Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estou a precisar da vossa ajuda ou partilhas de experiência, especialmente de quem já passou por isto após a entrada em vigor do Simplex Urbanístico (DL 10/2024).

Estamos em processo de compra de uma moradia nova, concluída em maio de 2025, e estamos agora na fase final prestes a marcar a escritura. No entanto, estamos num impasse e sinto que o construtor nos vai tentando enrolar apesar de já se terem passado 3 meses desde a conclusão da obra e assinatura de cpcv.

O construtor continua a dizer que temos de aguardar pela emissão da licença de utilização e que não sabe quando tem o documento e por outro lado, o banco também está a exigir essa licença para autorizar a escritura. O problema é que, como sabemos, a licença de utilização foi abolida em março de 2024 com a entrada em vigor do novo regime legal. Já tentei explicar isso, mas continuam a pedir esse documento que legalmente já não existe, coisa que me faz alguma confusão.

Gostava então de saber, de quem já comprou casa recentemente (depois de março de 2024):

Que documentação entregaram ao banco em substituição da antiga licença de utilização? É esta a documentação a entregar?
    1. Comunicação prévia de conclusão da obra, com prova de entrega na Câmara Municipal;
    2. Termos de responsabilidade do diretor de obra e do diretor de fiscalização;
    3. Declaração da Câmara Municipal atestando a receção da comunicação de conclusão e inexistência de impedimentos legais à utilização;

Falta mais algum documento? Fora os do costume (caderneta, certidão, certificado energético e plantas).

Agradeço muito a partilha de experiências reais porque já percebi que cada banco parece lidar com isto à sua maneira, mas queria perceber o que tem sido aceite na prática, agora que o novo regime está em vigor. Assim posso fazer pressão com o banco para que avancem com isto de uma vez por todas e posso também pedir documentos em concreto ao construtor.

Obrigada desde já!
  2.  # 2

O Banco terá de saber isso, choca-me que passado mais de 1 ano, ainda persistam duvidas. É a primeira escritura desse banco, com o Simplex? 😅

Não sei se também faz falta:
    - Certidão Permanente
    - Modelo 1 de IMI
    - Ficha Técnica de Habitação
    • jrbso
    • 8 agosto 2025 editado

# 3

Também me choca sinceramente. Já estive a "discutir" o tema com eles e continuam a teimar apesar de já lhes ter dado o DL e tudo. Enfim é o que é e só quero ver a situação resolvida o mais rápido possível. Vou entregar toda a documentação que foi entregue na câmara e espero que não levantem mais problemas.
  3.  # 4

Se pensam que vencem a burocracia desenganem-se. Há uns anos vendi uma parte de uma casa que pela idade estava isenta de Licença de Habitação. Mas tive de passar uma manhã numa Câmara do interior a subir e a descer pisos em 3 departamentos e pagar umas dezenas de euros para me passarem um documento a dizer que estava isento. Se calhar tem de fazer o mesmo, ir á Câmara e eles passarem um papel a dizer que já não se aplica.
    Em 70 anos de vida a principal reforma da burocracia que assisti foi mudar a folha A4 azul de 25 linhas para uma folha A4 branca.
  4.  # 5

Após entregar os documentos na camara, para comunicar a utilização da obra, a camara posteriormente emite um documento tipo este:
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, setaevra, diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrbso
      Screenshot-2025-08-08_15.46.25.png
  5.  # 6

Obrigada Fernando! A emissão desse documento costuma ser rápida ou é mais uma daquelas burocracias absurdas do nosso país que demoram meses? Tinha ideia que depois da entrega da documentação, fosse tudo relativamente rápido mas se calhar estou enganada
  6.  # 7

depende da Câmara...
  7.  # 8

Colocado por: jrbso3. Declaração da Câmara Municipal atestando a receção da comunicação de conclusão e inexistência de impedimentos legais à utilização;

É este documento que tem que entregar ao banco. Já o tem?
  8.  # 9

Espetáculo, elimina-se a licença de habitação e substitui-se por outro papel igual que confirma terem entregue todos os papeis necessários para a mesma licença. Assim não se perdem empregos nem taxinhas. A crise da habitação está quase resolvida...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 10

Colocado por: CarvaiA crise da habitação está quase resolvida...

Chama-se SIMPLEX 😅😅🤣
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  10.  # 11

Colocado por: Pickaxe
    É este documento que tem que entregar ao banco. Já o tem?

Não tenho não. Primeiro que o construtor forneça seja o que for.. não está fácil e a imobiliária parece que pouco se quer mexer também. Se não for eu a andar atrás desta gente toda, não me safo.

Entretanto falei com o banco que, a muito custo lá me pediu um documento chamado “autorização prévia”. É a mesma coisa?
  11.  # 12

Colocado por: jrbsoautorização prévia

Não conheço...
    Concordam com este comentário: Pickaxe
  12.  # 13

Colocado por: jrbsoNão tenho não.

Sem isso nenhum banco financia a compra.
    Esse documento só é emitido pela câmara depois de o empreiteiro entregar na câmara o termo de responsabilidade do diretor de obra ou do diretor de fiscalização.
    Esse termo já foi entregue na câmara?
  13.  # 14

Sem isso nenhum banco financia a compra.
    Esse documento só é emitido pela câmara depois de o empreiteiro entregar na câmara o termo de responsabilidade do diretor de obra ou do diretor de fiscalização.
    Esse termo já foi entregue na câmara?

Supostamente foi tudo entregue há semanas e o construtor diz que está à espera da “licença”. Suponho então que seja esse documento
  14.  # 15

Colocado por: jrbsoPrimeiro que o construtor forneça seja o que for.. não está fácil e a imobiliária parece que pouco se quer mexer também.

Quem deve gerir este processo deveria ser a imobiliária com o seu banco. Ponha-os em contacto para que o banco marque as escritura.
  15.  # 16

Colocado por: jrbsoconstrutor diz que está à espera da “licença”.

Para obter tais declarações da CM, tera de ser presencial e as taxas devem estar pagas, correcto?

A Ficha Técnica de Habitação, também lhe deve ser entregue.
  16.  # 17

Colocado por: setaevraQuem deve gerir este processo deveria ser a imobiliária com o seu banco. Ponha-os em contacto para que o banco marque as escritura.

O banco não marca escrituras sem o documento da câmara, e não é a imobiliária que trata disso.
  17.  # 18

Colocado por: jrbsoSupostamente foi tudo entregue há semanas e o construtor diz que está à espera da “licença”. Suponho então que seja esse documento

Peça ao construtor um comprovativo dessa entrega.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrbso
  18.  # 19

Colocado por: PickaxeO banco não marca escrituras sem o documento da câmara, e não é a imobiliária que trata disso.

Marca a escritura, quando tiver o documento, que deve solicitar a medição imobiliária - documentos em falta para a marcação da escritura. Ate me admira o empreiteiro e a imobiliária não terem pressa.

Ha gato??

Era o que mais faltava o comprador estar preocupado com a documentação do imóvel que não é seu. Deve sim precionar os interessados.

O CPCV nao tem um limite temporal? Tem la alguma alínea sobre a licença ou similar?
    Concordam com este comentário: ALCLCF
  19.  # 20

O banco não marca escrituras sem o documento da câmara, e não é a imobiliária que trata disso.

Uma boa imobiliária trata disso e muito mais para concluir negócio....não é só fazer corpo presente no notário e chuta para cá +5% do valor. Era o que faltava
    Concordam com este comentário: setaevra, jorgemlflorencio

0.0204 seg. NEW