Iniciar sessão ou registar-se
    • monhe
    • 29 março 2010 editado

     # 1

    Boa tarde,
    Este foi o chão que escolhemos para a minha casa.Penso que é ardosia verde,mas não é isso que está em causa.
    O que acontece é que o chão foi posto e agora aparece com muitas manchas,parece salitre.
    Foram utilizados para a proteção do chão, produtos da FILA.Levou primeiro um detergente "Deterdek" e depois levou um impermeabilizante "MP/90".
    Depois de isto tudo aplicado e seco,o resultado final foi uma lastima,tudo manchado,até parece salitre.
    Depois de passada uma esfregona c/ àgua o chão fica bonito, mas depois de seco volta ao mesmo, tudo manchado.
    Se alguem me poder ajudar a dar a volta a este chão,agradecia
    Cumprimentos
      chão.JPG
  1.  # 2

    epá... isso está com uma aspecto uma bocado mauzinho...

    quem lhe colocou isso não sabe dar uma resposta?

    tenho pena, mas não posso ajudar!!! não é a minha área
  2.  # 3

    Onde foi aplicado: interior ou exterior?
    Grau de humidade da betonilha?
  3.  # 4

    Credo que medooooo... eu adoro ardósia e por mim revestia a casa toda com ardósia. E também corro o risco de ter alguém que não saiba o que está a fazer. Eu virava doida se tivesse esse chão em minha casa :(
    • vmgl
    • 29 março 2010

     # 5

    O deterdek da Filla é um acido!!!

    Quem teve a infeliz ideia de aplicar o produto?

    Essa ardosia verde normalmente é procedente do Brasil ou da China, não é muito comum aplicar ardosia no chão....

    Creio que pode ser sais procedentes da betonilha, a ardosia pode ter sido assente com a betonilha ainda não curada e com elevada humidade e depois ainda levou com cimento cola de presa normal ou foi assente "a massa fresca".

    O problema principal será mais a humidade presente na betonilha, ou seja carbonatação ...
  4.  # 6

    Alguém um dia destes mencionou esta empresa dizendo que ao que parece eram os gurus do tratamento de pedras:

    https://forumdacasa.com/discussion/10200/proteccao-pavimento-calcario/#Comment_121301

    Pode ser que consigam fazer qualquer coisa.
  5.  # 7

    Boa tarde,
    Tenho este chão em várias divisões(cozinha,hall e um acasa de banho), tudo interior.
    Já falei com um vendedor do representante da marca,enviei-lhe um mail c/fotos, vamos ver o que me diz.
    Isto que está a acontecer não é mais que humidade,só não sei se será do piso ou se será da massa ,como já disseram.
    O que eu queria era uma solução.
    Este piso não é unico,já concerteza foram postos vàrios.
    Agradeço a vossa colaboração
  6.  # 8

    A solução passa por responsabilizar o aplicador por não aplicar o material de acordo com os requisitos, levantar tudo e voltar a aplicar o material (novo claro) ou sobre a betonilha com 2% de húmidade residual (valores máximos) ou aplicar sobre a lâmina Ditra.
  7.  # 9


    Não se importa de trocar por miudos?
  8.  # 10

    Colocado por: pc saldanhaA solução passa por responsabilizar o aplicador por não aplicar o material de acordo com os requisitos, levantar tudo e voltar a aplicar o material (novo claro) ou sobre a betonilha com 2% de húmidade residual (valores máximos) ou aplicar sobre a lâmina Ditra.

    Não se importa de trocar por miudos?
  9.  # 11

    Quem aplicou o acabamento? O momento da aplicação foi determinado por ele, ou foi numa data determinada por si?
    Quando aplicou não mediu a humidade da betonilha?
  10.  # 12

    De acordo com a Federação Europeia de Aplicadores de Cerâmica, das principais fábricas de cerâmica mundiais, dos principais produtores de adesivos (cimentos cola):
    - A cerâmica e a pedra natural não devem ser aplicados tanto em paramentos verticais como horizontais, sobre betonilhas, antes dos 28 dias do processo de cura, ou seja com humidade residual superior a 2%, devido a dois factores:
    1- Estabilidade dimensional - nos promeiros 28 dias as betonilhas perdem em volume 0,5% devido à retração;
    2- Humidade da própria betonilha - que origina como foi dito pelo vmgl carbonatação.

    Logo se o momento da aplicação foi determinado pelo aplicador este deve ser responsabilizado, se foi seu tem que assumir as consequências.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MartaD
  11.  # 13

    Colocado por: pc saldanhaDe acordo com a Federação Europeia de Aplicadores de Cerâmica, das principais fábricas de cerâmica mundiais, dos principais produtores de adesivos (cimentos cola):
    - A cerâmica e a pedra natural não devem ser aplicados tanto em paramentos verticais como horizontais, sobre betonilhas, antes dos 28 dias do processo de cura, ou seja com humidade residual superior a 2%, devido a dois factores:
    1- Estabilidade dimensional - nos promeiros 28 dias as betonilhas perdem em volume 0,5% devido à retração;
    2- Humidade da própria betonilha - que origina como foi dito pelo vmgl carbonatação.

    Logo se o momento da aplicação foi determinado pelo aplicador este deve ser responsabilizado, se foi seu tem que assumir as consequências.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:MartaD



    Vou guardar esta informação para um dia me lembrar dela quando puser ardósia em toda a casa :)
  12.  # 14

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: pc saldanhaDe acordo com a Federação Europeia de Aplicadores de Cerâmica, das principais fábricas de cerâmica mundiais, dos principais produtores de adesivos (cimentos cola):
    - A cerâmica e a pedra natural não devem ser aplicados tanto em paramentos verticais como horizontais, sobre betonilhas, antes dos 28 dias do processo de cura, ou seja com humidade residual superior a 2%, devido a dois factores:
    1- Estabilidade dimensional - nos promeiros 28 dias as betonilhas perdem em volume 0,5% devido à retração;
    2- Humidade da própria betonilha - que origina como foi dito pelo vmgl carbonatação.

    tudo bem...mas ninguém faz isso...ou fazem??...(deviam devia-se)


    Bem, se vamos por aí..."eu já sou servente há mais de 30 anos e sempre fiz assim (por isso nunca passei de servente)"
    As patologias na aplicação da cerâmica e de pedra natural foram mais que estudadas, pena é que cada vez menos se apliquem estes produtos, pois não há suportes inadequados, existem sim é métodos menos próprios.

    Num caso destes, cujo tempo de cura não possa ser respeitado, o método passa por aplicar a cerâmica sobre a lâmina de desacoplamento (para absorver as tensões da retração e da dilatação térmica linear) e de impermeabilização (para evitar o aparecimento das "manchas" como neste caso - Schluter - Ditra, fichas técnicas e vídeos.

    http://www.schluter.pt/produkt.aspx?doc=6-1-ditra.xml&pg=download

    http://www.youtube.com/watch?v=8YjlBiUDvZU

    http://www.youtube.com/watch?v=f6FyWs2WZ1k&feature=related

    Esta situação é mais válida no exterior, devido a vários factores, como a maior amplitude térmica, a acção das águas sobre as betonilha, o ciclo gelo/degelo, etc.


    Mas há outra questão muito importante a credibilização e certificação do aplicador de cerâmica, e devida responsabilização. Num caso destes o aplicador haveria de levantar tudo e voltar a aplicar.
  13.  # 15

    bom dia,
    Concordo com tudo o que foi escrito incluido até a lei que grande parte das pessoas não sabiam.
    Mas volto ao busilis da questão,este chão por mim escolhido,foi posto com o andamento da obra,não sabendo eu que o resultado seria este.
    Volto a insistir,o chão que eu quis será que é ùnico?Provávelmente não foi posto como deveria ser(betonilha,humidades,etc),até ai estou de acordo.
    Agora gostava de o poder rectificar.Já li em alguns sites, mais para a ardosia preta, que poderia levar até òleo queimado, por ex.
    A minha ideia para este chão era que ficasse com a côr natural mas tambèm com aspecto de molhado mate.
    O salitre que emana pode ser tirado com algum produto?
    Irá ele ficar sempre assim a resumir o salitre?
    Que volta posso eu dar a isto?
    Agradecia sugestões
    • vmgl
    • 31 março 2010

     # 16

    Colocado por: monhebom dia,
    Concordo com tudo o que foi escrito incluido até a lei que grande parte das pessoas não sabiam.
    Mas volto ao busilis da questão,este chão por mim escolhido,foi posto com o andamento da obra,não sabendo eu que o resultado seria este.
    Volto a insistir,o chão que eu quis será que é ùnico?Provávelmente não foi posto como deveria ser(betonilha,humidades,etc),até ai estou de acordo.
    Agora gostava de o poder rectificar.Já li em alguns sites, mais para a ardosia preta, que poderia levar até òleo queimado, por ex.
    A minha ideia para este chão era que ficasse com a côr natural mas tambèm com aspecto de molhado mate.
    O salitre que emana pode ser tirado com algum produto?
    Irá ele ficar sempre assim a resumir o salitre?
    Que volta posso eu dar a isto?
    Agradecia sugestões



    Enquanto existir humidade na betonilha, aplique o que aplicar nada lhe resolverá o problema pois a humidade irá aparecer com mais intensidade ainda pelas juntas, no seu caso o problema pode vir já da laje (sendo o seu problemas sempre nos pisos térreos), e posteriormente da betonilha porque absorve a humidade da laje, basta o nível friactico do terreno ser elevado.
    Deveria ter existido uma barreira ao vapor sobre a betonilha antes do assentamento da ardósia ou entre a laje e a betonilha algo que desliga-se a betonilha da laje de forma a esta não receber a humidade da laje.

    Entendeu a raiz do seu problema?
  14.  # 17

    Colocado por: vmgl
    Colocado por: monhebom dia,
    Concordo com tudo o que foi escrito incluido até a lei que grande parte das pessoas não sabiam.
    Mas volto ao busilis da questão,este chão por mim escolhido,foi posto com o andamento da obra,não sabendo eu que o resultado seria este.
    Volto a insistir,o chão que eu quis será que é ùnico?Provávelmente não foi posto como deveria ser(betonilha,humidades,etc),até ai estou de acordo.
    Agora gostava de o poder rectificar.Já li em alguns sites, mais para a ardosia preta, que poderia levar até òleo queimado, por ex.
    A minha ideia para este chão era que ficasse com a côr natural mas tambèm com aspecto de molhado mate.
    O salitre que emana pode ser tirado com algum produto?
    Irá ele ficar sempre assim a resumir o salitre?
    Que volta posso eu dar a isto?
    Agradecia sugestões



    Enquanto existir humidade na betonilha, aplique o que aplicar nada lhe resolverá o problema pois a humidade irá aparecer com mais intensidade ainda pelas juntas, no seu caso o problema pode vir já da laje (sendo o seu problemas sempre nos pisos térreos), e posteriormente da betonilha porque absorve a humidade da laje, basta o nível friactico do terreno ser elevado.
    Deveria ter existido uma barreira ao vapor sobre a betonilha antes do assentamento da ardósia ou entre a laje e a betonilha algo que desliga-se a betonilha da laje de forma a esta não receber a humidade da laje.

    Entendeu a raiz do seu problema?


    Eu penso que a barreira ao vapor funciona melhor sobre a betonilha, como deste género:

    http://www.youtube.com/watch?v=twKLHoWxCYE
  15.  # 18

    Mandei fazer uma base de duche em ardósia negra.
    Já está colocada no chão da casa de banho e, devo dizer, adoro-a.
    Está preta, preta, preta mas ainda não foi utilizada, não sei como reagirá aos champôs, gel duches e afins.
    Podem vê-la em www.domingospaixao.com
 
0.0217 seg. NEW