obrigada pela sua opinião

Nunca se fique pelo que um consultor diz.
    A maioria deles não percebe nada de uma casa. Só querem é receber a comissão.
    Concordam com este comentário: DianaR22, MilaDias, zemvpferreira, fernandoFerreira
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasParece ter ai sérios problemas de humidades, sejam por infiltração ( os caixilhos são muito maus, parece não haver pedras de peito/ soleira), seja ascendentes (é um piso térreo, certo?) ou pode esconder problemas com fugas de agua nos sistemas de canalização e/ou esgotos.
    As tubagens de canalização foram alguma vez mudadas?

O pavimento é flutuante? Os rodapés também já estão com patologias... e estamos no verão

Peça uma peritagem técnica de diagnóstico.
    atenção!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DianaR22

Sim, é um piso térreo...

O Consultor diz que a canalização foi mudada há 8 anos atrás, mas sinceramente não sei.

Em relação ao pavimento, parece ser um soalho flutuante "falso". Mais fino do que o normal. Digo isto porque reparei em zonas do chão que incharam e começaram a estalar... Aquilo até com as mãos arranca-se facilmente sem exigir muita força.

Sim os rodapés estão em péssimo estado... mas o consultor disse que a colocação do piso e dos rodapés foram muito mal feitos.

Mas sim, irei pedir para uma vistoria técnica antes de tomar qualquer decisão! Muito obrigada
  7.  # 7

Aparentemente tem aí problemas graves de humidades ascendentes.
    A menos que o preço seja uma pechincha, não parece ser um bom investimento.
    Qualquer avaliação técnica certamente que lhe irá dizer isso mesmo
  8.  # 8

Colocado por: zedasilvaAparentemente tem aí problemas graves de humidades ascendentes.
    A menos que o preço seja uma pechincha, não parece ser um bom investimento.
    Qualquer avaliação técnica certamente que lhe irá dizer isso mesmo

Pois 😔 uma pechincha não é, embora tenha um valor ligeiramente abaixo da média (tendo em conta o mercado atual).

Calculo que as obras necessárias para resolver este problema sejam bastante dispendiosas... se é que pode ser resolvido.

Enfim, muito obrigada pela opinião
  9.  # 9

Colocado por: DianaR22se é que pode ser resolvido.

Pois, esta é que é a questão que não tem resposta.
    Concordam com este comentário: DianaR22
  10.  # 10

Colocado por: DianaR22a vossa mais sincera opinião sobre o meu caso em particular.

Olá.
    Leve um técnico da sua confiança ao local. De preferência um Eng. CIVIL. Ou um Arquitecto que veja outras coisas também, ilegalidades, soluções para o problema, etc. Se puder leve os dois. Nada do que diz o consultor ou agente imobiliário é para ser levado a sério.
    Só para a morte é que não há solução. Não se desiluda por causa duma patologia, nem se deslumbre pela oportunidade. Não é "pintando" por cima que resolverá o problema.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Marco_Pires, MilaDias
  11.  # 11

Tem aí um excelente negócio ruinoso
  12.  # 12

Colocado por: N Miguel Oliveira

Olá.
    Leve um técnico da sua confiança ao local. De preferência um Eng. CIVIL. Ou um Arquitecto que veja outras coisas também, ilegalidades, soluções para o problema, etc. Se puder leve os dois. Nada do que diz o consultor ou agente imobiliário é para ser levado a sério.
    Só para a morte é que não há solução. Não se desiluda por causa duma patologia, nem se deslumbre pela oportunidade. Não é "pintando" por cima que resolverá o problema.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário:Marco_Pires

Muito obrigada pela sua opinião.
    Vou fazer isso mesmo... consoante os orçamentos irei solicitar 1 ou 2 profissionais para irem avaliar esta situação.

Estou mesmo num grande dilema, queria muito esta casa mas quero ter a certeza que esta questão da humidade é resolúvel.

Entretanto isto fez-me pensar... Corro sempre o risco de comprar uma outra moradia terrea (das já renovadas) que poderá "esconder" exatamente o mesmo problema sem eu perceber (só por ter chão novo e paredes pintadas), certo?

No fundo o problema aqui está à mostra de todos. Mas já percebi que muitas pessoas são apanhadas de surpresa quando já têm a casa comprada.
  13.  # 13

Colocado por: dmanteigasTem aí um excelente negócio ruinoso

É isso que quero averiguar. Se realmente for o caso não irei avançar
  14.  # 14

Sim, essa tem a vantagem de ter os problemas á vista.
    Numa moradia renovada, os problemas podem ser ainda mais graves e estarem camuflados.
    Concordam com este comentário: DianaR22
  15.  # 15

Às vezes, vejo isso acontecer com obras ainda no ínicio... quando nem as fundações nem impermeabilizadas são. Acredite que é muito mais comum do que parece. Os típicos empreiteiros do "faço assim há 40 anos"... como que se isso não significasse que levava 40 anos a fazer mal.

Quando lhe mencionei os dois técnicos... é porque vejo vantagem na coloboração entre modos de pensar orientados de modo diferente. Na 4a feira passada, por "azares do destino" coincidi numa vistoria assim, eu como Arquitecto e outro técnico, Eng. Civil... "calhamos" de estar juntos numa casa com uns 40-45 anos... com problemas de humidade também. Há mais do que uma solução, o "bonito" é ver como se atendem as diferentes preocupações do Proprietário, conciliando os dois ângulos da coisa...

Boa sorte nisso.
    Como disse antes, que a patalogia não lhe tire o sono... nem se iluda tampouco. "Cautela e Caldos de Galinha nunca fizeram mal a ninguém."
  16.  # 16

Colocado por: N Miguel OliveiraÀs vezes, vejo isso acontecer com obras ainda no ínicio... quando nem as fundações nem impermeabilizadas são. Acredite que é muito mais comum do que parece. Os típicos empreiteiros do "faço assim há 40 anos"... como que se isso não significasse que levava 40 anos a fazer mal.

Quando lhe mencionei os dois técnicos... é porque vejo vantagem na coloboração entre modos de pensar orientados de modo diferente. Na 4a feira passada, por "azares do destino" coincidi numa vistoria assim, eu como Arquitecto e outro técnico, Eng. Civil... "calhamos" de estar juntos numa casa com uns 40-45 anos... com problemas de humidade também. Há mais do que uma solução, o "bonito" é ver como se atendem as diferentes preocupações do Proprietário, conciliando os dois ângulos da coisa...

Boa sorte nisso.
    Como disse antes, que a patalogia não lhe tire o sono... nem se iluda tampouco. "Cautela e Caldos de Galinha nunca fizeram mal a ninguém."

Pois... nas casas antigas ainda vá que não vá, mas nas mais recentes não consigo compreender como isto ainda acontece.

De qualquer das formas esta casa foi construída há 56 anos por isso não me surpreende...

A casa que foi fazer vistoria tinha solução? Ou só deitando-a abaixo? 😅

Vou então seguir a sua sugestão e tentar ver se consigo arranjar os dois técnicos para fazer a avaliação.

Muito obrigada!
  17.  # 17

Dois técnicos?
    Vai ficar mais cara a avaliação que o preço da casa.
    :)))
  18.  # 18

Os donos não tiveram sequer a preocupação de camuflar isso antes de meter a casa a venda. Eu não fazia vistoria nenhuma e abandonava simplesmente o negócio. Nota-se bem o brio e cuidado dos atuais proprietários...
  19.  # 19

Colocado por: DianaR22A casa que foi fazer vistoria tinha solução? Ou só deitando-a abaixo?

Naquele caso, não haverá nenhuma cura sem "invadir" o vizinho... apenas mitigação dos sintomas. Daqui a 15 anos estará igual ou parecido. Pelo menos poderá trabalhar-se pelo interior para que não se estraguem tanto as madeiras dos soalhos, etc.
  20.  # 20

Colocado por: zedasilvaDois técnicos?
    Vai ficar mais cara a avaliação que o preço da casa.
    :)))

Talvez.
    Para estas questões o Engenheiro é a pessoa ideal.
    Mas no geral, como a ideia é comprar a casa, eu jamais compraria um imóvel sem a vistoria dum Arquitecto, não pelas humidades, mas pelas candongas da casa em sí.
    Concordam com este comentário: zedasilva, DianaR22

0.0180 seg. NEW