Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Moramos numa casa com pátio de cerca de 60m2, murado por muros de 1,50m e com jardim de cerca de 80m2 mas com muro muito baixo.
    Estamos a deixar crescer uma cerca de arbustos que deve chegar à altura de 2m daqui a um ano e meio.
    Andamos à procura de um cão para trabalho de guarda no pátio e para crescer com a nossa filha de 9 anos enquanto a sebe não cresce com intenção de deixar o cão andar no jardim posteriormente.
    A quem perceber de cães, seria possível indicarem-nos raças que considerem adequadas para estar com crianças, fazer trabalho de guarda, não precisem de muros mais altos que 1,50m e que sejam felizes num pátio de 60m2?
    Obrigada a quem poder ajudar.
  2.  # 2

Os cães de pastoreio são por norma excelentes cães de guarda, portanto um serra da estrela ou um rafeiro alentejano podem servir o propósito. Contra o imenso pêlo que largam e elevado tamanho. (Pode pesquisar outras raças de pastoreio)

O rottweiler tb é de origem um cão de pastoreio e não o podia recomendar mais. O pêlo é curto e o tamanho mais aprazível. Muitas pessoas têm receio dele pelo enorme maxilar, mas é um cão obediente, tranquilo e pachorento qb.

O pastor belga malinois é outro que não desilude, mas nesse caso uma sebe de 1,5m não o segura. Uma solução pode ser colocar uma coleira com delimitador. É considerado um dos cães mais inteligentes, mas bastante enérgico.

A escolha para quem tem crianças normalmente recaí no Labrador, mas não é um cão de guarda e gosta muito de atenção.
    Concordam com este comentário: Lince744, fdfreire
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LadyInRed2015
  3.  # 3

Mais importante do que a raça do cão é a sua personalidade, que está em grande medida aliada à sua genética.
    Como princípio, considere a compra do cão em um criador registado e reconhecido (apesar de ser mais caro que os vendedores de "vão de escada").
    Se optar por adotar, adultos especialmente, faça alguns "testes de despistagem" e explore várias questões com quem o vai dar para adoptar.
    Quanto à questão da altura dos muros e da felicidade em 60m², é muito relativa, mas resolve-se com educação dos donos, treino dos cães e estimulação adequada de ambos.
  4.  # 4

E convém pensar na felicidade da vizinhança, se for de latir muito, eles vão ficar infelizes.
    Concordam com este comentário: LadyInRed2015
    • paulos
    • 17 julho 2025 editado

# 5

Sem duvida o Cane Corso, são cães estupidamente dados à família, costumam ser saudáveis e o pêlo não exige grande manutenção.

Tal como todos os cães, tem de ser sociabilizado desde cachorro, ir com ele à cidade, contactar com outras pessoas e animais, ouvir barulhos diferentes etc caso contrário poderá ficar um cão desequilibrado com medo de tudo o que o rodeia de novo e ter reações menos boas.
    São cães (como muitos) que gostam de estar com a família e como tal o ideal não é ter o cão no exterior quando os donos estão em casa mas sim dentro com eles. Quando os donos não estão aí sim poderá ficar fora a fazer o seu papel de guarda.

https://www.caonosso.pt/guia-de-racas/racas-de-caes-grandes/cane-corso/

Aconselhava este criador: https://www.facebook.com/marta.damas pode falar com eles e tirar as suas duvidas, são impecáveis.

(há quem corte as orelhas que ficam com um ar mais agressivo, apesar de hoje em dia ser proibido "salvo por questões de saúde")
      corso.jpg
      corso2.JPG
  5.  # 6

para cão de Guarda, um dia, gostava de ter este

Czechoslovakian Wolfdog
    • HFSF
    • 17 julho 2025

# 7

Este vai ser o seu primeiro cão? É que o que lhe estão a recomendar não me parece muito compatível com que seja o seu primeiro cão.

A ultima escola de cães que andei o treinador dizia que se quer evitar assaltos tem de comprar um alarme e não um cão.

Eu sugeria-lhe que fosse a uma escola de cães falar com um treinador (que não seja criador)
  6.  # 8

compra um podengo médio/grande.

o ser bom com crianças ou não depende de si, de como o treinar e educar.
  7.  # 9

Recomendações não lhe posso dar pois não tenho conhecimentos disso, mas posso referir o meu caso. Temos um rough collie em casa e só posso dizer maravilhas. Super dócil com as crianças, muito brincalhão e dentro de casa é um sossego.. Se é bom cão de guarda isso já não sei, tenho cerca de 1500m2 e normalmente anda cá fora durante o dia, um bom sinalizador quando há algo de estranho na rua, isso é. Agora o menos bom dizendo assim, o pêlo é longo e lindo, mas é necessário ser escovado/aparado bastantes vezes. São muito energéticos e muito inteligentes e requerem um pouco de atenção e tempo. E o meu adora dar um mergulho na piscina ou charco de lama, isso conjugado com aquele pêlo todo.. 😅
  8.  # 10

Gil esse lobo da Alsácia, penso que seja, tive mesmo uma má experiência, eu e todos que se aproximavam dele. Acho que tinha um problema cerebral pois apesar de durante um tempo ter crescido num local de trabalho (no jardim) em contato com várias pessoas, tornou-se num verdadeiro assassino, e quando punha toda a dentadura de fora parecia mesmo um filme de terror.
  9.  # 11

E um rafeiro de uma associação? Tenho um que veio para cá com 2 anos e é só o melhor cão do mundo. indiscutivel!
    Concordam com este comentário: Peper87, tgferreira, HAL_9000, NGC
  10.  # 12

Colocado por: marco1Gil esse lobo da Alsácia, penso que seja, tive mesmo uma má experiência, eu e todos que se aproximavam dele. Acho que tinha um problema cerebral pois apesar de durante um tempo ter crescido num local de trabalho (no jardim) em contato com várias pessoas, tornou-se num verdadeiro assassino, e quando punha toda a dentadura de fora parecia mesmo um filme de terror.

O lobo da Alsácia não é o Pastor Alemão?
  11.  # 13

Colocado por: ricardoantunesE um rafeiro de uma associação? Tenho um que veio para cá com 2 anos e é só o melhor cão do mundo. indiscutivel!
    dar sempre primazia a ser adoptado.. o meu é de raça e foi adoptado, tinha 10 meses
  12.  # 14

Colocado por: VarejoteE convém pensar na felicidade da vizinhança, se for de latir muito, eles vão ficar infelizes.

Depois comem algo estragado....
  13.  # 15

Colocado por: Moradiacoimbra

Para andarem entretidos e felizes dentro de casa, arranjam um gato e mandam instalar um alarme de intrusão AJAX ou Hikvision AX Pro.

Os próprios ficam mais felizes porque não tem de andar todos os dias a apanhar poias e as crianças brincam num sítio mais higiénico, com menos probabilidade de sentar numa mina.

A vizinhança que não tem cães, também fica feliz.
  14.  # 16

Tudo o que seja considerado raças perigosas, muito energéticos ou personalidades muito fortes não aconselho para donos sem experiência pois pode vir a ter problemas ainda para mais com crianças.
    Já tive diversos cães de diversas raças e o que mais gostei foi do rottweiler é um animal espetacular mas lá está se não tiver treino e não firme no animal depressa se torna um problema que pode ser grave.
    As pessoas esquecem-se que são animais e andam a trata-los como bebés o que gera muitos problemas futuros.
    Concordam com este comentário: NTORION, Lince744
  15.  # 17

Colocado por: Moradiacoimbra

Os vizinhos?
  16.  # 18

Colocado por: HFSFEste vai ser o seu primeiro cão? É que o que lhe estão a recomendar não me parece muito compatível com que seja o seu primeiro cão.

Também me diziam quando tirei carta de mota para comprar uma 125cc e eu comprei uma 1000cc com 130cv. Nunca caí, já lá vão mais de 70mil km.

É como tudo, temos de aprender, ler, investigar. No fundo estar informados e não andar a nadar por completo no assunto. No caso dos cães seja com um caniche ou com um cane corso.
    Concordam com este comentário: Peper87
    • HFSF
    • 17 julho 2025

# 19

Está bem mas se apanhar um susto de mota encosta-a num canto, vende-a e não se chateia mais, quando acolhe um animal na sua familia não pode bem fazer o mesmo. A sua mota encostada num canto escuro e sem sociabilização não vai morder ninguém...

Toda a gente pode aprender mas o que não faltam aí é maus donos, sejam de caniches ou de pitbuls, um caniche faz é menos estragos quando têm maus donos.
  17.  # 20

Um cão de porte grande não é feliz em 60m2.

0.0208 seg. NEW