Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Precisamos de uma ajuda, como alguns do forumcasa conhecem estamos a construir moradia, precisamos que nos digam de outros casos e leis devido a problema com vizinho devido à altura de muros.

Prende-se aqui o facto que o vizinho não está aceitar a altura do muro visto que tem uma cota identica mas um pouco mais baixa à nossa ficando assim na ponta mais baixa do muro com 4.50 devido a 2.5 de contenção + 2 de muro, o projeto indica uma alteração de cota do terreno para alinhar toda a planicie à cota original da zona de cima.
    Penso que no projeto não é indicado nenhum muro de betão armado mas é indicado o muro entre vizinhos à cota para o aterro proposto.

O muro tem 2.50m em betão armado da cota mais baixa de sustentação até chegar ao nivel superior + 2 metros então em bloco na cota proposta. Chamei o engenheiro do projeto e fiscal de urgencia para vir tirar medidas e indica que é algo que terá lugar no livro de obra e não haverá problema. Ainda assim tenho duvida da legislação se permite ou não mesmo com projeto aprovado, sendo que o vizinho se queixa. Dependerá da câmara ou há lei nacional?

Coloco abaixo fotografias do muro em questão, na foto 2 o muro ainda não estava totalmente pronto
    O engenheiro do projeto até referiu que ainda lhe falta 20-40cm dependendo da zona dele em relação ao projeto

Agradeço
      IMG_3167.jpg
      IMG_3186.jpg
  2.  # 2

O projeto tem estes desenhos de cotas propostas e muro desenhado, não sei se tem mais coisas acerca disso
      Captura de ecrã 2025-08-11 214813.jpg
      Captura de ecrã 2025-08-11 214855.jpg
  3.  # 3

Outra perspectiva
      IMG_317411.jpg
  4.  # 4

O que diz o seu arquitecto?
    O que estipulada o regulamento municipal ou do loteamento, se for o caso?
    Está a ser cumprido o projeto?
    De resto. Aqui não dá para opinar muito mais.
  5.  # 5

Nos desenhos não vejo qq muro limítrofe. Mas dá para ver que há aterro nos cortes AA e CC...
    •  
      marco1
    • 12 agosto 2025 editado

# 6

A maioria dos regulamentos camararios estipula 2 m a partir da cota natural do terreno ou da cota do vizinho, parece me que o que tem ai é exagerado. Os muros laterais (e entre vizinhos) até sao isentos de controle previo, ( projeto para a camara) mas a obra tem que respeitar os regulamentos da camara
  6.  # 7

Pelo que o eng me referiu no sabado, o muro na cota proposta esta desenhado e ainda pode ter mais 20-40cm dependendo da zona, o armado nao é necessário porque é responsabilidade do empreiteiro e do fiscal devido ao aterro proposto no projeto. Isto foi o que entendi. Mas também ouvi dizer que os projetos aprovados podem ser revertidos
  7.  # 8

Colocado por: fidalgopedroprecisamos que nos digam de outros casos e leis devido a problema com vizinho devido à altura de muros.
    os seus projectistas é que lhe devem responder a isso, existem regulamentos municipais onde vem descrito as alturas máximas dos muros. o que pode nem sempre ser igual em todos os municípios
  8.  # 9

Colocado por: fidalgopedroPenso que no projeto não é indicado nenhum muro de betão armado mas é indicado o muro entre vizinhos à cota para o aterro proposto
    nesse caso o seu vizinho é quem tem razão, deviam vir indicados nos projectos os muros de contenção

Colocado por: marco1Os muros laterais (e entre vizinhos) até sao isentos de controle previo, ( projeto para a camara) mas a obra tem que respeitar os regulamentos da camara
    são, se não forem muros de contenção.. como é o caso
  9.  # 10

Peo desculpa, se calhar não é a respsta que está à espera (ou desejava), mas acho esse muro uma aberração. E nem sei como isso foi aprovado (mas não percebo nada disto, sou leigo nessas questões).

Se fosse eu o vizinho também reclamaria...
  10.  # 11

Colocado por: jorgemlflorencioE nem sei como isso foi aprovado
    pelos vistos não terá sido.. mas a informação a esse respeito é escassa e contraditóra
  11.  # 12

Colocado por: marco1A maioria dos regulamentos camararios estipula 2 m a partir da cota natural do terreno ou da cota do vizinho
    Por aqui é 1,5m.

Estou a achar isso alto demais, 2,5m de contenção + 2m acima disso... isso para qualquer vizinho deve ser um sonho. Desde o inicio do seu projeto que deixou bem claro que pretende privacidade, mas conseguir isso afetando de tal maneira os vizinhos também me parece que falta um pouco de equilíbrio nisso.
    Relativamente às questões técnicas, pois só mesmo os seus técnicos e os técnicos do seu município poderão analisar corretamente.
  12.  # 13

num projeto tudo o que é omisso "compromete-se" que esteja de acordo com a legislação, logo neste caso o vizinho tem ai matéria de facto.
  13.  # 14

Colocado por: marco1num projeto tudo o que é omisso "compromete-se" que esteja de acordo com a legislação, logo neste caso o vizinho tem ai matéria de facto.
    eu não percebo.. a mim pedem sempre projectos de muros e vedações com indicações do tipo de muro que é . e por vezes implicam com coisinhas de nada ..

o pedro faz bem tirar esta questão a limpo pois primeiramente aquilo tudo parece excessivamente alto em relação ao vizinho e se não cumprir com os regulamentos isso pode trazer problemas.

tem de perguntar ao técnico que fez os projectos .. ou até mesmo à CM
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 15

Encontrei o regulamento informa isto acerca de muros contenção e cotas

Como dito anteriormente o eng do projeto foi ao local confirmar com a cota de cima que é a mais alta e disse que falta ainda 0.20-0.4 de muro em relação a cota soleira da casa.
    Mais informou que o muro de contenção é justificado em livro de obra

Ainda assim como nao percebo nao fico descansado.
      IMG_3193.jpeg
  15.  # 16

E a questão aqui é, a soleira da casa fica no topo desse muro em betão armado, nos temos a piscina e a churrasqueira está mesmo a frente desse muro, entao nos sem muro em bloco caimos ca para baixo?? Alem de ficar a piscina e o envidraçado da sala exposto.
    Nao vejo como isto poderia ficar certo a retirar muro ou mexer nas cotas em relação ao projeto

Pelo que entendo aqui todo o muro em bloco encontra se na cota soleira da casa, cota essa que é a cota de cima, dai necessitar de 2.5 contenção, depois 2, 1.5, etc

Este muro visto de cima do nosso lado está bastante direito e nem parece que tem a altura que tem, mas lá está do nosso lado. Depois de levar a terra em cima muito menos. Agora a perspectiva do lado do vizinho poderá ser outra sim porque a casa dele quando a fez e o quintal nao mexeu na cota diria eu nao sei
  16.  # 17

a sua casa não está pegada á extrema, portanto num caso destes teria que fazer um talude até á extrema com uma largura pelo menos com 1.5 m
    se eu fosse seu vizinho não gostaria de ter um paredão assim para o meu terreno.
    não leve a mal a critica mas projetos com tanto aterro para mim é uma aberração
    o amor á paisagem e á natureza devia obrigar os projetistas a adptarem as arquiteturas ao terreno natural o máximo que fosse possivel
    o que não faltam são bons projetos com recurso a patamares a cotas diferentes.
  17.  # 18

Colocado por: fidalgopedroAinda assim como nao percebo nao fico descansado.
    muros de contenção requerem projectos de especialidades e licenciamento. não bastando um simple apontamento no livro de obra. se não tem o seu vizinho pode fazer-lhe a vida negra.
  18.  # 19

Pelo 3D temos a noção de um aumento de cota mas nunca assim como na realidade. Não há como ter essa noção num papel ou desenho
    O 3D na pratica vale o que vale mas isso era a imagem que nos tinhamos dos muros
    O muro mais perto da casa deles e do anexo deles ja nem sequer é tao alto, nem sequer chega perto de tapar a janela do 1 andar deles
      IMG_2818.jpg
      08.jpeg
  19.  # 20

Colocado por: fidalgopedroEncontrei o regulamento informa isto acerca de muros contenção e cotas
    leia bem o ponto nº 2 e diga-nos se lhe parece que o seu muro cumpre.

pelo meu entendimento aplica-se o ponto 2 e não o ponto 1. você pode ter um máximo de 3.40m a partir da cota mais baixa (a cota do solo do seu vizinho.

0.0208 seg. NEW